World of Warcraft: rumores e teorias mirabolantes sugerem que o MMO poderia se tornar free-to-play
Aí está uma notícia que vai deixar os fãs de Azeroth: existem teorias mirabolantes e rumores — veja bem, rumores — que indicam que o MMO World of Warcraft pode (um dia) se tornar free-to-play!
Embora o sucesso deste colossal MMO da Blizzard seja indiscutível, é fato que o jogo já teve dias melhores. Em seu pico de popularidade em 2010, eram mais de 12 milhões de assinantes. Em meados do ano passado, este número não chegava aos 7 milhões, embora a última expansão, Warlords of Draenor, tenha dado um boost no total de assinantes.
Existem vários fatores que devem ser considerados nesta debandada, mas é fato que um deles certamente é o grande número de bons MMOs free-to-play que pipocaram pela internet nos últimos anos. Jogos como Aion, Forsaken, Ragnarok e Neverwinter estão entre os mais populares MMOs gratuitos da atualidade.
Além disso, alguns MMOS que antes eram pagos — Como Age of Conan, DC Universe Online, City of Heroes e Star Wars: The Old Republic — se tornaram gratuitos, o que pode demonstrar uma tendência para quem busca se manter relevante. O próprio World of Warcraft possui uma Starter Edition que permite que o jogador curta o jogo de graça até alcançar o level 20.
Mas é claro que não é somente a evidente concorrência que respalda este rumor: após o lançamento do Patch 6.1 de World of Warcraft, alguns jogadores destrincharam os códigos do game e encontraram por lá arquivos que fazem alusão à uma “Veteran Edition” do game.
Ainda não se sabe o que realmente é esta Veteran Edition, mas já começaram as especulações: há quem diga que ela pode ser uma variação da Starter Edition, ou mesmo um “pacote de luxo” para usuários pagantes. Outros acreditam que a Veteran Edition permitiria que ex-jogadores de WoW pudessem resgatar seus personagens para curtir o jogo de graça.
Claro que, caso algum destes rumores se concretize, devem haver restrições:este WoW gratuito provavelmente teria um novo limite de level up, restrições no chat, áreas inacessíveis no mapa, etc. Mas para atrair “marinheiros de primeira viagem”, eliminar a barreira da mensalidade sem dúvida seria um passo e tanto.
Devemos lembrar ainda que hoje em dia existem incontáveis jogos que vivem de microtransações: uma peça de armadura aqui, uma arma mais poderosa ali, é possível ganhar muito dinheiro com um jogo “gratuito”, e a própria Blizzard já afirmou que tem planos de inserir microstransações no mundo de Azeroth.
Bom, mas lembre-se: (quase) todas essas teorias mirabolantes são rumores. World of Warcraft vai continuar sendo pago e vai muito bem, obrigado. Porém, é fato que o mundo dos MMOs mudou bastante desde seu lançamento, que rolou há mais de uma década. Talvez seja hora da Blizzard “se atualizar”.
(Geek)