Fórmula 1 – Verstappen abandona e Ferrari aproveita para fazer dobradinha na Austrália
O fim de semana de Carlos Sainz teve um desfecho muito melhor do que os últimos acontecimentos em sua vida. Poucos dias após uma cirurgia de emergência para remover seu apêndice, o que o deixou de fora do grid na Arábia Saudita, Sainz chegou a Melbourne buscando se recompor.
Mas o espanhol decolou no sábado e brilhou neste domingo (24). O piloto da Ferrari disse não para o domínio da Red Bull (apesar do abandono de Max) e conquistou a vitória no GP da Austrália deste ano.
Este resultado marca a terceira vitória de Sainz na categoria, seguindo suas conquistas na Inglaterra em 2022 e em Singapura em 2023. Mesmo não estando fisicamente a 100%, ele soube controlar a corrida de maneira magistral, mostrando vantagem sobre seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, ao superá-lo na classificação. Mostrando superação, Sainz aproveitou a sorte do abandono de Max Verstappen e oi para a ponta no Albert Park.
Já na segunda volta, Verstappen mostrou sinais de problemas ao sair da pista no trecho intermediário. Sainz percebeu a oportunidade e atacou pela parte externa na curva nove para assumir a liderança. Verstappen, então, relatou problemas nos freios e dificuldades com o carro. Pouco depois, sua traseira começou a pegar fogo. O raro abandono enfim aconteceu. O dia do tricampeão terminou prematuramente após apenas quatro voltas.
Leclerc também fez uma corrida consistente e garantiu uma segunda posição relativamente tranquila. Esta foi a primeira dobradinha da Ferrari desde o GP do Bahrein de 2022, que mesmo em meio a domínios de Mercedes e Red Bull, sempre beliscam uma vitória ou duas. Leclerc terminou próximo a Sainz e, sem dúvida, com a sensação de que poderia ter vencido.
Lando Norris ficou em terceiro lugar para a McLaren, acumulando seu 14º pódio na Fórmula 1 e continuado os bons capítulos que a equipe anda escrevendo. Este é um marco curioso para o piloto, já que supera Nick Heidfeld e o torna o piloto com mais pódios sem uma vitória em toda a história da Fórmula 1.
Diante de sua torcida local, Oscar Piastri ficou com a quarta posição. Sergio Pérez foi apenas o quinto, após enfrentar dificuldades com o carro durante toda a corrida. Fernando Alonso, Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen completaram a zona de pontuação.
A corrida também testemunhou dois outros abandonos: Lewis Hamilton e George Russell, em um fim de semana desastroso da Mercedes. Hamilton enfrentou problemas no motor logo no início da corrida, enquanto Russell teve um acidente violento na última volta enquanto perseguia Alonso. O impacto foi forte o suficiente para encerrar a corrida sob bandeira amarela.
A Fórmula 1 retorna para a temporada de 2024 em duas semanas, com o GP do Japão em Suzuka, marcado entre os dias 5 e 7 de abril.