Em meio a crise da indústria de games, a Take Two está planejando vender, ou fechar, sua divisão de indies inteira
Está mais claro do que a luz do dia que a indústria de video games está num de seus piores momentos já vistos. E um momento de pura contradição, em que os grandes estúdios acumulam recordes atrás de recordes de faturamento, e mesmo com tanto dinheiro no caixa, estão fechando demitindo milhares de desenvolvedores e fechando estúdios inteiros. E no meio disso tudo, a Take-Two está planejando dar um fim em toda a sua divisão voltada para games independentes. Seja ao vendê-la, ou fechá-la por completo.
Em abril a Take-Two demitiu 500 funcionários de múltiplos estúdios, e em maio simplesmente fechou os estúdios Roll7, estúdio que criou OlliOlli e Rollerdrome, e a Intercept Games, estúdio de Kerbal Space Program. O CEO da Take-Two, Strauss Zelnik, na época chegou a negar publicamente que tudo isso aconteceu, atribuindo tudo a rumores, que acabaram se mostrando reais, infelizmente.
Agora, segundo a IGN gringa, a Take-Two está planejando desde janeiro dar um fim na Private Division, uma publisher interna focada na distribuição de games independentes, como os citados acima. A publisher, inclusive, lançou recentemente o elogiado No Rest for the Wicked, além de estar trabalhando para o lançamento de Tales of the Shire e até mesmo um game ainda não anunciado em parceria com a Game Freak, estúdio que produz os games da série Pokémon.
Assim, desde janeiro, demissões já rolaram na Private Division, com apenas uma pequena equipe restante ainda dentro da companhia, responsável por trabalhar no suporte a seus games já lançados e nos games que ainda estão em produção. E mesmo com bastante trabalho a ser feito, a publisher corre o risco de deixar de existir.
Segundo a IGN, a Take-Two achou um possível comprador para a publisher, mas isso não garante que ela sobreviva, muito menos que seus funcionários que não foram demitidos ainda mantenham seus cargos caso a venda aconteça.
Nós já discutimos bastante sobre o atual estado da indústria de games AAA, com suas demissões acontecendo por todos os cantos, enquanto projetos bilionários continuam a se proliferar mais e mais. E, infelizmente, parece que não vai ser tão cedo que essa crise toda vai acabar. E quem sobre com isso são sempre os estúdios menores.
(Via: VG24/7)