“Era terça-feira”: O filme de Street Fighter completa hoje 30 anos de vida

23 de dezembro de 2024
"Era terça-feira": O filme de Street Fighter completa hoje 30 anos de vida

Há 30 anos, quando os primeiros filmes baseados em games chegavam aos cinemas, Street Fighter, um dos maiores fenômenos culturais de todos os tempos quando o assunto é videogame, estreava nos cinemas da América do Norte, em 23 de dezembro de 1994. Aqui no Brasil, o filme estrearia apenas em setembro de 1995, trazendo a ação do game para o “padrão hollywoodiano”.

O filme não é conhecido por ser um dos melhores já feitos, mas foi tornando-se cultuado com o passar dos anos. Com a direção de Steven E. de Souza, o elenco reunia Jean-Claude Van Damme, Raul Julia, Ming-Na Wen e Kylie Minogue. Van Damme havia recusado ser o Johnny Cage no game de Mortal Kombat mas acabou se tornando Guile na produção do “game rival”, enquanto Raul Julia faria ali um de seus últimos filmes, antes de falecer em outubro de 1994, meses antes da estreia do filme.

"Era terça-feira": O filme de Street Fighter completa hoje 30 anos de vida

Financeiramente falando, o filme foi bem, já que ele custou US$ 35 milhões para ser produzido e arrecadou quase US$ 100 milhões em bilheteria mundial. No entanto, recebeu muitas críticas, especialmente por ser completamente “fora” do que se esperava de um filme de Street Fighter, já que o famoso torneio “mundial” de lutas se tornou uma “guerra civil” com Bison contra Guile em um resgate internacional envolvendo tropas da ONU (???) envolvendo um ditador (????) que quer criar uma nova potência mundial (?????).

Ryu e Ken, os protagonistas da franquia desde sempre, se tornaram dois trambiqueiros vendedores de armas, enquanto Chun Li era uma repórter (?????) com sua equipe (?????) formada pelo CAMERAMAN E. Honda (?????) e o “boxeador” Balrog. E, além disso, o diretor também compartilhou em 2018, com o The Guardian (e observado pelo Time Extension), que teve seus problemas, afirmando que Jean-Claude gravou “totalmente drogado” a ponto do estúdio contratar um cuidador para ele.

"Era terça-feira": O filme de Street Fighter completa hoje 30 anos de vida

E mesmo com esse roteiro maluco, e os problemas de gravação, que renderam momentos únicos para o cinema do videogame, mas pelos motivos errados, o filme foi “destorcendo” o nariz para o público, que foi reassistindo sem o levar tão a sério e acabando por gostar do longa, que se tornou um filme cult. Tanto é que, até hoje, o filme ainda rende receita para a Capcom. O filme também rendeu um game, que usou o mesmo estilo de produção de Mortal Kombat, usando imagens digitalizadas dos atores do longa.

Entre animes e longas animados, Street Fighter tentou voltar aos cinemas com The Legend of Chun-Li, de 2009, que desta vez nem lucro deu. E, em 2014, o Street Fighter: Assassin’s Fist foi lançado na Internet e recebeu uma enorme aclamação por parte dos fãs. E, com a “volta” dos filmes baseados em games, Street Fighter vai tentar mais uma incursão nas telonas com uma produção prevista para chegar em 2026.

Virada Gamer 2024! São mais de 2500 produtos em ofertas + 8% OFF – Cupom RAKUTEN8

Garanta o Fire TV Stick com Alexa por um preço especial na Amazon

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais