A SEGA fez uma demo secreta de Dragon Quest, para o Saturn

11 de março de 2024
A SEGA fez uma demo secreta de Dragon Quest, para o Saturn

Existe uma ideia geral que sugere que os RPGs desempenharam um papel crucial no sucesso da Sony com o primeiro PlayStation, especialmente no mercado japonês. Um dos fatos abordados por essa linha de raciocínio consideram a presença de títulos como Final Fantasy e Dragon Quest, que geraram grande interesse entre os jogadores japoneses. Lançamentos notáveis como o Final Fantasy VII alcançaram renome global, ajudando e muito a Sony em sua primeira empreitada com consoles.

Mas ao que foi revelado recentemente, parece que a SEGA, cujo Saturn competia diretamente com o PS1, que nasceu como uma espécie de “arcade em casa”, tentou equilibrar as coisas ao criar uma demonstração do Dragon Quest da Enix para o seu console de 32 bits.

Essa informação foi mencionada por Yuji Naka há algum tempo, e recentemente foi confirmada por Yumiko Miyabe, ex-funcionária da SEGA que atuou como diretora de arte na série Space Channel 5 e teve participação em títulos como NiGHTS, Clockwork Knight e Panzer Dragoon Saga.

Segundo as declarações de Miyabe, na época, esse projeto era considerado um segredo máximo dentro da empresa, mas, ao pesquisar no Google, ela percebeu que já havia se tornado um tópico de discussão público. Uma equipe de várias pessoas trabalhou nessa demonstração do Dragon Quest para a versão do Sega Saturn, e Miyabe também participou do projeto.

“Na época, dizia-se que era um segredo ultrassecreto dentro da empresa, mas quando pesquisei no Google já era um tópico de discussão, então pensei em escrever sobre isso hoje. Uma equipe de várias pessoas fez uma demonstração de Dragon Quest para a versão Sega Saturn, e eu também trabalhei nele”.

Parece que a intenção da demonstração era mostrar à Enix a capacidade do console Saturn de hospedar um RPG épico como o Dragon Quest. No entanto, parece que a aposta não teve o retorno esperado. A Enix, no entanto, ofereceu suporte ao Saturn com quatro títulos durante sua vida útil: Nanatsu Kaze no Shima Monogatari (1997), Ninpen Manmaru (1997), Riven: The Sequel to Myst (1998) e Nihon Daihyou Team no Kantoku ni Narou! Sekaihatsu, Soccer RPG (1998).

Hoje sabemos que o Saturn teve mais problemas do que apenas a sua biblioteca de jogos, e o console foi bem servido sim de RPGs. Destacam-se títulos como Shining Force III, uma épica jornada de estratégia; Panzer Dragoon Saga, um RPG envolvente com elementos de tiro; e Magic Knight Rayearth, baseado no mangá das Guerreiras Mágicas de Rayearth, que teve seu anime exibido aqui no Brasil, no SBT.

Apesar de não ter conquistado a mesma popularidade que alguns concorrentes, o Sega Saturn ofereceu experiências de RPG diversificadas, enriquecendo a biblioteca do console, incluindo Grandia, que saiu primeiro para o sistema da SEGA no Japão, sendo portado para o PS1 posteriormente.

Infelizmente, na semana passada, o renomado artista da série Dragon Quest, Akira Toriyama, faleceu.

Você também pode curtir os clássicos com este RG35XX, que está com preço especial e agora conta com uma versão mais potente, a Plus.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais