O que é uma conexão VPN e como funciona?

3 de dezembro de 2024
O que é uma conexão VPN e como funciona?

Antes de entrarmos em uma definição detalhada do que significa uma conexão VPN, precisamos detalhar cada um dos acrônimos que a compõem. VPN é composta pelas palavras “Virtual Private Network” que, em inglês, significa “Rede Privada Virtual”.

Quando nos conectamos à Internet, nosso equipamento mantém comunicação direta com o roteador do provedor, que entre as melhores opções esta AdGuard VPN. Essa conexão pode ser feita por meio de um cabo Ethernet ou via WiFi.

Em casa, é comum ter vários elementos conectados ao mesmo roteador: um console de videogame, uma Smart TV, um computador e um telefone celular, um alto-falante inteligente… Cada um desses elementos tem um endereço IP local invisível na Internet. O endereço IP é como a placa de um carro ou o endereço de sua casa. Ele identifica os computadores, tornando-os dispositivos únicos e intransferíveis.

Uma conexão VPN para se sentir seguro

Quando entra em um site, seu computador ou telefone celular se conecta ao servidor no qual o site está hospedado. Isso nada mais é do que um computador cuja finalidade é permitir várias conexões ao mesmo tempo. O servidor recebe uma solicitação de informações sobre o site que queremos acessar e usa nosso endereço IP para localizar o computador que estamos usando no momento.

Esse endereço IP é armazenado automaticamente por todos os sites que visita. Graças a esse identificador exclusivo, a placa numérica do nosso computador, a empresa proprietária do site pode descobrir dados relevantes sobre nós, os usuários que o acessam.

Os dados, é claro, podem ser usados para fins comerciais (informações relacionadas ao nosso comportamento no site, onde clicamos, em quais seções passamos mais tempo…) ou para a modificação da própria página, ou seja, para torná-la mais útil para o cliente.

Esse último pode ser o gesto mais inocente feito pelas empresas quando armazenam nossas informações por meio do endereço IP. Mas ainda há o primeiro, a comercialização de nossos dados, nosso comportamento no site é exposto para fins lucrativos, vendido para quem der o maior lance.

Como funciona uma conexão VPN?

O que acontece quando conectamos nosso computador ou telefone celular à Internet graças a uma rede virtual privada, ou VPN? Bem, o site que visitamos não pode rastrear nossos dados ou como nos comportamos no site. A privacidade é total.

Quando fazemos a solicitação para entrar em um site por meio de uma conexão VPN, em vez de se conectar ao seu provedor de Internet, ele se conecta a um servidor VPN de forma criptografada. Em seguida, esse servidor VPN estabelece contato com o site que deseja visitar.

A partir daí, o procedimento é o mesmo de antes.

O servidor do site armazena todos os detalhes de sua entrada e permanência, hábitos e comportamento, mas levando em conta o IP do servidor VPN, não o seu.

O site saberá que alguém clicou em três produtos, ficou quatro minutos na primeira página do seu site e fez uma compra, mas não saberá quem foi essa pessoa. Ele não consegue relacionar o IP que o servidor VPN ofereceu para se conectar ao seu computador, pois ele não corresponde ao endereço fornecido pela operadora contratada.

Comente nas redes sociais