Silvio Luiz, lendário narrador que também narrou o PES, faleceu aos 89 anos
Silvio Luiz, o lendário narrador de televisão dono de bordões únicos, e também o locutor de diversas edições do Pro Evolution Soccer (PES), faleceu aos 89 anos. O comunicador estava em coma induzido há cerca de uma semana, devido a problemas renais, e acabou falecendo nesta quinta (16). Devido à sua condição, não poderia fazer hemodiálise.
Silvio Luiz foi responsável pela narração do PES durante seis anos, desde o PES 2011, sendo sucedido por Milton Leite a partir do PES 2017. Isso fez parte de uma tendência da época, na qual os jogos estavam recebendo mais suporte ao nosso idioma, e assim permitiam o carisma do narrador nos jogos da série.
Em uma entrevista à UOL Esporte, na época, ele criticou a Konami por desalinhamentos entre suas narrações e o que acontecia no jogo, o que, segundo Silvio, rendia reclamações dos jogadores contra ele próprio.
Silvio estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio; segundo o boletim médico, ele estava intubado e sob cuidados intensivos, conforme explicou o G1. Em 7 de abril, o narrador já havia passado mal enquanto fazia uma transmissão do Campeonato Paulista na TV Record, e precisou ser internado até o dia 30.
Profissional do jornalismo esportivo desde os anos 50, e também com algumas incursões como ator em novelas, Silvio ficou imortalizado por sua voz marcante e frases brilhantes. Ele é o responsável por expressões como “Olho no lance!”, “Foi Foi Foi Foi Ele” e “Pelas barbas do profeta”, que são lembradas, até hoje, por qualquer fã de futebol.
O último jogo que teve a voz de Silvio Luiz foi a final do Campeonato Paulista, entre Palmeiras x Santos, na Record. Foi neste jogo que ele passou mal no segundo tempo e precisou ser levado para o atendimento médico. Silvio fazia as transmissões nos canais digitais da emissora, junto com os humoristas Bola e Carioca, em uma proposta de fazer uma transmissão mais brincalhona e divertida.