Indy 500 é decidida em uma emocionante última volta, e Newgarden é bicampeão da corrida

27 de maio de 2024
Indy 500 é decidida em uma emocionante última volta, e Newgarden é bicampeão da corrida

Se antes ele sofria muito em Indianápolis, Josef Newgarden agora é bicampeão da Indy 500, a corrida de maior prestígio do calendário da Indy e uma das mais importantes do mundo. A batalha pelas posições de liderança foi intensa, com Newgarden ultrapassando Pato O’Ward na reta oposta na última volta para conquistar sua segunda vitória consecutiva na pista de Indianápolis.

Ele é apenas o sexto piloto a vencer a corrida duas vezes seguidas, sendo Hélio Castroneves o último a ter conquistado tal triunfo, quando venceu consecutivamente em 2001 e 2002.

O’Ward terminou em segundo lugar, enquanto Scott Dixon, da Chip Ganassi, completou o pódio na terceira posição. Alexander Rossi, da McLaren, ficou em quarto, seguido por Álex Palou, da Ganassi, em quinto. Scott McLaughlin, que largou na pole position, terminou em sexto, logo à frente de Kyle Kirkwood, da Andretti, em sétimo. Santino Ferrucci, da AJ Foyt, foi o oitavo, Rinus VeeKay, da Carpenter, o nono, e Conor Daly, da Dale Coyne, fechou a lista dos dez primeiros.

Helio Castroneves, que tentou ser o maior vencedor de todos os tempos da corrida, até sonhou com uma vitória, ao escalar o pelotão e, com paciência e experiência, sair de 20ª para nono lugar na segunda metade da prova. Mas um pit stop tenebroso acabou com todas as esperanças, e ele terminou na mesma 20ª posição em que largou com a Meyer Shank. Já Pietro Fittipaldi não conseguiu completar sequer uma volta devido a um acidente causado por Tom Blomqvist, que também levou consigo Marcus Ericsson.

A corrida foi marcada por oito bandeiras amarelas e 86 trocas de liderança, envolvendo 16 pilotos diferentes. A chuva atrasou o início da corrida em quase quatro horas, mas a competição teve início às 17h44 pelo horário de Brasília. Na Indy, em especial em ovais, não há corridas com chuva, o que faz a organização ter que esperar a chuva e oferecer condições, ou adiar a prova, em casos mais severos, o que não foi necessário por aqui.

Isso fez com que os pilotos agissem de forma mais agressiva logo nas primeiras voltas, pois a corrida tinha prazo para terminar, uma vez que era obrigatório que a corrida terminasse, com as 200 voltas ou não, até às 21 horas, no horário local. Um outro fato curioso envolveu o piloto da NASCAR Kyle Larson. Ele correu a Indy 500 e foi imediatamente de helicóptero para Charlotte, para competir na NASCAR. Entretanto ele sequer chegou a ir pra pista, pois as chuvas por lá fizeram a direção da prova encerrar a disputa.

Isso fez com que os pilotos buscassem logo no início as melhores posições, brigando freneticamente por elas na pista e até nos boxes, onde presenciamos disputas mais severas por posições. Em sua parte final, faltando apenas 50 das 500 milhas, já tínhamos Newgarden avançando procurando a vitória. Faltando seis voltas para acabar, Newgarden trocava de posições com O’Ward, em um movimento de busca de vácuo.

Mas na última volta, com os dois próximos, era a hora da verdade. O’Ward passou Newgarden no começo da última volta, e tentou segurar a posição, mas o atual campeão passou de novo na reta oposta e se defendeu para garantir a nova vitória. E o gesto do ano passado se repetiu: ele invadiu a arquibancada de novo, e comemorou com a torcida sua vitória. Além dos prêmios tradicionais, ele ainda levou 440 mil dólares de bônus, de uma “poupança” que a Indy criou, para premiar quem vence a prova duas vezes consecutivas.

A próxima corrida da temporada da Indy será o Grande Prêmio de Detroit, marcado para o próximo final de semana.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais