Alex Lifeson do Rush receberá honraria do Museu Nacional da Guitarra
O Rush é conhecido como uma das bandas mais importantes do rock, deixando a sua marca na música com a qualidade musical de seus três membros, uma discografia muito rica e uma estética musical muito própria, envolvendo a excelência do uso dos seus instrumentos mais a livre experimentação com suas músicas.
E com tantos hinos atemporais, o reconhecimento é uma consequência natural. E desta vez, foi o guitarrista Alex Lifeson que será homenageado através do Lifetime Achievement Award do Museu Nacional da Guitarra (o National Guitar Museum).
HP Newquist, o diretor executivo do NGM, elogiou o estilo de Lifeson ao anunciar a homenagem:
“A forma como Alex toca inspirou inúmeros guitarristas a expandir os limites do que é possível com uma guitarra. Eu me incluo nesse grupo. Rotulá-lo apenas como um ‘guitarrista de rock’ é insuficiente. Seus riffs contagiantes, as passagens instrumentais complexas, os toques clássicos, os acordes potentes e o timbre cristalino são apenas o começo da lista de contribuições de Alex para o instrumento.”
Lifeson, por sua vez, expressou sua gratidão ao falar sobre o prêmio:
“Fico lisonjeado em ser homenageado com este prêmio de Realização de Vida pelo National Guitar Museum. Apaixonei-me pela guitarra aos onze anos e esse amor perdura até hoje, sessenta anos depois. Ela tem sido minha voz, minha companheira e minha parceira nesta jornada pela vida, sem nunca termos tido um desentendimento. Sou grato por este reconhecimento e feliz por compartilhar as alegrias que vêm de ser um guitarrista.”
O National Guitar Museum é o primeiro museu dedicado exclusivamente à história, evolução e impacto cultural da guitarra na sociedade. Seu Conselho Consultivo é composto por nomes proeminentes do mundo da guitarra como Ritchie Blackmore, Steve Howe, Steve Vai, Liona Boyd, Tony Iommi e Al Di Meola. Alex Lifeson será, portanto, o décimo quinto a receber esta honraria.
Alex Lifeson foi a guitarra do Rush durante toda a vida da banda, sendo o fundador do grupo, que receberia Geddy Lee pouco tempo depois e ainda teria Neil Peart meses depois, com uma formação qu foi responsável por inúmeros clássicos do rock. Lifeson é muito versátil e conseguia viajar entre os mais variados estilos, contribuindo para a riqueza musical do Rush. Ele consegue ir do jazz e clássico ao reggae como mostrou em Permanent Waves, passando pela potência de Tom Sawyer, até as suas “pinturas de quadros” no excelente disco Power Windows.
Virada Gamer 2024! São mais de 2500 produtos em ofertas + 8% OFF – Cupom RAKUTEN8Aproveite e confira a biografia oficial do Rush na Amazon
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord