Tribuna Arkade: Documentário mostra a vida de japoneses que moram em cyber cafés
Para nós, o Japão é um lugar repleto de coisas bizarras, certo? Pois um documentário tratou de mostrar algo da terra do sol nascente que nos causa mais estranhamento ainda, onde trabalhadores moram, comem e dormem em cyber cafés.
A jornada de trabalho dos japoneses é simplesmente estressante, seja arranjando um emprego fixo que consome muitas horas do seu dia ou em trabalhos temporários que podem dar umas horinhas a mais de descanso, porém oferecendo menos dinheiro e diminuindo seu poder de aquisição.
Pensando nisso, os japoneses que acabam por não poder pagar o aluguel de um apartamento comum acabam recorrendo à cyber cafés especializados nesse propósito, o de abrigar qualquer um que esteja disposto a não viver sem tecnologia.
Cada “quarto” possui internet 24 horas por dias e videogames a disposição, um lugar para dormir e se apoiar enquanto se passa horas e horas navegando na internet ou destrinchando algum game.
Além disso, assim como em um albergue, existem cozinhas e banheiros comunitários. Porém, chuveiros só se encontram casas de banho à parte.
Vendo essa curiosa situação, o fotojornalista Shiho Fukada criou um documentário mostrando um pouco da vida desses trabalhadores que vivem nesse tipo de ambiente. Com o nome Net Cafe Refugees, o documentário de 10 minutos faz parte de uma trilogia de pequenas mostras chamada Japan’s Disposable Workers, que fala sobre as condições de trabalho dos japoneses.
Entre os pontos destacados por Fukada, a tendência ao isolamento voluntário por essa falta de dinheiro e a tecnologia em excesso podem causar graves problemas a esses trabalhadores, como a depressão.
Apesar de (quase) sempre acharmos graça nas peculiaridades japonesas, nesse caso devemos refletir com um pouco mais de seriedade sobre as questões envolvidas, pois os motivos são realmente preocupantes.
Fique com o documentário que expõe isso abaixo (em inglês):
(Via: Visual News, Faith is Torment)