Análise de Hardware: Mouse CM Storm Sentinel Zero-G, da Cooler Master
Aqui no blog e na revista falamos sobre todas as plataformas, mas grande parte da nossa equipe é PC gamer. Sendo assim sabemos que, seja em um FPS ou em um RPG, um bom mouse para jogadores (principalmente os que jogam games competitivos on-line) é obrigatória. Confira a nossa análise do Sentinel Zero-G, um mouse da linha gamer da Cooler Master.
Design e ergonomia
O Zero-G possui um design curvo que encaixa a mão de forma harmoniosa. Os botões são bem posicionados e o clique é leve. O mouse é feito de um material resistente e um acabamento fosco que torna a pegada infinitamente melhor que os mouses brilhantes, que ficam facilmente engordurados e suados com o tempo. O mouse tem peso de 184 gramas, podendo ser gradualmente ajustado até 161 gramas removendo os pesinhos da foto abaixo. O único ponto negativo que encontramos em sua ergonomia é a ausência suporte para canhotos, pois este mouse é feito para destros.
Personalização
Além de um software avançado de customização de comandos, botões, macros e perfis de jogo, este mouse traz uma característica estética interessante. O Zero-G traz 5 cores diferentes que você pode escolher para combinar com seu teclado e seu gabinete e deixar o seu setup mais bacana. Enjoou da cor? Troque-a com apenas um clique no mouse.
Além das cores, outra característica interessante pode ser personalizada: o mouse possui um pequeno visor de LED que pode receber uma imagem de 32×32 pixels para você colocar o que quiser, seja a logo do seu clan, o símbolo do batman ou o nome da sua namorada. Nós obviamente colocamos o nosso fantasminha (foto abaixo). Mas a verdadeira mágica acontece quando você combina tudo isso em perfis. Sim, você pode ter o seu perfil, o seu irmão o dele e seu avô outro, cada um com uma cor, símbolo e resolução escolhida. Ao apertar um botão, ele troca e mostra o nome do perfil que está sendo utilizado. Você não tem irmãos? Utilize os perfis para diferentes jogos, um perfil mais preciso para Battlefield 3 e outro mais solto para League of Legends, por exemplo.
Performance
O deslize do Zero-G é bom, e ele acompanha adesivos para você trocar o grip inferior quando estiver gasto. Assim como a grande maioria dos mouses para gamers atualmente, a resolução pode ser alterada com um clique. Ao mudar, o display de LED mostra a resolução que está sendo usada. Os seus 8 botões programáveis são bem úteis para jogadores que precisam de atalhos rápidos na ponta dos dedos (o meu botão pessoal favorito e obrigatório está presente: o lateral duplo para o dedão). A resolução também é coisa séria, 5600 DPI – especificação que recebe o nosso selo fábrica de headshots. O DPI mede a precisão do mouse, basicamente diz quantos pontos por polegada ele consegue medir, e nos tempos modernos com gaming em alta resolução, utilizar um mouse com um bom DPI é essencial para se tornar competitivo on-line.
Plus
O software que acompanha o mouse é muito bom, roda sem instalação e não precisa ficar rodando na sua tray do Windows. O mouse também vem com um código de download para um jogo grátis: Shattered Horizon, um FPS online de qualidade mediana. Se você comprou este mouse, dificilmente vai querer jogar Shattered Horizon com tantos outros jogos melhores por aí, mas, sendo um brinde, vale testar.
Conclusão:
Na faixa de preço em que se encontra, o Sentinel Zero-G tem um ótimo custo-benefício. Com um belo acabamento, esquemas de personalização, uma precisão de colocar medo no jogador adversãrio e software que devia ser exemplo para outras empresas, este mouse merece sua atenção na hora de trocar o seu, pois mesmo vindo de uma marca com um bom nome no mercado, o Sentinel Zero-G superou nossas expectativas.
Preço sugerido: 180 reais