Facebook e Instagram restringem pesquisa de “Mega Drive” com aviso de abuso infantil
Hoje, se você tentar localizar informações sobre o “Mega Drive” no Facebook ou Instagram, parece que a empresa-mãe Meta começou a restringir o termo devido a preocupações relacionadas à exploração infantil. Ao pesquisar pelo termo que fala do clássico console da SEGA, temos esta mensagem:
A mensagem, que também aparece no Facebook, é a mesma a qual aparece em qualquer outra pesquisa com termos que remetem ao abuso sexual infantil. Nas redes da Meta, se alguém pesquisa por termos que se referem à tal prática, esta mensagem aparece, alertando sobre as consequências de visualizar tais imagens, direcionando o usuário para os recursos de ajuda, que também pode servir para fazer denúncias de algo específico.
Ainda não se sabe o motivo que o termo “Mega Drive” foi incluído nestas restrições, mas a resposta mais provável é que a palavra “Mega” que esteja sendo, de fato, restrita. Nas redes da Meta, atualmente, a pesquisa apenas por “Mega” não entrega nenhum resultado. Isso pode ser fruto de uma investida da rede contra o uso do site de upload Mega, que é bastante usado para compartilhar arquivos, o que inclui arquivos de criminosos com imagens e vídeos envolvendo exploração e abuso sexual de menores.
Imaginamos que, cedo ou tarde, a rede refine esta restrição, liberando a pesquisa e conteúdos envolvendo o console Mega Drive. Mas, por enquanto, é melhor evitar postar qualquer coisa do console, para evitar maiores problemas ao ser confundido pelo algoritmo da Meta como um conteúdo ofensivo.
Lembrando que, para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil, é necessário procurar o Conselho Tutelar mais próximo, delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para o Disque 100.