Melhores do Ano Arkade 2023: Blasphemous II

28 de dezembro de 2023
Melhores do Ano Arkade 2023: Blasphemous II

O primeiro Blasphemous chegou atraindo muita atenção por seu visual em pixel art, sua forte temática religiosa e, é claro, por toda a brutalidade de seu gameplay, misturando elementos de Souls-like com Metroidvania. E em 2023 tivemos o lançamento de Blasphemous II, que expandiu tudo construído no primeiro game!

Primeiramente, essa sequência resolveu seguir por um caminho mais direcionado, focando em ser um Metroidvania de fato, deixando seus elementos Souls-like como acréscimos. Com isso, agora temos três armas para utilizar, cada um com suas características e usabilidades diferentes. Além do acesso a itens que ajudam na exploração dos mapas.

Melhores do Ano Arkade 2023: Blasphemous II

A temática religiosa continua sendo a característica principal do game, que é uma sequência direta do final secreto do primeiro Blasphemous, que ***SPOILERS ADIANTE*** termina com o surgimento de uma cidade no céu guardando um gigantesco coração pulsante no meio das nuvens, que traz a profecia do nascimento de uma criança sagrada, com o Penitente, o protagonista do game, despertando dos mortos e sendo incumbido da tarefa de impedir esse nascimento. *** FIM DOS SPOILERS***

Blasphemous II tornou-se um game bem mais extenso, com mapas enormes, muitas áreas diferentes e construído com base em uma das principais características dos Metroidvanias: Se o caminho está bloqueado para você, volte depois de conseguir poderes novos. As três armas disponíveis no game cumprem não só o papel de oferecer meios para matar inimigos, como para atravessar obstáculos intransponíveis. E tudo isso sem que haja um caminho pré-definido para o jogador ter que seguir.

Melhores do Ano Arkade 2023: Blasphemous II

Ao iniciar o game, você escolhe sua arma inicial, o que define, pelo menos nos momentos iniciais, quais caminhos você consegue seguir. Assim, o game te oferece muita liberdade para explorar os cenários, e muitas recompensas por fazer isso. Além disso, há várias missões secundárias que expandem a história e premiam o Penitente com itens valiosos que ajudam muito na aventura.

Metroidvanias nunca saíram de moda, e quanto mais deles sendo lançados, melhor. E Blasphemous II aprofundou-se ainda mais no gênero, trazendo muita diversão e desafio, além de expandir sua história para novos horizontes de fé e pecado. E com isso, garantiu sua vaga entre nossos Melhores do Ano de 2023!

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais