Fórmula 1 – Sainz coloca a Ferrari de novo no topo no México; e Lando fica um pouco mais perto de Max na classificação

28 de outubro de 2024
Fórmula 1 - Sainz coloca a Ferrari de novo no topo no México; e Lando fica um pouco mais perto de Max na classificação

Se tem uma cor que seja sinônimo de alegria na Fórmula 1 atualmente, esta cor é o vermelho da Ferrari. Venceram nos Estados Unidos com Leclerc e venceram mais uma vez no México, desta vez com Sainz, ultrapassando a Red Bull no mundial de construtores, atrás apenas da McLaren. E o lado laranja da F1 também está satisfeita, por ver a diferença de Lando para Max cair para apenas 47 pontos. Já a Red Bull, mesmo com Max em vantagem na classificação, voltou a acender seu alerta, especialmente após um problemático GP para a equipe.

Inclusive, Norris conquistou pontos preciosos bem no final da prova, ao ultrapassar Charles Leclerc no final da prova, frustrando a esperança da Ferrari de uma dobradinha, já que, com isso, Leclerc, terminou em terceiro.

Esta foi a quarta vitória na carreira de Sainz, sendo a segunda na temporada de 2024, após sua vitória na Austrália. Em 2025, ele se transferirá para a Williams, já que seu assento na Scuderia será de Lewis Hamilton. Sobre sua vitória, ele disse o seguinte: “Estou incrivelmente feliz! Estou buscando outra vitória desde a Austrália e consegui-la aqui no México torna tudo ainda mais especial, pois é quase como um segundo lar para mim com o apoio incrível dos fãs mexicanos! Sabíamos que perder uma posição na largada poderia acontecer, mas recuperá-la rapidamente mergulhando por dentro na curva 1 foi a chave para a corrida. A partir daí, foi tudo sobre gerenciar pneus e ritmo, uma operação muito suave até a bandeira quadriculada”.

Independente do futuro, a vitória de Sainz, somada ao terceiro lugar de Leclerc, permitiu que a Ferrari superasse a Red Bull no campeonato de construtores, acumulando no México 41 pontos contra os 8 da Red Bull no México. Com apenas quatro corridas restantes na temporada, a McLaren lidera com 566 pontos, seguida pela Ferrari com 537 e a Red Bull com 512 pontos.

Durante a corrida, os companheiros de equipe na Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton, protagonizaram um duelo intenso. Após uma batalha de quase 15 voltas, Hamilton conseguiu superar Russell, terminando em quarto, enquanto seu companheiro ficou em quinto.

Max Verstappen, o líder do campeonato, teve um confronto acalorado com Lando Norris, resultando em duas penalidades de 10 segundos cada por manobras consideradas perigosas, o que rendeu um pit stop mais demorado do que o normal para Max, que terminou a corrida em sexto lugar e, com isso, viu sua vantagem cair para 47 pontos.

Verstappen chegou a largar bem e assumiu a liderança antes da primeira curva. Sainz tentou uma manobra pelo exterior, mas foi forçado a sair da pista devido à pressão do piloto da Red Bull. Ele retornou à frente de Verstappen, mas logo devolveu a posição. Enquanto isso, o seu companheiro de Red Bull, Sergio Perez, largando da 18ª posição, subiu para 13º, mas foi penalizado em cinco segundos por largar fora da posição correta.

Na relargada após um incidente entre Tsunoda e Albon, Verstappen manteve a liderança, mas Sainz, usando o DRS, ultrapassou o holandês na primeira oportunidade. Verstappen, enfrentando dificuldades de ritmo, foi ultrapassado por Norris, mas ao tentar retomar a posição, fez manobras consideradas agressivas pelos comissários, que resultaram em penalidades.

Leclerc aproveitou a confusão para subir para segundo lugar, mantida até perdê-la para Norris no fim. E com um carro bom e em bom ritmo, Sainz manteve uma liderança confortável até o fim, assegurando a vitória, com Norris e Leclerc completando o pódio.

Quem também merece destaque na prova é a Haas, que pontuou com sua dupla Magnussen e Hülkenberg, além de Gasly, que mesmo com uma problemática Alpine, somou mais um pontinho para seu time. Enquanto isso a Aston Martin segue decepcionando, fora da zona de pontos com Alonso e Stroll, e a RB também ficou bem aquém no México, com Liam Lawson terminando em décimo sexto e Tsunoda abandonando após incidente na pista.

O campeonato está perto do final, com 120 pontos em jogo, entre corridas e Sprints. E Max (362 pontos), que nunca deixou a liderança, precisa olhar com atenção a prova do Brasil, neste final de semana, para evitar que os 47 pontos que tem de vantagem para Norris (315 pontos) diminua ainda mais. E até Leclerc, com seus 291 pontos, ainda possui chances matemáticas de título, embora poucas.

E é neste contexto, com uma Red Bull preocupada, uma McLaren que segue em perseguição e uma crescente Ferrari, que a Fórmula 1 chega para o Brasil no próximo final de semana, com o GP de São Paulo prometendo mais uma corrida bem interessante, além do Sprint.

Resultado do GP do México

1) Carlos Sainz (Ferrari)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) George Russell (Mercedes)
6) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
7) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
9) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
10) Pierre Gasly (Alpine/Renault)

11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
12) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
14) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
16) Liam Lawson (RB/Honda RBPT)
17) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
18) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
19) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
20) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)

10% OFF para 280 jogos – Cupom: PARCER10

Garanta o Nintendo Switch Oled por um preço especial na Amazon

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais