Análise Arkade: Suas escolhas levadas a tona em Game of Thrones A Telltale Game Series – Sons of Winter (Season 1, Ep. 4)
A intensa trama da Casa Forrester em Game of Thrones continua com o quarto episódio, Sons of Winter. Confira agora a nossa resenha!
As tribulações da Casa Forrester em Westeros foram bem intensas no terceiro episódio, Em The Sword in the Darkness, conhecemos personagens já estabelecidos na série e cada protagonista terminou em um desfecho momentâneo, deixando um bom espaço para diferentes caminhos para o próximo episódio.
Mas antes de discutir o quarto episódio do game, fica o aviso de spoiler para os episódios anteriores do jogo e da série de TV, sendo que Sons of Winter se situa um pouco mais a frente na quarta temporada. Apesar que este aviso está se tornando cada vez mais desnecessário justamente por causa desse episódio, que decidiu se distanciar de vez da trama principal que estamos acompanhando na série de TV.
Lembrando também que vamos focar a nossa análise no roteiro e seu desenvolvimento para o jogo, já que a jogabilidade e a performance se mantém a mesma que dos episódios anteriores.
Não sabe se vale a pena adquirir o game? Aproveite e confira as nossas análises de cada episódio lançado até agora!
Episódio 3: The Sword in the Darkness
EQUILIBRANDO DIVERSAS TRAMAS AO MESMO TEMPO
The Sword in the Darkness foi um tanto conclusivo para vários personagens, e Sons of Winter já introduz logo no começo o resultado do fiel escudeiro/Corvo Gared, que ao fazer isso, Telltale inicia uma tendência que mantém no episódio inteiro: Sobre como o jogo pode se distanciar da trama principal e utilizar o universo de Game of Thrones somente como pano de fundo para os personagens interagirem.
A missão de Gared envolvendo o North Grove finalmente avança e aos poucos vemos para onde que a Telltale Games pretende ir com o personagem e seu objetivo, que assim como John Snow na série de TV, parece ser mais importante que a de todos os outros personagens em Westeros.
Dito isso, o mistério do North Grove continua tão enigmático e confuso quanto estava no primeiro episódio, não tendo um avanço real sobre o que pode fazer e como pode ajudar a Casa Forrester. Mas tudo parece que será revelado em pouco tempo, então posso admitir que este mistério está se tornando mais um beneficio do que um desserviço a trama.
Enquanto isso as tramas paralelas focam nos dramas de Mira Forrester tentando descobrir as negociações entre a Casa Whitehill e dos lordes em Porto Real; Asher e Beshka se encontram trabalhando para Daenerys; E Rodrik ganha a oportunidade de ouro para resolver alguns de seus maiores problemas.
E o mais interessante é que todos estes personagens ganham o seu tempo necessário na tela, conseguindo desenvolver personagens secundários – como é o caso da Beshka -, mudar o ritmo entre a ação desenfreada de Asher com o diálogo inteligente de Mira, e ainda mover a história de Rodrik como Lorde Forrester bem mais para frente do que imaginávamos.
AÇÃO E MANIPULAÇÃO; VINGANÇA E CONSEQUÊNCIA
Como mencionei, Sons of Winter traz um contraste entre Asher e Mira, dado a posição dos dois personagens na história. O trio finalmente encontra Daenerys, que após muita briga é resolvido que Asher e Beshka irão ajudar a Mãe dos Dragões em liberar Meereen, se desenvolvendo em uma das sequências de ação mais bem desenvolvidas no game até agora.
Além de um trabalho excelente de câmera, tornando-a bem mais dinâmica enquanto não prejudica a jogabilidade, a sequência de ação como um todo é bem desenvolvida e quebra o ritmo lento de Mira, que se envolve em cenas tão interessantes quanto, porém focada no diálogo e não na ação desenfreada.
Mira precisa investigar e descobrir quem está por trás das negociações entre a Casa Whitehill e os Lordes de Porto Real, especialmente agora que Tyrion, a única pessoa envolvida nas negociações que Mira conhecia, está preso pela morte do Rei Joffrey.
Assim Mira faz parte de uma série de diálogos que ficam ao critério do jogador para agir da forma que ele quiser, seja falando a verdade, evitando perguntas ou simplesmente mentindo o máximo possível enquanto os manipulam. E pela primeira vez em um jogo eu me senti compelido a manipular o meu inimigo e ainda me encontrei satisfeito ao agir dessa forma. Tudo isso graças ao bom trabalho da Telltale em desenvolver um enredo e dar uma sensação de controle sobre a situação para o jogador.
Por ultimo temos Rodrik, personagem cujo tem um imenso avanço em sua trama graças a novos aliados, e traz alguns momentos verdadeiramente satisfatórios e intensos pela constante luta entre vingança e consequência, elementos que Telltale é conhecida por implementar em seus jogos para deixar o jogador em uma pilha de nervos. No entanto sua história terminou com algumas pontas soltas que devem ser resolvidas no próximo episódio, ao lado do retorno de um personagem icônico para a Casa Forrester.
NEM TODOS SÃO IMPORTANTES
O meu único problema é o mal uso do personagem Ryon Forrester, o garoto que está aprisionado na fortaleza da Casa Whitehill. Já estamos no quarto episódio e até agora não vimos nada de significativo nele, se tornando somente um recurso de roteiro que funciona como instrumento de motivação e restrição para Rodrik e o restante da família que está em Ironwood, já que todo o restante não sabe/não se importa com o menino sequestrado.
E o mais agravante não é necessariamente Ryon como um recurso de roteiro, mas sim como um recurso inútil. Já que o jogador não sente empatia ao garoto porque não teve tempo o bastante para se importar com ele. Até agora conversei com Ryon no primeiro episódio, senti uma conexão e uma relação entre ele e a família, e até me senti mal quando ele foi levado pelos Whitehill, mas após três episódios o meu unido pensamento é a vingança pelo que os Whitehill fizeram com Rodrik e sua família, me deixando com uma vontade maior de retaliar no lugar de lidar cuidadosamente com a situação só porque ele tem alguém como refém.
CONCLUSÃO
O quarto episódio nos deu um avanço interessante para a Casa Forrester, conseguindo distanciar dos personagens principais da série de TV/livros para introduzir algo de novo e ainda se mantendo dentro do universo criado por George R.R. Martin e adaptado por D.B. Weiss e David Benioff na série de TV. Cada uma das histórias recebem o seu próprio impacto e a sensação é que cada protagonista possui um valor para a Casa Forrester, podendo reergue-la ao estado original.
Mas o que Sons of Winter consegue fazer de melhor é continuar com a minha necessidade de saber o que vai acontecer com as pessoas da Casa Forrester, a partir deste momento eu já me sinto investido o bastante para me preocupar com a segurança de alguns personagens – Mira e Asher, principalmente – e no final, é exatamente isto que Game of Thrones deveria fazer. Então, que venha o próximo episódio.
Game of Thrones A Telltale Game Series: Sons of Winter está disponível para PC, Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3, e os dispositivos móveis Android e iOS.