Quatro dias após o lançamento de The Day Before, seu estúdio anuncia seu fechamento
The Day Before foi um game chamou muito a atenção desde seu anúncio, graças a seu visual ultrarrealista e sua ambientação, sendo um MMO num mundo pós-apocalipse zumbi. O game chamou tanto a atenção que tornou-se o game mais adicionado em listas de desejos na Steam da história. E agora, quatro dias após seu lançamento, a Fntastic, estúdio que criou o game, anunciou que está fechando as portas.
Mas como o mais mais desejado da história da Steam resultou no fechamento praticamente imediato de seu estúdio? Bem, essa é uma longa história. O game foi anunciado em 2021, sendo prometido para ser lançado no ano seguinte, mas sofreu adiamentos, que, segundo a Fntastic ocorreram ao migrar o projeto da Unreal Engine 4 para a nova e poderosa Unreal Engine 5.
O problema começou com Abandoned, aquele game anunciado para Playstation 5, que também tinha um visual ultrarrealista, mas que seu desenvolvedor tentou vender a ideia de que se tratava de um game de terror feito por Hideo Kojima. No fim, Abandoned não era um game do Kojima, e muito menos era um game, tratava-se de uma verdadeira farsa que, após ser exposta, fez seu desenvolvedor fugir com o rabo entre as pernas.
Como The Day Before seguia o mesmo caminho: Um game com visual incrível até demais, feito por uma equipe de desenvolvedores pequena, o público passou a duvidar que o game era real, o que passou a gerar muitas polêmicas em torno de seu desenvolvimento, com a Fntastic soltando novos trailers para provar que The Day Before era real.
E não apenas isso, mas denúncias de desenvolvedores sendo mal pagos, roubo de assets e até mesmo plágio de trailers de outros games, com cenas sendo recriadas de formas muito similares, mas com assets diferentes, fizeram com que o público passasse a desconfiar mais e mais do game.
Pois bem, The Day Before era sim real, e o game foi lançado no dia 7 de dezembro. Porém, e honestamente, como era de se esperar, o game está muitíssimo aquém do prometido, com gráficos muito simplórios e muitos bugs. Abaixo você pode conferir dois vídeos, um mostrando a diferença entre um dos trailers do game e o produto final, e outro mostrando um dos constantes bugs que os jogadores tem encontrado:
E ontem, quatro dias após o lançamento de The Day Before, o estúdio anunciou por meio de suas redes sociais que irá fechar. A razão, segundo a Fntastic, é que pelo fato do game ser se saído terrível financeiramente, os números de vendas bem baixos, o estúdio não dispõe de fundos para continuar a funcionar, pois todo o dinheiro que eles possuíam foram usados para pagar sua dívidas com seus parceiros (provavelmente salários de funcionários, etc).
Official statement. #fntastic #thedaybefore #propnight pic.twitter.com/AKcRHeIaIW
— Fntastic (@FntasticHQ) December 11, 2023
A Fntastic lamentou o fato de que não poderá lançar novos patches para o game ou mostrar todo o seu potencial, mas revelou que os seus servidores continuarão ativos.
Além disso, o estúdio clarificou que jamais recebeu dinheiro do público para a produção do game, seja com pré-vendas ou campanhas de crowdfunding. No entanto, algo que muitas pessoas estão acusando o estúdio é de pegar o dinheiro de sua produção, colocar no bolso e fugir. Além de muitas outras acusações, dado o estado bem precário em que The Day Before foi lançado.
Com isso, The Day Before, após completar quatro dias de seu lançamento, já está “morto”, e seu estúdio está se preparando para encerrar suas atividades.
(Via: Rock Paper Shotgun)