Jogos clássicos: lembra de Double Dragon?
Relembre a história de um dos beat’em ups mais famosos de todos os tempos, Double Dragon!
Double Dragon foi criado pela Taito em 1987, inspirado em um antecessor da Technos chamado Renegade, de 1986, incorporando novidades como o modo cooperativo de dois jogadores e a possibilidade de usar armas deixadas pelos inimigos. O jogo foi um dos primeiros sucessos entre o gênero beat‘em up (modalidade na qual o jogador deve ir atravessando a fase nocauteando oponentes), resultando em várias outras versões, incluindo uma com os sapos mutantes de Battletoads, outro beat ‘em up que fez história no século passado. Double Dragon foi lançado para praticamente todos os consoles caseiros da época devido a sua grande popularidade. O jogo ganhou também uma versão cinematográfica para delírio dos fãs de games e filmes de luta.
A história do jogo é simples e vinha descrita no manual do usuário. Cinco anos após uma suposta guerra nuclear, a cidade de Nova Iorque estava devastada e dominada por gangues briguentas. Eis que uma dessas gangues tem a brilhante ideia de raptar a namorada de Billy Lee, protagonista do jogo. Ele recebe um bilhete em nome de uma organização criminosa chamada The Black Warriors com a notícia do rapto. Billy e seu irmão Jimmy são os detentores do segredo de uma arte marcial fictícia chamada Sosetsuken, e os criminosos exigem conhecer os segredos da luta em troca da libertação da donzela. Os irmãos resolvem ensiná-los da melhor maneira possível: partindo para a briga! Os dois então saem distribuindo porrada até chegar no chefe final chamado Willy Mackey, o cabeça da organização que carrega uma poderosa metralhadora.
As versões caseiras do jogo não agradaram tanto quanto a do fliperama. O modo cooperativo de dois jogadores foi substituído por outro em que os participantes comandam alternadamente o mesmo personagem. Além disso, as limitações técnicas do NES impossibilitavam o jogo de criar mais de dois inimigos na tela para confrontar o protagonista, as armas não poderiam ser carregadas para a luta seguinte, entre outros problemas. Ainda assim, Double Dragon entrou para sempre na história dos games, abrindo passagem para outros clássicos como Streets of Rage e Final Fight.
Esta matéria foi publicada originalmente na edição 1 da Revista Arkade. Para ler a revista na íntegra, clique aqui.