Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

9 de fevereiro de 2014

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

Os sonhos são parte importante da vida das pessoas e as influenciam de variadas formas. Um sonho bom pode trazer felicidade por dias, enquanto alguns pesadelos podem nunca ter fim. Conheça agora o tormento causado pelo Gray Man no game LSD: Dream Emulator.

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream EmulatorUma das criações mais bizarras e incompreendidas da nossa indústria é o obscuro “game” LSD: Dream Emulator. “Game” entre aspas porque é uma tarefa difícil defini-lo: quem testá-lo se verá controlando um personagem em perspectiva de primeira pessoa, sem nenhum objetivo a ser cumprido ou local a ser alcançado.

É uma experiência onde tudo que o jogador pode fazer é caminhar e observar os cenários e objetos à sua volta, ora aparentemente normais, ora tão macabros que, mesmo com gráficos simples, são capazes pregar grandes sustos. A mecânica é simples: toque em qualquer parede ou objeto e você será transportado para outro lugar, um mecanismo que o game chama de “linking”. Exatamente para onde você será transportado – e o que vai encontrar por lá – não há como saber.

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

Mas o que afinal é o LSD: Dream Emulator? Como o nome sugere, ele é uma espécie de emulador de sonhos. LSD faz parte de um projeto de Diário de Sonhos, desenvolvido por Hiroko Nishikawa, da Asmik Ace Entertainment, a produtora do game. O projeto completo é composto pelo jogo, por um diário impresso e finalmente por um CD de músicas.

A ideia é representar tipos e estados dos sonhos. Isso significa que, assim como na vida real, no game o jogador nunca visitará um sonho exatamente igual ao anterior, algo sempre estará diferente. A progressão é contada em dias, com duração de 10 minutos cada. Passado este tempo, o jogador “acorda”, retornando ao menu principal para iniciar um novo sonho. A duração completa do game é de 365 dias até o seu “final”.

Acontece que passar pelos dias do game não é algo muito tranquilo. Conforme se avança, os sonhos tornam-se mais e mais perturbadores e completamente incompreensíveis. Além disso, por várias vezes o jogador se depara com uma estranha e aterrorizante figura do game: o enigmático Gray Man.

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

Gray Man é a figura mais misteriosa de LSD: Dream Emulator. Sua aparência é de um NPC completamente cinza, vestindo um sobretudo e um chapéu. Ele não possui nenhuma animação, apenas desliza em frente sem jamais parar. Ele aparece sem aviso algum, em qualquer lugar, e sempre está perseguindo o jogador. Quando o Gray Man consegue se aproximar demais, a tela fica branca e o jogador perde todos os seus flashbacks, que são “recordações” dos sonhos já visitados (eles ficam disponíveis no menu principal). Aparentemente, ele também tem o poder de distorcer os gráficos do game.

Mas além de atacar os sonhos do jogador dentro do jogo, o Gray Man pode talvez fazer mais do que isso. Seria possível que sua influência se estendesse para fora do game e invadisse os sonhos reais de uma pessoa? Seria possível o pesadelo virtual se tornar um pesadelo de verdade? Pois esta possibilidade parece ter se confirmado na vida real.

Muito comuns hoje em dia, existem vários canais no YouTube com videos de gameplay. Um destes canais, criado por um jovem de cerca de 17 anos chamado Mike, apresentava gravações de games não muito conhecidos pelo público.

Para Mike, quanto mais velho e desconhecido era o game, maior era sua vontade de mostrá-lo às pessoas.

Durante uma aula de química na escola em que estudava, Mike perguntou a um colega se conhecia um estranho game para PlayStation chamado LSD: Dream Emulator. O amigo, com quem ele conversava sobre games em geral, disse nunca ter ouvido falar do jogo. Para Mike, esta foi a confirmação de que valeria a pena fazer um vídeo sobre o game em seu canal – seria mais uma “pérola” desenterrada.

Na mesma noite, Mike começou a publicar vários vídeos de LSD no YouTube – vídeos que seu amigo acompanhava assiduamente. Mike estava fascinado pelo game, em toda a sua estranheza. O rapaz encontrou várias vezes um misterioso NPC, que ele rapidamente descobriu se tratar do sinistro Gray Man. Durante estes encontros com o misterioso personagem, o Gray Man eventualmente o alcançava, o que causava um flash branco na tela e apagava as memórias do game.

Mike assustava-se nesses momentos,  mas apenas ria nervosamente e continuava a jogar. Ele progrediu no game até o Dia 12 dos sonhos (lembrando que cada dia tem duração média de 10 minutos), sempre lançando vídeos no seu canal. Isso aconteceu ao longo de uma semana. Mike estava totalmente ligado no game até que, um dia, ao invés de lançar um novo vídeo de LSD: Dream Emulator, ele publicou uma nota para seus espectadores:

“Você sabe quando é hora de parar de jogar quando Gray Man aparece em seus sonhos reis :L o que eu devo jogar a seguir?”

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

Uma das imagens do livro impresso do diário de LSD

No dia seguinte, Mike contou a seu amigo que parou de jogar LSD pois queria testar outros tipos de jogos, e pediu alguma indicação. Sem nenhuma sugestão específica, o colega aconselhou Mike a fazer uma pausa em seus videos, pois as provas estavam próximas e ambos precisavam estudar. Eles então combinaram que estudariam juntos na casa de Mike durante a noite.

Como combinado, o amigo apareceu na casa de Mike naquela noite. As luzes estavam acesas, mas não houve resposta quando ele bateu à porta. Após um tempo, ele bateu novamente e a porta abriu no mesmo instante. E lá estava Mike, com os cabelos molhados e uma expressão muito abalada no rosto. Ele não dizia uma palavra.

Ambos subiram para o quarto de Mike. Chegando lá, o colega notou que haviam muitos papéis espalhados, o que, estranhamente, também surpreendeu o dono da casa. Após algum tempo, vencido pela curiosidade, o amigo perguntou o que havia acontecido. Como resposta, ele só obteve algumas palavras indecifráveis e quase inaudíveis. O rapaz insistiu até Mike finalmente resolver explicar o que se passava.

Mike contou que, pouco antes do amigo chegar, ele havia adormecido em sua banheira e teve um sonho. Em seu sonho, ele estava submerso na água da banheira, se afogando. Porém era impossível se mexer, ele estava totalmente paralisado, sem nem mesmo conseguir colocar sua cabeça para fora da água. E, no sonho, havia alguém, uma silhueta que pairava sobre a água observando-o. Era o Gray Man. Ele observava enquanto Mike enfrentava o desespero de estar prestes a morrer e não poder fazer nada para se salvar.

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

LSD: Dream Emulator pode transformar algo simples numa cena perturbadora

Seu amigo ouviu o relato do sonho e achou tudo muito estranho. Ele sabia que sonhos ruins poderiam abalar uma pessoa por alguns momentos, mas Mike estava literalmente em choque! Ele tentou acalmar o rapaz e confortá-lo, mas esse gesto teve o efeito contrário, o fez perder o controle. Ele agarrou seu amigo pelos ombros e começou a gritar com ele. Mike gritava o detalhe mais assustador de seu sonho:

“Isso aqui durou semanas! Dez minutos que eu dormi, e eu estava me afogando embaixo d’água naquele sonho por semanas e eu não morria!”

Nos dias que se seguiram, o estado mental de Mike começou a se deteriorar, em uma decadência abismal. No dia seguinte ao terrível sonho, Mike não falou com ninguém em sua escola, nem mesmo com o amigo que esteve em sua casa após o tormento. Dia após dia ele se afundava em seu desespero. Ele não dormia mais e seus olhos passaram a ficar vermelhos e fundos em seu rosto. Até mesmo sua escrita foi afetada, piorando até que Mike não conseguisse mais escrever uma única letra.

Durante suas aulas, ele passava o tempo todo com sua cabeça abaixada e envolta por suas mãos, as vezes caindo no sono nessa posição. Alguns instantes depois acordava, debatendo-se violentamente e golpeando sua carteira com toda a força. E isso se repetia todas as vezes em que caia no sono durante as aulas.

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

Não importa o tipo de sonho, o Gray Man não deixará de perseguir o jogador

Depois de algumas dessas ocorrências, ele foi retirado da escola para ter aulas particulares e evitar novos acessos de raiva. Porém, ele recusava-se a dormir, com medo de reencontrar o Gray Man. Isso drenou todas as suas forças ao ponto dele não conseguir mais sequer sentir raiva. Ele acabou voltando a frequentar a escola, mas ele já não era mais a mesma pessoa de antes. Era uma sombra do jovem que era, uma carcaça do antigo Mike. Seu amigo acabou se distanciando após isso e perdendo o contato com ele.

Durante essa época, uma certa pichação começou a aparecer em vários lugares da cidade. As pichações, que variavam em tamanho, cor, e até mesmo forma eram compostas por símbolos aparentemente japoneses, mais especificamente: バイオレンス街. O amigo de Mike não havia dado importância para essas pichações, apesar de achá-las bastante estranhas. Até o dia em que ele descobriu quem as fazia.

Em uma noite, enquanto voltava para casa após uma festa, ele viu o brilho da tinta de uma dessas pichações – ela acabara de ser pintada. Ao se aproximar, ele notou que a pichação não estava sequer completa. Maior ainda foi sua surpresa quando viu que o responsável estava caído diante do muro pichado, tremendo e chorando. Era Mike. O colega aproximou-se e ofereceu-lhe um gole de uma bebida que ele trazia da festa. Mike tomou um longo gole antes de conseguir se recompor por um breve momento. Ele estava com os olhos fechados e parecia não saber o que estava acontecendo a sua volta. O garoto atormentado desabafou:

“Eu não consigo descansar. Eu durmo e acordo numa outra versão de onde eu estava. É exatamente o mesmo, exceto que ele está lá. Me torturando”. Seu amigo apontou para a pichação e perguntou a Mike o que aquilo significava, mas ele somente abaixou sua cabeça e disse: “A dor não para quando eu acordo”.

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

Seu amigo o ajudou a se levantar e o levou até sua casa. No caminho, ele tirou uma foto de uma das pichações usando seu celular, em outro muro. Mike foi deixado em casa e, no dia seguinte, seu amigo pesquisou na internet o que afinal significavam aqueles símbolos. Ele pesquisou individualmente cada símbolo para enfim poder formar a palavra correta, バイオレンス街. Então ele descobriu que os símbolos na verdade formavam o nome japonês do “Violence District”, o lugar mais tenebroso de LSD: Dream Emulator.

“Violence District” é uma área com um visual noturno de uma cidade grande. Ela é composta de várias ruas, praças e prédios altos. Ao entrar nesta área, o jogador poderá ou encontrá-la inteiramente vazia, ou encontrá-la em sua real e perturbadora forma: um cenário repleto de pichações espalhadas por todos os lados, imagens e textos estranhos nas paredes… e sua população: pessoas mortas.

Nesta área do game, é possível encontrar corpos caídos no chão, espalhados pelo cenário. Há mulheres enforcadas, com os corpos suspensos em postes. Há marcas de sangue em cenas de crime, assassinos que chutam incessantemente corpos caídos, homens armados percorrendo o local e mulheres decapitadas.

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

O “Violence District“, a área mais terrível do game

Poucos dias após a descoberta, o garoto acordou no meio da noite em sua casa e assustou-se ao ver Mike ali, dentro de seu quarto, com uma expressão vazia e sombria no rosto, bem diferente do que ele foi um dia. O “invasor” trazia seu laptop em mãos e assim que o amigo despertou, ele lhe entregou o aparelho e pediu para que apagasse o game LSD: Dream Emulator, deletasse todos os vídeos que havia gravado do game e finalmente deletasse sua conta no YouTubeMike não queria nem mesmo olhar para algo que o lembrasse de seu tormento e por isso não conseguia ele próprio fazer essas coisas.

Assim que entregou seu laptop e fez seu pedido, Mike imediatamente saiu da casa do amigo pela janela do quarto, o lugar por onde havia entrado. Abalado e sem conseguir voltar a dormir, seu amigo atendeu o pedido, apagando todos os vídeos salvos no computador e cancelando a conta de Mike no YouTube. Após isso, ele notou que havia um arquivo na área de trabalho, chamado “psxfin.exe” (um emulador real de Playstation 1). Ele executou o arquivo e decidiu por si próprio entender porque esse game havia abalado tanto o Mike.

Ele iniciou o game, mesmo sabendo do trauma que aquilo havia causado no amigo youtuber. Ele também sabia, porém, que inúmeras outras pessoas jogaram LSD: Dream Emulator sem qualquer tipo de efeito colateral, então tinha confiança de que não seria afetado. O save game presente no emulador indicava o dia 12 nos sonhos. O mesmo ponto onde Mike havia parado. E ele continuou o jogo.

Corpos espalhados pelo Violence District

O game era tão estranho quanto os vídeos mostravam. Após algum tempo de jogo ele fez uma pausa e não se sentia de forma alguma estranho. Ele resolveu continuar a jogar, progredindo por mais 6 dias do tempo do game, ainda sem sentir nada de anormal. Mas ele notou uma coisa, porém: em todo o tempo que jogou, o Gray Man, que transformou a vida de seu grande amigo em um inferno, não apareceu sequer uma vez. Cansado de jogar, ele decidiu encerrar o game e tentar voltar a dormir.

Na mesma noite, ele teve um sonho incomum. Estava dentro do game, no topo de uma montanha existente em uma de suas áreas. O céu era completamente verde escuro e tudo estava envolvido em uma densa névoa. Próximo a ele, havia um NPC, virado de costas, com um visual bastante precário, como os gráficos do game. Estranhamente, o NPC “vestia-se” com roupas que pareciam as que Mike normalmente utilizava. Semelhante aos relatos de Mike, o colega também não conseguia se mover no sonho.

Foi aí que o intrigante NPC começou a se aproximar, ainda de costas, flutuando. Ao chegar perto o suficiente, ele se virou. Com enorme espanto, o garoto pode ver o rosto sorridente de Mike, literalmente impresso na textura precária da cabeça do boneco. A cena o deixou bastante assustando e ele, por fim, acordou.

No dia seguinte, Mike não apareceu na escola, nem no outro, nem após isso. Ninguém mais tinha notícias sobre ele. Seu amigo resolveu iniciar um save próprio em LSD: Dream Emulator. Em seu novo jogo, o Gray Man surgia constantemente – como era de se esperar. Curiosamente, no arquivo de Mike o personagem macabro recusava-se a aparecer. Fóruns e outros jogadores afirmavam que era impossível impedir que o Gray Man aparecesse. Ele sempre apareceria, uma hora ou outra.

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

Mas como seria possível que o Gray Man não estivesse presente no game de uma pessoa em particular, sendo que ele aparecia para todos os demais jogadores? Seria um bug do game, apesar de não acontecer em outro save do mesmo arquivo de jogo? Seria possível o Gray Man sair do jogo e realmente invadir os sonhos de uma pessoa? Passando a atormentá-la todas as noites?

Alguns dias depois do sumiço de Mike, a polícia apareceu na casa do garoto. Eles perguntaram se ele tinha alguma informação sobre o paradeiro do jovem, e o que poderia estar causando estes transtornos. Ele explicou que não teve contato há um bom tempo com Mike, e que não sabia nada sobre ele. E esqueceu-se do assunto logo em seguida, imaginando que, apesar de tudo, ele não devesse se importar.

Mas Mike acabou sendo encontrado algumas semanas após o seu desaparecimento. Ele foi encontrado em uma floresta a alguns quilômetros de distância da cidade onde morava. Ele já não era mais o mesmo Mike, e sim o que restava do que um dia ele foi, em vida. Ele foi encontrado morto, de forma extremamente violenta. A perícia concluiu que Mike havia espancado a si mesmo até a morte utilizando uma pedra, pouco tempo depois do dia em que ele desapareceu.

Creepypasta Arkade: O pesadelo interminável de LSD Dream Emulator

Sonhos têm grande influência em nossas vidas. No caso de Mike, seus sonhos foram destruídos e cada noite de sono transformada em um inferno de olhos fechados. O Gray Man, que em LSD: Dream Emulator existe com o único objetivo de perseguir o jogador e destruir seus sonhos e lembranças, destruiu a vida de um garoto invadindo sua vida e incessantemente perseguindo e aterrorizando cada sonho que ele poderia ter.

LSD: Dream Emulator é um jogo que por si só pode assustar bastante. Sua ideia de estudar o comportamento dos sonhos e suas aleatoriedades resultou em um game que pode, ou não, produzir sensações diversas em quem o joga. Divertimento, aborrecimento, até mesmo terror.

Se você ficou curioso em testar o game, é possível encontrá-lo para download na internet para ser jogado em emuladores, mas assim como sonhos artificiais podem ser manipulados e transformados, os sonhos reais podem não estar tão seguros em nossos travesseiros.

(Via: Creepypasta wiki, LSD: Dream Emulator wiki)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais