Sony apresenta novas informações e previsão de lançamento do Project Morpheus
O presidente da Sony Worldwide Studios revelou mais informações sobre o óculos de realidade virtual do Playstation 4, Project Morpheus, durante uma apresentação na GDC2015. Saiba um pouco mais sobre as mudanças no aparelho e quando ele estará disponível.
Shuhei Yoshida subiu a um dos palcos da GDC 2015 para apresentar o progresso que o Project Morpheus teve desde o seu protótipo ser anunciado no ano passado neste mesmo evento. Uma das maiores novidades é a diferença na tecnologia do visor, que sai das telas de LCD – que causavam um efeito desfocado nos movimentos – para o OLED, com uma persistência menor para os detalhes e que disponibiliza uma resolução de 1920 x 1080 em uma renderização por RGB. A nova versão do visor tem uma impressionante taxa de atualização de 120Hz e apresentando jogos a 120 frames por segundo, deixando para trás até mesmo o recém-anunciado HTC RE Vive, da Valve, nestes quesitos.
De acordo com Yoshida, este suporte de 120 fps é o ideal para o Project Morpheus, encorajando os desenvolvedores a utilizarem este modo em seus jogos, além do próprio visor ter uma função no software que deixará jogos que funcionam normalmente a 60 fps rodando a 120 fps.
No quesito imersão, o Project Morpheus atinge uma latência menor que 18 milissegundos em uma tela de 5.7”, com um campo de visão em torno de 100º, esta nova versão conseguiu cortar o tempo pela metade em comparação ao protótipo. Yoshida menciona que pesquisas mostram que 20 milissegundos é a média em que as pessoas não conseguem mais distinguir a realidade virtual com o mundo real.
Atualmente o Project Morpheus recebe algumas demonstrações para testar todas as configurações, incluindo uma nova versão de The Deep, um demo chamado London Heist e outros demos que estarão no evento. Yoshida explicou que teremos mais detalhes sobre os jogos que o Project Morpheus irá receber na E3 deste ano.
A apresentação terminou com uma previsão de lançamento: a versão final do Morpheus deve chegar às lojas na primeira metade de 2016, mostrando cada vez mais que a Valve e a Oculus VR terão um grande concorrente nos próximos anos.
(Via: Ars Technica, Polygon)