RetroArkade na Campus Party 2015: Jogos antigos fazem alegrias e amigos na Távola Quadrada.
Em meio a tanta novidade e tanta tecnologia que até há pouco tempo atrás parecia estar restrita apenas aos filmes de ficção científica, os “heróis da resistência” continuam firmes e fortes com os nossos eternos e queridos jogos clássicos. E ainda fazem boas amizades por causa disso.
Sim, temos um computador do tamanho de um cartão SD, temos um equipamento que tira fotos em 360 graus e até um simulador de corridas de última geração, mas para um grupo de amigos, o negócio é aproveitar o tempo juntos para jogar os clássicos. Não que eles não estejam aproveitando o evento, porém para eles, valorizar o passado é uma boa maneira de se divertir e de fazer novos amigos.
A galera da Távola Quadrada trouxe seus computadores mas além disso trouxeram um Super Nintendo. O videogame serve de uma espécie de ponte entre o passado e o futuro na Campus. Como um caso compartilhado de Laiane Santos uma garota de 11 anos, que nunca tinha visto um console destes por perto e acabou virando a mascote do grupo.
Quem está a fim de relembrar os clássicos ou a curiosidade de conhecer, o ambiente estava dos mais amigáveis e tinha até com um sofá para animar as disputas. Os jogos estão em abundância, pois eles utilizam um cartucho especial que com um cartão SD as ROMs dos jogos ficam todas guardadas e prontas para serem utilizadas. “É muito difícil encontrar alguns jogos hoje em dia”, disse Fábio Tibúrcio que é de Ribeirão Preto e está em sua segunda Campus Party.
E as madrugadas de fato ficavam mais legais com estes jogos. Durante os dias e na madrugada que passei por lá, era normal ver olhares curiosos ao ver aquele sofá com dois controles tirando rachas de Top Gear. Mortal Kombat 3, NBA Jam, Sonic Wings e muitos outros faziam quem passasse pelo corredor parar e observar mesmo que timidamente os pixels sendo ostentados no local.
A intenção é ampliar as atividades no ano que vem. O grupo está sempre aberto a novos amigos e mais consoles, para ampliar o acervo retrô na mesa. As conversas eram sempre constantes e o grupo recebeu bem todos aqueles que queriam puxar uma conversa ou mesmo jogar o Super Nintendo. As conversas que tive com o pessoal lá envolveu sugestões de jogos retrô por streaming no futuro (alô produtoras!!!! agilizem isso aí!), e até a possibilidade de se fazer um novo jogo para Super Nintendo, explorando recursos que poderiam trazer grandes jogos ainda hoje.
Se você passou pela Távola Quadrada e jogou, com certeza se divertiu muito e se não passou por timidez ou falta de tempo, na Campus Party 2016 eles estarão lá e com certeza você irá aproveitar bons momentos pois o pessoal lá é ponta firme.