Wizards of the Coast não vai mais publicar Dungeons and Dragons e Magic the Gathering em português

26 de fevereiro de 2024
Wizards of the Coast não vai mais publicar Dungeons and Dragons e Magic the Gathering em português

Neste fim de semana os jogadores brasileiros de Dungeons & Dragons e Magic the Gathering foram recebidos com uma péssima notícia: A Wizards of the Coast, dona de D&D e MTG, anunciou que vai encerrar suas publicações em português.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais da empresa, que comentou que tomou a “difícil decisão” de encerrar suas publicações em português por conta de aumento de custos e “baixas vendas” de seus produtos neste idioma.

Como a Wizards não quer traduzir para nosso idioma, aí vai a tradução:

“Dungeons & Dragons é um jogo global que nós nos esforçamos para tornar o mais acessível possível para nossa grande e variada audiência. Porém, nós também tivemos que confrontar custos crescentes e mudanças na demanda global, mesmo com D&D continuando a crescer.

As vendas de produtos em português não acompanharam os custos crescentes de maneira geral, o que significa que nós estamos tomando a difícil decisão de interromper produções em português ainda este ano, após o lançamento desses próximos três livros já planejados:

* Fizban’s Treasury of Dragons
* Journeys Through the Radiant Citadel
* Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen

Nós continuaremos a lançar produtos de D&D em inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. Apesar de nem todos os nossos produtos ficarem disponíveis em todas as linguagens, ou em todas ao mesmo tempo, nossa intenção é focar nesses seis linguagens.

Esse comunicado foi feito neste sábado, dia 23 de fevereiro, um dia após o anúncio de que a Wizards of the Coast não iria mais produzir cartas de Magic the Gathering em português. O anúncio da remoção de nosso idioma de MTG segue a mesma lógica “baixas vendas e altos custos”, mas com a promessa de que o game MTG Arena não será afetado, ainda recebendo conteúdos em português. A Wizards of the Coast ainda declarou que em seus relatórios constatou que nos países que tem o português como idioma principal a busca por cartas em inglês é maior. Assim, ela ainda venderá suas cartas ao redor do mundo, mas não mais em português.

As notícias, obviamente, não foram nem um pouco bem recebidas pela comunidade de MTG, bem como a de D&D, que reagiram de forma bem intensa nas redes sociais da Wizards of the Coast.

Vale lembrar que tanto Dungeons & Dragon quanto Magic the Gathering eram publicados no Brasil por empresas brasileiras, que faziam sua localização e impressão, sendo a principal publicadora a Galápagos Jogos. Porém, em 2022 a Wizards anunciou que encerraria seu contrato com a Galápagos e que controlaria sua distribuição no Brasil de forma direta. E nem dois anos após isso, surge com a notícia de que abandonará nosso idioma. Não parece nem um pouco legal né? Ou mesmo, não parece certo.

Magic the Gathering continuará sendo vendido por aqui, aparentemente, mas com suas cartas apenas em inglês. Já quanto aos livros de Dungeons & Dragons, ainda não se sabe se continuarão a ser lançados aqui pelos próximos anos, ou se o público brasileiro ainda poderá comprar esses livros em lojas locais, mesmo não sendo em português.

Historicamente, a Wizards of the Coast tem um relacionamento bem… péssimo… com o público, mesmo sendo a dona de duas das marcas mais queridas pelo público. Há pouco mais de 1 ano, houve o verdadeiro fiasco da tentativa de mudar a OGL 1.0a – A licença que qualquer pessoa crie seus próprios games baseados em Dungeons and Dragons, tendo total propriedade sobre suas criações.

A Wizards queria mudar as regras da licença, o que a tornaria dona de absolutamente TUDO o que foi criado baseado na OGL 1.0a, bem como imporia cobranças absurdas em grandes criadores de conteúdos e plataformas digitais e ferramentas de tabuleiros digitais.

A revolta foi tão grande que a Wizards desistiu da ideia de vez e nunca mais tocou no assunto. E agora, surge essa nova notícia. E detalhe importante, o português é a oitava língua mais falada no mundo, com nove países ao redor do mundo que tem o português como língua oficial.

(Via: Wizards of the Coast)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais