Boa sorte, Apple: nome iPad é disputado por outras 4 empresas
Não bastasse a Apple ter que enfrentar um processo de violação de patente da Nokia, vem mais bomba aí: o nome iPad, dado pela empresa a seu novo tablet PC, está sendo disputado junto a outras quatro empresas.
A Fujitsu pediu o nome “iPad” em 2003 para aparelhos portáteis no varejo. O gadget da companhia japonesa é uma espécie de tablet (tal qual o da Apple), que custa cerca de US$ 2.000 e funciona com Windows CE. No entanto, o nome já pertencia à Mag-Tek, e era utilizado em um teclado numérico para cartões magnéticos. O pedido da Fujitsu foi então considerado “abandonado” em abril de 2009. A empresa japonesa pediu a reabertura do processo, argumentando que o “IPAD” da Mag-Tek não tinha relação com o “iPad” japonês. O processo recomeçou e o nome foi disponibilizado novamente para que as empresas pudessem disputá-lo.
Foi então que a Apple decidiu entrar na briga, utilizando o nome empresarial “IP Application Development“. A jogada da empresa consistia no fato de que, quando há disputa de diversas empresas pelo menos nome, a vencedora costuma ser a que já tem mais semelhança com a patente requisitada (iPod, iPhone, iTouch, etc são todos produtos da Apple).
Atualmente, a Mag-Tek continua vendendo seu “IPAD” com uma marca registrada, enquanto a Fujitsu comercializa o “iPad” com uma aplicação de marca pendente. A Apple ainda não conseguiu registrar o seu nome de produto.
A Siemens também possui uma marca de motores chamada “iPad” e a Coconut Groves comercializa uma linha de lingerie com o mesmo nome.
(Via Pop News)