Fórmula 1 – Para alívio de Verstappen, Leclerc faz ótima estratégia e vence as McLarens na Itália

1 de setembro de 2024
Fórmula 1 - Para alívio de Verstappen, Leclerc faz ótima estratégia e vence as McLarens na Itália

Charles Leclerc deu um belo drible na disputa entre Norris e Verstappen, e conquistou a vitória no Grande Prêmio da Itália deste domingo (1) na tradicional Monza, garantindo mais uma daquelas famosas festas no final da prova. A equipe da casa adotou uma estratégia de uma única parada nos boxes, que se provou decisiva, permitindo a Leclerc garantir a ponta para não largar mais.

Oscar Piastri, que chegou a tomar a liderança em uma bela manobra na primeira volta, e Lando Norris, da McLaren, ocuparam o segundo e terceiro lugar no pódio, respectivamente. Apesar do domínio da McLaren durante o fim de semana, o resultado, apesar de bom, foi recebido meio que com sorrisos amarelos, especialmente com o fato de que, com a Red Bull mais para trás, hoje mesmo o time poderia ter assumido a liderança dos construtores, em caso de dobradinha.

Carlos Sainz, da Ferrari, terminou em quarto, enquanto Lewis Hamilton da Mercedes ficou em quinto. Max Verstappen, ainda líder do campeonato, teve um desempenho abaixo do esperado, terminando em sexto, e vendo Norris mais perto, agora com 62 pontos de diferença entre líder e segundo colocado. Sergio Perez, seu companheiro de equipe na Red Bull, foi o oitavo, com George Russell da Mercedes em sétimo, entre eles. Albon e Magnussen fecharam o top 10.

A corrida começou com Norris enfim largando bem, mas logo sendo engolido por uma manobra precisa de Piastri, que ainda rendeu uma ultrapassagem de Leclerc, que jogaram o piloto inglês para a terceira posição.

Perez, que segue sob pressão, chegou a ultrapassar Russell após o britânico perder parte da asa dianteira, forçando-o a uma parada para reparos. E, para se recuperar, a McLaren chamou Norris para uma parada antecipada, tentando um undercut sobre Leclerc, que até deu certo, mas não foi suficiente para o resultado final da corrida, pois Leclerc não faria uma outra parada.

Verstappen, que já não está com o melhor dos carros e nem na melhor fase, ainda teve uma parada problemática, perdendo posições e pontos que agora já se mostram preciosos para o tetracampeonato. Leclerc, com pneus duros e em sua única parada, teve carro suficiente para administrar a vantagem sobre Piastri e Norris, que enfrentava problemas com os pneus, garantindo a vitória com 2,5 segundos de vantagem.

Leclerc assegurou sua segunda vitória da temporada e a segunda em Monza com a Ferrari. Piastri e Norris completaram o pódio, com Norris ainda ganhando o ponto extra pela volta mais rápida. O piloto britânico agora tem 241 pontos, contra 303 de Max, o que já deixa a temporada um pouco mais interessante, ainda mais se a McLaren seguir em ascensão e a Red Bull, se manter em baixa. Os touros, inclusive, agradecem Leclerc, pois como o time laranja não fez a provável dobradinha, ainda se mantiveram na liderança dos construtores, porém com apenas oito pontos de vantagem para a McLaren, que já significa sinal de alerta aceso.

Resultado do GP da Itália

1) Charles Leclerc (Ferrari)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes) – Volta Mais Rápida
4) Carlos Sainz (Ferrari)
5) Lewis Hamilton (Mercedes)
6) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
7) George Russell (Mercedes)
8) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)

11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
13) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
15) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
17) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
18) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
19) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
FORA) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)

Campeonato de Pilotos

1) Max Verstappen – 303 pontos
2) Lando Norris – 241
pontos
3) Charles Leclerc – 217 pontos
4) Oscar Piastri – 197 pontos
5) Carlos Sainz – 184 pontos
6) Lewis Hamilton – 164 pontos
7) Sergio Pérez – 143 pontos
8) George Russell – 128 pontos
9) Fernando Alonso – 50 pontos
10) Lance Stroll – 24 pontos

Garanta o F1 Manager 24 com os nossos parceiros da Nuuvem, clicando na imagem abaixo:

Fórmula 1 - Para alívio de Verstappen, Leclerc faz ótima estratégia e vence as McLarens na Itália

Aproveite e escolha a miniatura da sua equipe favorita da Fórmula 1 com um preço especial, lá no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais