Livro “Sabaton – Histórias de Guerra” é uma boa porta de entrada para conhecer mais a história militar
O Sabaton tem como sua espinha dorsal a história militar. Com o hábito de cantar fatos históricos de várias épocas, indo de Sun Tzu e sua A Arte da Guerra (que rendeu um disco só sobre o livro) até os conflitos no Iraque, quando os EUA estavam na conhecida “Guerra ao Terror” em 2003, a banda já contou várias histórias, trouxe a luz várias pessoas envolvidas com estes conflitos e ainda gerou em muito fã de metal a vontade de estudar e conhecer mais estes conflitos.
Só sobre a Segunda Guerra, a banda cantou sobre o ponto de vista de alemães que desobedeceram Hitler para evacuar civis em uma Berlim em queda, sobre as Bruxas da Noite, famoso esquadrão soviético formado por mulheres que infernizavam nazistas na URSS, ou sobre a tocante história do piloto alemão que se recusou a abater um avião inimigo dos EUA, escoltando-o até a segurança. Até nossos pracinhas foram lembrados, com a música Smoking Snakes, que fazem referência ao famoso termo “A Cobra vai fumar”, que remete à participação brasileira no conflito.
E, para organizar tudo isso, o jornalista Gustavo Maiato resolveu desenvolver um livro, onde conta parte destas histórias. O livro não tem a pretensão, como o próprio autor deixou bem claro, de trazer uma profundidade histórica em suas páginas. Mas traz informações essenciais para entender melhor o que se passou nas histórias cantadas pela banda sueca.
O livro, por exemplo, não cita de forma tão profunda a situação dos nossos pracinhas, já que a famosa história dos “três brasileiros que abriram fogo para proteger os seus e foram enterrados por seus inimigos alemães por bravura”, tem um pouco de verdade, um pouco de mito e um pouco de informações desencontradas. Mas isso não é um problema, e sim uma benção. Pois faz o leitor, interessado por mais, a pesquisar os eventos históricos com uma carga maior de conteúdo. A própria banda tem um canal no Youtube dedicado a discutir estes eventos.
A leitura, agradável e direta, consegue condensar milênios de histórias, passando pela antiguidade, Idade Média, história da Suécia, história moderna e as duas grandes guerras do século XX, em informações práticas, sendo um convite para o leitor querer saber mais. Obviamente, a história da própria banda foi incluída, para os fãs entenderem mais não só sobre sua formação, mas sobre o caminho que escolheram ao cantar sobre conflitos históricos.
Trata-se de um livro muito interessante, para quem quer saber mais sobre a história militar, mas que precisa de um pontapé inicial para começar a se aprofundar. O livro Sabaton – Histórias de Guerra é a parte rasa de uma enorme praia que é a história militar, porém não é raso em sua construção. Na verdade, como disse, é um convite para que o leitor se deixe levar mais por este mar, partindo do livro para conhecer mais tantos conflitos que a humanidade presenciou.
Ele tem informações suficientes para quem sequer pensou que existiu uma estrela de cinema que antes efetuou “milagres” de guerra, quem jamais imaginou que noruegueses comuns sabotaram o que poderia ser a bomba atômica nazista, ou que poloneses e tchecos, exilados, participaram da decisiva Batalha da Inglaterra, pilotando lado a lado com os ingleses para proteger a ilha dos alemães.
O livro Sabaton – Histórias de Guerra é publicado pela Editora Estética Torta, tem 304 páginas e ricas informações sobre os conflitos históricos cantados pelo Sabaton. Você pode encontrar este livro na Amazon, com entrega Prime garantida para os assinantes.