A origem do jogo campo minado e sua evolução
Quem não se lembra de recorrer ao campo minado sempre que a internet discada parava de funcionar? Pois é, esse jogo marcou gerações, principalmente quando a internet não tinha muito a oferecer.
Criado na década de 1980, o campo minado, ou Minesweeper, como é conhecido internacionalmente, surgiu como um simples passatempo que acabou conquistando milhões de jogadores pelo mundo. Inicialmente desenvolvido como uma ferramenta para ensinar os usuários a usar o mouse, o jogo se tornou um dos maiores ícones dos sistemas operacionais Windows.
O campo minado foi popularizado quando a Microsoft o incluiu no Windows 3.1, em 1992. O jogo era simples, mas desafiador: uma grade repleta de quadrados escondia minas explosivas, e o objetivo era desarmá-las sem acionar nenhuma. A simplicidade do design, combinada com a dificuldade crescente fez com que o jogo caísse no gosto das pessoas.
Com o passar dos anos, o campo minado passou por várias evoluções, tanto em termos de design quanto de funcionalidade, sendo que seu estilo de jogo foi inclusive usado como inspiração para jogos similares.
Um jogo que teve como inspiração a jogabilidade do campo minado é o crash game Mines, também conhecido como jogo da mina. O jogo é simples como campo minado, onde o jogador precisa revelar as estrelas escondidas e evitar as minas perigosas escondidas no tabuleiro.
Cada estrela descoberta não só te mantém no jogo, como também aumenta os ganhos da sua aposta, com um acréscimo do multiplicador a cada vitória, fazendo com que esse jogo seja divertido e engajante. Tanto é que ele é um dos 10 jogos de crash mais jogados da plataforma KTO, com 3.04% de popularidade.
Isso mostra como um jogo, que começou com uma ideia simples de treinamento, pode evoluir e influenciar a criação de novas formas de entretenimento, sendo que o campo minado não apenas sobreviveu ao teste do tempo, mas também deixou sua marca em uma nova geração de jogos, influenciando tanto jogos de cassino quanto outros gêneros.