Melhores do Ano Arkade 2024: O Escudeiro Valente

26 de dezembro de 2024
Melhores do Ano Arkade 2024: O Escudeiro Valente

Poucos jogos chamaram tanta a atenção já em seu primeiro trailer quanto The Plucky Squire — que por aqui foi rebatizado e virou O Escudeiro Valente. A simpática mistura de videogame com literatura publicada pela Devolver Digital nos cativou, e garantiu um lugar entre os Melhores do Ano!

O Escudeiro Valente é um jogo de aventura que se passa dentro (e fora) de um livro. Justamente por isso, seu gameplay combina elementos 2D e 3D de formas criativas e inovadoras, entregando uma ótima mistura de plataforma, puzzle e mini-games variados.

Melhores do Ano Arkade 2024: O Escudeiro Valente

A narrativa segue Pontinho, escudeiro e escritor que, após um confronto com o vilão Enfezaldo, é “chutado” para fora de seu mundinho bidimensional e descobre que existe todo um mundo 3D fora das páginas de seu livro.

Como se a transição fluida entre os mundos 2D e 3D já não fosse impressionante o bastante, O Escudeiro Valente faz um ótimo trabalho ao misturar tudo e colocar trechos 2D em fases 3D e vice-versa. A área jogável “vaza” para canecas, cards de RPG, post-its e muito mais, rompendo as barreiras entre as duas dimensões e sendo um deleite audiovisual.

Melhores do Ano Arkade 2024: O Escudeiro Valente

Também é digno de nota o divertido uso da metalinguagem: podemos pegar uma palavra de uma frase e colocar em outra, o que muda seu sentido e altera o ambiente ou algum elemento do cenário — algo muito útil para resolver os simples mas inventivos puzzles do game.

A excelente localização para o português brasileiro, que traduz nomes com muito bom humor e inclui a narração de Mauro Ramos coroam um jogo que esbanja carisma e criatividade.

Relembre nossa análise completa clicando aqui e não deixe de viver aventuras ao lado de Pontinho e sua turma!

Compre O Escudeiro Valente com os nossos parceiros da Nuuvem:

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais