Civilization V trará mais realismo e mudanças bem-vindas
Civilization nunca foi um jogo muito realista, mas a quinta edição do jogo certamente buscará mudar este cenário.
A Firaxis, desenvolvedora do jogo, mostrou uma versão de Civilization V durante a Game Developers Conference que começou ontem em San Francisco. A primeira impressão é que tudo foi modificado para parecer mais realista: desde os territórios até as relações internacionais e as regras das guerras.
A essência do jogo permanece a mesma: ele ainda é baseado em turnos tanto no single quanto no multiplayer e, como em outros Civilizations, o jogador tem que levar sua tribo desde a fundação de uma cidade até ela se tornar uma potência mundial, seja por meios pacíficos ou não.
A principal diferença é o território: todo ele parece mais com a Terra propriamente dita. Segundo um representante do estúdio, o cenário pode parecer pré-renderizado, mas continua sendo gerado aleatoriamente – característica da série. A grade opcional mostra que os cenários foram divididos em hexágonos, diferentemente dos quadrados que apareceram nos outros quatro Civilizations.
Civilization V rodará em uma gama bastante vasta de computadores, desde um laptop básico até mesmo um computador top de linha. De acordo com a Firaxis, as configurações mínimas são de uma placa de vídeo de 256Mb e um processador dual core, mas isso pode mudar ainda até o lançamento do jogo.
Várias pequenas novidades foram inseridas também, tais como um sistema de notificações a respeito de tudo que ocorre com sua civilização, as civilizações rivais possuem inteligências artificiais variadas e alguns líderes rivais, tais como George Washington e Napoleão, ganharam animações introdutórias full-screen.
Novas cidades-estado controladas pelo computador aparecem no mapa também. O jogador poderá negociar com elas, fazer pactos ou até mesmo atacá-las. O modo como você se relacionará com essas cidades-estado ditará o rumo do jogo. A área de influência da sua civilização será definida por uma linha colorida, que aumenta ao final de cada turno. O jogador ainda poderá gastar ouro para aumentá-la.
O combate também mudou: agora, cada unidade ocupará um espaço único no mapa, ao contrário de estocar várias unidades em apenas um só lugar. Novas unidades podem atacar à distância e as cidades agora possuem barras de vida, além de poderem retrucar um ataque.
Civilization V parece ser um grande e importante passo para a série. Agora só nos resta aguardar a primavera de 2010, que é quando o jogo sai para PC. A versão para Mac não está confirmada, mas segundo a Firaxis, ela eventualmente será lançada.
(Via Kotaku)