Melhores do Ano Arkade 2023 — Horizon Forbidden West: Burning Shores
Nem só de grandes jogos viveu o ano de 2023, como também de grandes DLCs. Horizon Forbbiden West foi um dos excelentes lançamentos do ano passado e este ano recebeu o pacote de expansão exclusivo para PS5. Horizon Forbidden West: Burning Shores foi injustamente polêmico em 2023, por ter sofrido com ataques online devido a algumas escolhas da trama que colocam Aloy em um relacionamento homossexual.
Na realidade o DLC traz uma nova região a ser explorada, baseada nas ruínas do que outrora foi a cidade de Hollywood. Além disso, também temos novas criaturas, novas armas e uma nova montaria voadora que consegue mergulhar e nadar submersa. Essa, inclusive, é uma das melhores experiências do DLC, evoluindo ainda mais os modos de exploração de mapa que tivemos no jogo base.
Quanto a trama, ela tem início logo depois dos eventos do final do jogo base, necessitando assim que o jogador tenha concluído a história de Forbbiden West para jogá-la, ao contrário do que foi Frozen Wilds no primeiro game. Nesse momento da história, Aloy acaba descobrindo por Sylens que existe um membro remanescente dos Zenith e que ele possui planos misteriosos que podem mais uma vez ameçar o futuro do planeta.
Assim, Aloy precisa rumar para o Litoral Ardente, mas acaba tendo que fazer um pouso forçado no qual encontra Seyka, uma soldado da tribo dos Quen. Seyka é um acréscimo muito interessante para a história, visto que ela representa tudo que Aloy já fora em seu passado, fazendo a interação das duas servir de crescimento para ambas em vários aspectos. Tudo isso enquanto a história principal do DLC se desenrola durante cerca de 30 horas de jogatina.
Por fim, Horizon Forbidden West: Burning Shores representa uma expansão em todos os sentido do que fora a experiência base do jogo lançado em 2022. Mesmo que o básico do gameplay seja o mesmo, o nível de dificuldade foi aumentado em vários momentos de ação, bem como as novas criaturas trazem ainda mais variedade para uma fauna mecânica que já era estupenda. Por fim, temos ainda a que talvez seja a maior e melhor luta de boss da franquia até então aqui.
Por todos os acertos e competências que o pessoal da Guerrilla Games teve com Horizon Forbidden West: Burning Shores, ele merece estar no hall dos melhores lançamentos de 2023. Seja pela experiência melhorada do que já era bom no jogo base, seja pelo enredo que, mesmo não sendo tão ousado, traz um desenvolvimento de personagens muito gratificante para a franquia, nos deixando ainda mais ansiosos pelos próximos capítulos da saga de Aloy.
Relembre nossa análise completa de Horizon Forbidden West: Burning Shores.