Clássicos – Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (arcade)
As Tartarugas Ninja fizeram a alegria da molecada no início da década de 90 tanto nos desenhos animados quanto nos videogames. Quem curte games do gênero beat em’ up certamente lembra com carinho dos ótimos games protagonizados pelos discípulos do mestre Splinter, dentre os quais, o mais querido pelos fãs é Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time!
Sua icônica abertura com o sumiço da estátua da liberdade já demonstrava que desta vez, Destruidor e sua trupe não estavam para brincadeira, e só mesmo as Tartarugas Ninja poderia dar fim aos planos do vilão.
Por algum motivo, as Tartarugas precisam viajar no tempo para cumprir sua missão, assim os cenários do game vão das ruas de Nova York à idade da pedra, passando pelos esgotos do futuro, na famosa (e difícil) fase Sewer Surfin’ com suas pranchas motorizadas.
Como todo bom beat em’ up, a jogabilidade deste game era sem firulas: temos basicamente um botão de ataque outro de pulo que, ao serem apertados juntos, desferiam um golpe especial que consumia um pouco da sua energia vital. Ao encostar nos inimigos, as Tartarugas ainda realizavam agarrões, e podiam tacar os adversários de cara na tela, em um efeito muito criativo e divertido.
As animações eram ótimas para a época, com modelos de personagens e onomatopéias que mantinham o game com uma cara de desenho animado. Para repor as energias, nada de pernis ou frutas (como em diversos outros games do gênero): as Tartarugas gostam mesmo é de pizza! Um tipo especial de pizza desencadeava um poderoso ataque especial, que durava poucos segundos mas fazia muito estrago!
Na versão arcade, o jogo se destacou por possibilitar um multiplayer cooperativo para quatro jogadores, cada um assumindo o controle de uma das Tartarugas. Na conversão para Super Nintendo o máximo de jogadores caiu para dois (por motivos óbvios), mas a diversão proporcionada pelo game continuou.
Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time diverte até hoje, tanto em sua versão retrô quanto na nova (Re-Shelled), que se mantém extremamente fiel ao game original mas conta com gráficos 3D, e pode ser encontrado nas redes Xbox Live e PSN por um precinho bem camarada.
Abaixo você confere um vídeo que compara a versão clássica com a versão Re-Shelled do game:
http://youtu.be/vlNgRp8mHcQ
Este artigo foi originalmente publicado na edição 32 da revista Arkade.