Google utiliza Inteligência Artificial para recriar Doom a partir de vídeos de gameplay
Esse não é um post sobre ports inusitados de Doom, mas sim algo diferente, que envolve o game, de uma forma surpreendente, mas ao mesmo tempo controversa. Alguns pesquisadores da Google conseguiram, de certa forma, “recriar” Doom utilizando Inteligência Artificial.
Esse trabalho, que foi publicado em um artigo, utilizou vídeos de gameplay de Doom para treinar a engine GameNGen, construída por modelos neurais, a entender o que estava assistindo e tentar recriar o que viu. O objetivo era testar se um humano conseguiria diferenciar o Doom original de sua versão recriada por IA.
Confira o vídeo abaixo que mostra trechos de gameplay da versão gerada por IA:
Como o vídeo mostra acima, a IA foi capaz de recriar o visual, o gameplay e até trechos de mapas do game original, em especial a plataforma em zigue-zague no mapa M1E1. A pesquisa concluiu que é possível criar games utilizando IA de forma que um humano não consiga perceber a diferença, debatendo inclusive sobre implicações futurais que isso pode ter.
Não precisamos pensar muito no futuro para pensar nas implicações, dado a “contradição” atual do uso de inteligência artificial. Ao mesmo tempo que é possível utilizá-la para facilitar muito o trabalho e até mesmo criar programas e modelos altamente complexos, por outro há a forma como grandes empresas, incluindo a de video games, vem utilizando a tecnologia, pensando mais em substituir talento humano em prol de desenvolvimento rápido e barato. O que, como tem se mostrado atualmente, acaba não sendo a melhor escolha, pelo menos no ponto de vista do consumidor e sendo especialmente ruim para desenvolvedores.
Doom criado por IA é algo verdadeiramente impressionante. O problema é o timing que essa pesquisa surgiu, em meio a empresas como Amazon, Activision, EA, Ubisoft e muitas outras declarando foco total no uso de IA enquanto demite desenvolvedores na casa das dezenas de milhares.
Confira as ofertas em games da Amazon.
Confira também as promoções em games de PC na Nuuvem!
(Via: Eurogamer)