ESPECIAL: Guia do modo multiplayer de Modern Warfare 2
Você já leu o que nós da Arkade temos a falar do novo Call of Duty: Modern Warfare 2 na edição 5 da Revista Arkade. Agora, nossos parceiros do OPS!Fórum trazem um guia para quem não conhece ainda o modo multiplayer de MW2.
Visão geral do jogo
Um multiplayer no mínimo empolgante é o que prometia Modern Warfare 2, a sexta versão da série Call of Duty, que já fazia sucesso mesmo antes do seu lançamento. Via Twitter, a Infinity Ward, fabricante desta versão, informou que somente em vendas antecipadas, MW2 havia vendido 4.700.000 cópias do jogo somente para os Estados Unidos e Reino Unido. Nada mal!
A pré-estreia foi alucinante, já havia mais de 100 mil pessoas online em 07/11 na versão para PS3, embora o lançamento oficial seria apenas no dia 10. Já a estreia foi bem conturbada: no dia 10 ninguém se entendia, no dia 11 os servidores pararam e nenhum jogo multiplayer iniciava, verdadeiro tumulto, reclamações, gritos, “esperneios” via web. No dia seguinte, quando tudo voltou ao normal, todos já haviam esquecido. Alguns apaixonados acreditam que o lançamento do jogo é que foi o real motivo do apagão que deixou metade do Brasil no escuro.
Piadas a parte, 2,5 milhões de jogadores já se aventuraram no multiplayer no PS3 em menos de uma semana após o lançamento.
O jogo trouxe várias inovações – a mais falada delas é a possibilidade de se configurar o killstreak (bônus que o jogo oferece a quem conseguir se manter vivo após derrubar vários adversários), dando opções das mais variadas, desde um simples radar ou anti-radar, até uma caixa de armamento vinda pelo céu, com entrega express levada por um helicóptero. Há também opções mais sangrentas, aviões bombardeiro, helicópteros assassinos e até uma bomba nuclear, que encerra o jogo com a vitória imediata de quem conseguir acabar com 25 inimigos sem morrer.
Outras boas inovações estão na forma de se juntar para jogar. Antes você só entrava numa partida com os amigos, se recebesse um convite. Agora, basta optar por join, para entrar na partida que seus amigos estão jogando. Na verdade, tal inovação é pra série Call of Duty, mas este recurso já era usado por outros jogos.
A seguir, listei algumas dicas para aqueles que estão agora entrando no campo de batalha de Call of Duty: Modern Warfare 2:
É normal o novato se sentir meio “perdido” nos mapas
Independente da quantidade de tempo que tenha jogado o modo Single Player, é normal o novato se sentir meio “perdido” nos mapas. O modo Multiplayer é completamente diferente, uma dinâmica diferente, onde conhecer os mapas e saber por onde ir é muito importante, mas nem tanto.
Dicas de 1 milhão de dólares:
Você não é o Rambo, você tem armas piores que seus inimigos, você tem menos habilidade que seus inimigos, você não conhece o campo de batalha direito – Pô, então porque todo novato sai correndo de peito aberto no meio da rua?? Vai levar tiro! Então, se você está chegando agora? Chegue de mansinho, arme uma emboscada, avance com cautela, sempre pelas laterais. Proteja sempre no mínimo um dos lados na parede, tambor, caixas, estando com “cobertura” deste lado é um lugar a menos de exposição a tiro. Se conseguir uma boa “quina” para se esconder, protegendo a parte de trás e de um dos lados, só restarão 2 lados para se preocupar, logo a chance é 50% menor de alguém atirar em você.
O novato sofre mesmo:
1º) não conhece os mapas
2º) não conhece as armas
3º) não conhece os acessórios/perks
4º) é mais lento ao mirar
5º) suas armas não são melhores que as dos oponentes
6º) Mal conhece as funções do jogo
Como funciona o sistema de promoções?
A cada partida terminada, você ganha XPs (pontos) que são acumulados e que trazem como conseqüência a promoção. Um time vitorioso dá quase o dobro de pontos do time que foi derrotado. E a cada inimigo que você matar, também ganhará pontos extras.
Como se habilita novas armas? E os acessórios?
Quando você inicia a jogatina, recebe 5 configurações fixas de Arma Principal, Arma Secundária, acessórios e Perks No nível 4, poderá você mesmo configurar quais armas quer usar, através do modo Create Class, Você escolhe qual arma principal quer jogar, qual arma secundária, o que vai usar no perk 1, perk 2 e perk 3, além de qual acessório para a guerra você vai usar – granada, gás, etc. Quanto mais promoções você tem, mais opções diferentes surgem em um destes quesitos.
O que são killstreaks?
É a quantidade de gente que você matou sem ser morto. O jogo lhe dá um “bônus” quando você consegue matar uma quantidade definida de adversários sem morrer. E isto você pode configurar, quais vai querer usar. No início você não tem o que optar, só haverá três tipos disponíveis, mas com as promoções, você terá ao todo 15 opções de configuração. Mas sempre só poderá usar três delas.
Se você matar três pessoas sem morrer, você pode chamar o radar UAV para que todos do seu time visualizem onde estão os inimigos (por 30 segundos). Com quatro mortos você pode chamar o “care package” uma caixa que é trazida por um helicóptero. Você joga o sinalizador no chão aonde você deseja que a encomenda expressa seja entregue. Dentro dela pode ter mísseis, bombas, artilharia, radar, anti-radar, metralhadora giratória… Enfim, o killstreak sempre traz um presentinho para ajudar. Se conseguir a audácia de matar 25 sem morrer, poderá soltar a bomba nuclear, que acabará na hora com o jogo, levando seu time a vitória!
E o que são as challenges?
São missões especiais que rendem XPs (pontos) de bonificação. Matar 100 inimigos com tiro na cabeça com determinada arma, rendem um bom número de XPs, Por exemplo, matar 10 inimigos usando granada, ganhará 500 XPs extras. Depois matando 20, você ganhará mais 1000 XP, matando 100 inimigos, 5.000 XP… E por aí vai, existem mais de 100 missões. Todas as armas e todos acessórios tem o seu, e ajudam a liberar acessórios de arma extra. Pois é ainda tem isto. Cada arma tem um conjunto de acessórios extra, miras especiais, radares acopláveis a arma. Você não precisa se preocupar em controlar as challenges, o jogo faz tudo pra você, mostra quanto falta para atingir cada objetivo, e a pontuação que você receberá ao concluir a missão.
O que são Equipamentos? Perks?
Você tem a cada opção de configuração:
– Arma principal (metralhadoras, submetralhadora, sniper, rifle, etc.)
– Arma secundária (pistola, revolver, bazucas, etc.)
– Equipamento (bomba de gás, granada de mão, bomba de fumaça, sensor de presença explosivo)
– Conjunto de Perk 1
– Conjunto de Perk 2
– Conjunto de Perk 3
Estes conjuntos de Perks são utilitários especiais. Cada conjunto tem 5 ou 6 opções, mas, como todo iniciante tem que sofrer, no início você praticamente não tem opção de configurar quase nada. Cada perk tem um propósito e um uso apropriado.
Exemplos:
No nível 30, o perk “Ninja” fica habilitado. Com ele, você não aparece no radar das armas inimigas – isto te mantém mais longe dos matadores profissionais. Se completar a challenge deste perk, você recebe o Ninja Pro, que além de não aparecer no radar, seu personagem corre na ponta dos pés, sem fazer barulho (risos).
Há perks que deixam seus tiros mais potentes, outros que aumentam sua velocidade na corrida, outros te deixam imune ao radar inimigo. O jeito é ir habilitando e testando qual se encaixa melhor no seu perfil. Ao todo são quase 20 opções divididas em três categorias.
Uma coisa é certa, o iniciante vai morrer muito mais do que matar, e vai também morrer na facada de um adversário, o que na linguagem dos players do Modern Warfare 2 se equivale a tomar um rolinho no futebol ou uma bola entre as canetas. Entre os amigos, as gozações são inevitáveis.
Call of Duty: Modern Warfare 2 está disponível nas versões PS3, Xbox 360 e PC.
O videogame acabou com minha vida, por sorte ainda restam 2 vidas extras.
Texto: Anderson da Costa
Anderson da Costa, 38 anos, é administrador do OPS!Fórum, um fórum dedicado a juntar amigos brasileiros para jogar ONLINE (www.opsforum.com.br)