Análise Arkade: uma Sessão da Tarde com Minecraft Story Mode (S1-E1)

27 de outubro de 2015

Análise Arkade: uma Sessão da Tarde com Minecraft Story Mode (S1-E1)

Se Minecraft: Story Mode fosse um filme, ele não ganharia nenhum Oscar. Ele não ganharia nenhum prêmio do Festival de Gramado. É capaz que ele nem saísse nos cinemas. Ele seria nada mais, nada menos, do que um filme da Sessão da Tarde.

Antes de começarmos esta análise, é necessário deixar algo bem claro. Caso você tenha mais que quinze anos, Minecraft: Story Mode não é um jogo feito para você. A verdade nua e crua é que o público deste jogo é o mesmo público do Minecraft original. A maioria deles são crianças, com alguns adolescentes e adultos interessados nas propriedades criativas do jogo como ferramenta.

Minecraft: Story Mode foi feito para aqueles que veem Minecraft como um mundo pedindo para ser explorado, com uma aventura em cada esquina. Isso não é ruim, principalmente porque um produto pode acabar agradando pessoas fora do seu público alvo. Eu acredito que Minecraft: Story Mode (que vamos chamar de Story Mode a partir de agora) é um desses produtos, mas se você entrar achando que este jogo foi feito para um público mais velho, você vai se decepcionar.

Uma aventura lendária

Análise Arkade: uma Sessão da Tarde com Minecraft Story Mode (S1-E1)

Como eu disse antes, Story Mode é um filme da Sessão da Tarde. Seu personagem é Jesse (que, em uma ideia genial da Telltale, pode ser homem, mulher, branco, negro, você escolhe), um jovem construtor que sonha em ser um herói (interpretado pelo hábil Patton Oswalt ou pela excelente Catherine Taber). Junto com seus amigos Olivia, a inteligente engenheira interpretada por Martha Plimpton, e Axel, o brutamontes com um coração de ouro interpretado por Brian Posehn, você acaba se envolvendo em uma batalha contra um monstro capaz de destruir o seu mundo, o resultado de um segredo envolvendo a mítica Order of the Stone e um vilão, Ivor, interpretado por Paul Reubens (o famoso Pee Wee Herman).

Todos os ingredientes estão aqui. O grupo de crianças que se unem em uma aventura grandiosa enquanto lidam sutilmente com temas da vida adulta é uma frase que pode ser descrita para milhares de filmes da Sessão da Tarde, filmes que podem ser adorados pela família inteira – até o companheiro animal personificado está presente na forma de Reubens, seu porco de estimação. Então não espere as escolhas difíceis e as reviravoltas aterrorizantes de jogos antigos da Telltale Games. Tudo aqui é simples, leve e divertido.

Isso não quer dizer que a história do jogo é burra. Seria tão fácil cometer esse erro, mas os roteiristas decidem utilizar o molde da clássica história de crianças indo em uma aventura, vista em filmes como Goonies e os primeiros Harry Potter, sem nunca ir ao nível baixo de inteligência visto em filmes mais bobos. Crianças não são burras (algumas são mais inteligentes que adultos), e ao evitar os erros que outros adultos cometem ao escrever histórias infantis, Story Mode acaba agradando os mais velhos.

Zumbis, esqueletos e aranhas, meu Deus!

Análise Arkade: uma Sessão da Tarde com Minecraft Story Mode (S1-E1)

Story Mode é um jogo da Telltale Games, sem dúvida alguma. A mecânica do jogo em si se resume a interações e algumas escolhas que supostamente afetam o desenvolvimento da história. É simplificado para o público mais jovem, sim, mas nunca chega ao ponto de ser um “Walking Dead para bebês”. O mundo de Minecraft é muito mais belo quando visto sob o olhar cinematográfico da Telltale, com várias sequências divertidas e exuberantes.

Infelizmente, os problemas que apenas irritam nos outros jogos da Telltale impedem Story Mode de ser algo mais do que uma simples aventura no mundo de Minecraft. O “combate” novamente se resume a Quick Time Events que acabam fazendo a ação ficar mais lenta, e o quanto menos se falar das mecânicas de combate e crafting, melhor. Se você quer construir uma espada e um arco e flecha, é melhor voltar a jogar o Minecraft original.

Uma das grandes vitórias de Story Mode, no entanto, é o modo como ela lida com o protagonista e com as escolhas que você faz. Diferente dos outros jogos, aqui você escolhe que objeto os seus personagens vão construir, ou se você vai tentar perseguir uma amizade com um notável valentão. São pequenas escolhas que tornam o mundo do jogo mais pessoal e mais tangível. E como você poder escolher o gênero e etnia do seu personagem, fica mais fácil se conectar com as situações pelas quais Jesse passa. Representação nos games é importante, e Story Mode não ignora ninguém.

Trabalho em equipe é demais

Análise Arkade: uma Sessão da Tarde com Minecraft Story Mode (S1-E1)

Graças a todos os avisos prévios nessa análise, pode parecer que Story Mode é um quase-jogo da Telltale, que não vai agradar nenhum fã de longa data da desenvolvedora. Pelo contrário, o game oferece um tipo de aventura que não é muito popular fora dos consoles da Nintendo. É possível que você não goste do jogo? Sim, principalmente se você entrar com um preconceito contra Minecraft, mas o que Story Mode oferece é um outro tipo de experiência, algo completamente diferente do jogo original.

O mundo de Story Mode me encantou e me capturou. É capaz da história se tornar muito simples e infantil nos próximos episódios, ou é capaz dela se tornar uma obra prima subversiva que pega todo mundo de surpresa, vai saber. Mas se o jogo existe para trazer mais pessoas para o Minecraft original enquanto conta uma história leve e divertida, posso dizer com certeza que Story Mode é um grande sucesso. Dê uma chance a ele. Quem sabe as aventuras de Jesse e seus amigos não vão encantar você também?

https://youtu.be/Sb7D8APneOA

Minecraft: Story Mode – Episode 1: The Order of the Stone está disponível para PC, Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3 e nos dispositivos móveis iOS e Android.

Comente nas redes sociais