Agência dos Correios de SP e PR estão recebendo doações para o povo gaúcho afetado pelas enchentes
A partir desta segunda-feira, 6, as agências dos Correios nos estados de São Paulo e Paraná, juntamente com algumas unidades do Rio Grande do Sul, estarão recebendo doações para ajudar as vítimas das enchentes na região. Além de receber os donativos, a empresa se compromete a transportar gratuitamente as contribuições, sem nenhum custo para os doadores.
Os itens mais necessários no momento são alimentos básicos, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza e roupas, conforme informado pela Defesa Civil. Os Correios também farão doações de roupas e utensílios domésticos para aqueles afetados pelas chuvas.
Essas doações consistem em itens que não foram procurados pelos destinatários ou remetentes após todas as tentativas de entrega e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, em Santa Maria, os Correios estão disponibilizando caminhões e funcionários para auxiliar a Defesa Civil conforme necessário. No Rio Grande do Sul, as doações podem ser entregues nas agências centrais de diversos municípios, sendo estes: São Borja, Santo Ângelo, Santa Rosa, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Parobé, Taquara, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Bagé, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Anta Gorda, Arvorezinha, Butia, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Estrela, Fontoura Xavier, Guaporé, Ilópolis, Mato Leitão, Nova Brescia, Pântano Grande, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Teutônia, Taquari, Venâncio Aires e Vera Cruz.
Também é possível fazer suas doações para diversas ONGs e grupos que estão atuando no apoio às vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Apenas recomendamos que você preste muita atenção para onde irá doar este dinheiro, preferindo acessar os canais oficiais destas organizações para que tenha a certeza de que a doação terá o destino correto.
Segundo a Agência Brasil, quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada. O boletim mais recente da Defesa Civil – divulgado às 18h deste domingo (5) – indica que há 78 mortes confirmadas e pelo menos mais quatro em investigação. O número de feridos é de 175 e há 105 desaparecidos.
Por causa do mau tempo, 134.331 pessoas tiveram de abandonar as casas em que vivem, sendo que 115.844 estão desalojadas e outras 18.487 vivem em abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 341 foram afetados por alguma ocorrência relacionada às chuvas.