Melhores do Ano Arkade 2023: Resident Evil 4 Remake

25 de dezembro de 2023
Melhores do Ano Arkade 2023: Resident Evil 4 Remake

O remake de Resident Evil 4 foi um game que já era esperado de virar realidade desde que Resident Evil 2 recebeu seu próprio Remake. E este game, que foi o grande divisor de águas da série, lá no ano de 2005, precisava de um tratamento muito especial para seu relançamento. E esse tratamento veio!

Resident Evil 4 foi o primeiro game da série a utilizar o sistema de câmera de ombro e abandonar de vez as câmeras fixas. Com isso, o game pendeu muito para o lado da ação, com seus inimigos dropando munição e tesouros, que podiam ser usados para comprar itens e novas armas. Porém, o elemento de terror não foi abandonado, apesar de ter sido diluído. E, não posso prosseguir sem mencionar que Resident Evil 4 é o game mais popular de toda a franquia, com ports para quase toda plataforma existente.

Melhores do Ano Arkade 2023: Resident Evil 4 Remake

Com isso, Resident Evil 4 Remake tinha uma grande tarefa a cumprir, que era atender ao hype que automaticamente foi gerado sobre ele, além de precisar fazer melhor que o remake de Resident Evil 3, que foi muito aquém do esperado. No entanto, Resident Evil 4 recebeu simplesmente o melhor tratamento em um remake de toda a franquia nessa nova leva de relançamentos (deixemos o remake do primeiro Resident Evil fora da comparação, pois esse foi uma verdadeira obra de arte).

O game possui tudo o que havia no original em termos de gameplay: Os mesmos mapas, os mesmos inimigos e as mesmas armas, mas tudo recriado de forma a dar uma “vida nova”. O vilarejo, por exemplo, na parte em que enfrentamos hordas de Gandados e conhecemos o terrível Dr. Salvador com sua motosserra, é idêntico ao game original. Já o mapa geral do game foi recriado, adicionando caminhos novos e muitas coisas novas, como por exemplo podermos explorar livremente o lago em que enfrentamos o terrível Del Lago.

Melhores do Ano Arkade 2023: Resident Evil 4 Remake

As salas mais icônicas do game continuaram com o mesmo visual, mas tudo foi recriado para ficar ainda maior e melhor. As batalhas contra chefões também foram revistas, adicionando muito mais mobilidade e espaço para improvisação. Exemplos disso estão as batalhas contra Ramón Salazar, cuja “escala” da batalha foi reduzida, adicionando dificuldade na imprevisibilidade do vilão. Já a batalha contra Krauser manteve-se a mesma, mas com um desafio muitíssimo maior.

E, a melhor coisa desse remake, é que o terror não foi sacrificado. Pelo contrário, ele foi melhorado! Os Ganados estão muito mais terríveis, os chefões estão excelentes. E, é claro, as criaturas mais assustadora de todas, os Regeneradores, estão muito mais terríveis do que antes!

Resident Evil 4 Remake tem obrigação de estar em nossa lista de Melhores do Ano de 2023, pois todo o seu conjunto não só respeita o game original, como o melhora em tudo!

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais