A SEGA quis fazer um controle no estilo do Wii nos dias do Dreamcast

28 de agosto de 2024
A SEGA quis fazer um controle no estilo do Wii nos dias do Dreamcast

O Dreamcast Junkyard, conforme observado pelo Time Extension, conversou recentemente com Kenji Tosaki, ex-gerente de desenvolvimento de periféricos da SEGA, que revelou que a empresa tinha ideias iniciais sobre a criação de um controle sensível a movimentos, que seria algo como que o Wii traria, anos mais tarde.

Quando perguntado se havia algum periférico que ele gostaria de ter criado para o Dreamcast, Tosaki respondeu que desejava desenvolver um controle de pistola de luz que funcionasse por reconhecimento de imagem, permitindo seu uso com televisores LCD.

Ele disse, sobre isso:

“Não elaboramos planos concretos para isso, mas eu gostaria de ter lançado um controle atualizado com uma pistola de luz de reconhecimento de imagem, sensor giroscópico e vibração incorporados. A funcionalidade da pistola de luz também serviria como um dispositivo de apontamento, similar ao controle remoto do Nintendo Wii. Com o sensor giroscópico, seria possível controlar jogos inclinando ou sacudindo o controle.”

E continuou: “Apesar do 128-bits da SEGA chamar a atenção dos jogos por gráficos avançados para a época, a ideia era focar em gameplays diferenciados. No conceito, estava bastante próximo do Wii Remote. Queríamos aproveitar os periféricos para criar jogos mais envolventes. No entanto, não tenho certeza se a tecnologia estava madura o suficiente na época. Provavelmente, todos diriam que estávamos cerca de 10 anos à frente do nosso tempo”.

Tosaki também revelou que trabalhava em um headset de VR para o Saturn:

“Também passei cerca de sete anos investigando VR na era do SEGA Saturn. Eu gostaria de ter lançado algo que utilizasse VR, mas na época, eu percebia como éramos limitados, então, olhando para trás, fico feliz por não ter forçado a barra.”

A SEGA já havia trabalhado em um headset para o Mega Drive que nunca chegou ao mercado, cujo item foi desenvolvido pela Sega da América, então parece provável que o headset ao qual Tosaki se refere seja um projeto totalmente diferente. E, quanto ao Dreamcast, o controle como o do Wii nunca existiu, mas o console teve alguns controles interessantes, como uma vara de pesca, uma arma para jogar shooters e os controles de maraca, para jogar Samba de Amigo.

O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais