Depois do Fim: E o final de Metal Gear Solid V – The Phantom Pain, hein?
Se você terminou Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, você talvez tenha dúvidas sobre o que viu no final, pois venha conosco sanar essas dúvidas agora!
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain foi um dos principais lançamentos desse ano e atingiu marcas colossais de vendas em apenas 2 meses após seu lançamento! E como todo Metal Gear lançado, esse novamente bagunçou com a mente dos jogadores, apresentando revelações bombásticas e grandes evoluções em relação aos jogos anteriores da própria série.
E que tal discutirmos agora o final do game? Estamos trazendo para vocês essa nova proposta e bater um papo desse assunto que normalmente evitamos pelo bem daqueles que ainda não terminaram os games em questão. Sendo assim, esteja bem avisado, a partir desse ponto vai ser festa de spoilers para todo lado, então se você ainda não terminou Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, é melhor parar de ler aqui mesmo. Mas se ainda assim você quiser seguir em frente, então venha conosco!
O HOMEM QUE VENDEU O MUNDO
Uma das maiores polêmicas de The Phantom Pain foi a forma a qual sua história foi contada. Sem mais cutscenes cinematográficas como os games anteriores, aqui temos poucas cutscenes mostrando os acontecimentos, e a maior parte da história sendo contada em fitas cassete. Pessoalmente, esse foi um estilo estranho para mim, fã de longa data da série MGS, mas que é compreensível dado a era em que vivemos: A era da informação, amplamente abordada na série de maneira totalmente realista.
Muita gente vivia reclamando que Metal Gear tinha muito “filminho” e que estes filmes eram complexos demais. Bom, primeiramente que isso por si só não é algo justo a se falar, mas que infelizmente influenciou a produção do game. Um game precisa vender, e pra vendar algumas vezes certos — e tristes — sacrifícios são feitos. E aqui, saíram as cutscenes e entraram as fitas. E o significado é simples: Se você era um dos que reclamava que a série só tinha “filminho”, então toma aí, se você quiser ver a história do game em detalhes, vá VOCÊ próprio atrás dela, e monte VOCÊ as peças dela.
Dessa forma, muitas das revelações do game ficaram a cargo das fitas, mas a maior revelação do game chega até nós como um tiro a queima-roupa de Rail Gun contendo um míssil nuclear pronto para explodir: Durante todo o game, nós não jogamos com o Big Boss, jogamos com outra pessoa se passando por Big Boss! Essa revelação causou um enorme alvoroço nos fãs da série, e muitos chegaram ao extremo de falar que o jogo inteiro de repente é ruim por causa desse final. Mas calma lá! Não é assim não! Um ensinamento simples, mas válido pra tudo: Não é porque você não gostou que é ruim, entende?
Claro, o desgosto é totalmente compreensível, e tem fundamento. Já quando os primeiros trailers de The Phantom Pain foram lançados, surgiu a teoria de que haviam dois Big Bosses no jogo, principalmente pelo médico do final de Ground Zeroes e Ishmael do começo de The Phantom Pain serem dublados por Kiefer Sutherland. Na época, essa teoria foi amplamente rejeitada e ridicularizada, e devo reconhecer, eu era um dos que achava isso absurdo demais para acontecer. E aí chega a bomba! Venom Snake é o médico de Ground Zeroes que passou por uma cirurgia plástica para ficar com a mesma cara de Big Boss, e o verdadeiro Big Boss estava disfarçado de Ishmael no começo do game!
A revolta foi geral, e o ódio se espalhou pelo vento. Mas calma, ainda tem muita coisa a se analisar nesse final! Lembre-se, não é porque você não gosta que é ruim. E isso fica bem claro ao se analisar tudo, pois o final de The Phantom Pain se encaixa perfeitamente no buraco que o game precisava tampar. Basicamente, ele é o final que ninguém queria, mas que ficou perfeito.
Vamos primeiramente aos indícios: No final do primeiro Metal Gear de MSX, Solid Snake matou Big Boss e escapou da fortaleza de Outer Heaven antes de sua explosão. Quatro anos depois, Big Boss ressurge com um exército maior e mais poderoso, e novamente é morto por Solid Snake, que o derrotou improvisando um lança-chamas com uma lata de aerosol e seu isqueiro. Seu corpo foi recuperado pelos Patriots e deixado em estado vegetativo, até que no ano de 2014, com a destruição das 5 IAs dos Patriots, Big Boss acordou após 15 anos de sono, com seu corpo reconstruído com partes de Liquid Snake e Solidus Snake. Mas como Big Boss ressurgiu em 2014 sem nenhuma cicatriz, com os 2 braços e sem o chifre na testa?
Isso era algo que já era levado em conta desde o começo. Claro que um braço mecânico poderia ser escondido por mangas compridas e luvas, mas um chifre não, bem como ele próprio não poderia ser expelido naturalmente pelo corpo, pois estava alojado dentro do cérebro. Além disso, o próprio game desde o começo o avisava de que havia algo estranho. Ishmael responde “você está falando consigo mesmo” quando perguntado quem ele é, Venom Snake não demonstra ter nenhuma memória de eventos anteriores aos de Peace Walker, bem como fuma um charuto eletrônico e tossiu ao experimentar o charuto de Code Talker, e o exame de DNA de Eli (Liquid), dá negativo. Além disso, os próprios soldados da Mother Base as vezes falam a seguinte frase: “Boss, não importa quem você realmente seja, nós só recebemos ordens de você”. E claro, a coisa mais óbvia: termos que dar nosso nome, data de nascimento, e criarmos um avatar no início do game.
A revelação explica uma das coisas mais estranhas do game, porque Snake é tão calado? E a resposta é que aquele não é o verdadeiro Big Boss, que é um personagem carismático, que tem senso de humor mesmo em situações ruins, e que jamais trocaria um charuto verdadeiro por um eletrônico. E essa revelação se encaixa como uma luva no buraco que precisava ser tampado. Porém, o ponto é: nós, os jogadores é que devemos tapar esse buraco juntando as informações que o final nos dá. O game não vai te dar as explicações mastigadas, ele te dá tudo o que você precisa, e é você que deve interpretar e montar as peças.
Afinal, como Big Boss daria ordens para Solid Snake da FOXHOUND ao mesmo tempo que está em Outer Heaven, e como ele sobreviveria a explosão da fortaleza e reapareceria 9 anos depois? Nos primeiros games da série, quando seu enredo ainda não era bem detalhado, era dito que ele sobreviveu a explosão e teve o corpo reconstruído com próteses mecânicas. Mas na verdade, quem morreu em Outer Heaven foi Venom Snake, o “fantasma”, enquanto o verdadeiro Big Boss estava comandando a FOXHOUND. E por fim, o verdadeiro Big Boss foi morto em 1999 dentro de Zanzibar Land. Ou seja, Solid Snake matou 2 Big Bosses, e isso explica como ele reapareceu duas vezes, em 1999 e em 2014, sem cicatrizes, braços mecânicos ou chifres.
A linha do tempo final do game informa tudo o que precisamos saber, mas somente quem conhece a série toda em detalhes pode fazer essas ligações. Jogadores de primeira viagem não saberiam encaixar essas peças, e entenderiam o final apenas como um plot twist polêmico e só. Big Boss após acordar de seu coma foi para a América, passou a comandar a FOXHOUND, numa aliança falsa — envolvendo uma suposta gratidão — com Major Zero, ao mesmo tempo que construía a Outer Heaven, que ao ser terminada foi entregue aos cuidados de Venom Snake, para que a tocasse da forma que achasse melhor. Pois Big Boss confiava nele para dar seguimento ao seu trabalho, e Venom era totalmente leal a Big Boss para fazer isso.
QUAL FOI O PAPEL DE MAJOR ZERO EM TUDO ISSO?
Major Zero, principal responsável pela criação dos Patriots, e idealizador do plano de controle mundial da organização teve um pequeno mas importante papel em The Phantom Pain. Não, ele não foi o responsável pelo ataque a Mother Base no ano de 1975, mas foi graças a ele que The Phantom Pain aconteceu. Enquanto Big Boss e o médico estavam em coma no hospital no Chipre, Zero visitou o local para rever seu velho amigo Big Boss. Zero jamais desejou a morte de seu amigo, apesar de ter tentado destruí-lo em Peace Walker. Ambos eram dois lados opostos de uma Guerra Fria ainda maior do que o conflito entre EUA e URSS.
Vendo seu amigo no hospital, Zero bolou um plano para salvar seu amigo quando ele acordasse. Ele transformaria aquele médico em Big Boss, possibilitando que assim o verdadeiro pudesse fugir do conflito e viver longe do perigo. Através de hipnose, um recurso que Revolver Ocelot não só conhece, como usa muito bem, já que o próprio utilizou tal recurso “virando” Liquid Ocelot no final de MGS2, Zero fez com que o médico acreditasse ser Big Boss, completando com uma cirurgia plástica no hospital.
Ao final, recebemos uma fita de Zero entrevistando Paz antes dos eventos de Peace Walker, e vemos sua motivação, que já era conhecida, de trazer seu amigo de volta para a organização. Futuramente, as ações — traidoras — de Big Boss revoltaram Zero, principalmente tentar por duas vezes matar Solid Snake, um dos clones criados por Zero (e a peça que resolvia os problemas dos Patriots, sem saber/querer), e a relação entre ambos acabou definitivamente, e ambos se tornaram inimigos diretos.
COMO É POSSÍVEL PAZ AINDA ESTAR VIVA?
Essa pegou todo mundo desprevenido! Ao final de Ground Zeroes, Big Boss e o médico removem uma bomba dentro da barriga de Paz, escondida atrás de seus intestinos. Após a fuga da Mother Base destruída, Paz acorda, e se joga do helicóptero após dizer que ainda havia outra bomba dentro de sua…
Ela pula e explode em pleno ar, e essa explosão é o que causa o coma de Big Boss e do médico. Porém, quando terminamos a plataforma médica de nossa Mother Base, encontramos uma sala que pode ser visitada, dentro dela… encontramos Paz viva e inteira! Ocelot e Kaz aparecem e revelam que ela conseguiu ser resgatada ainda com vida do trágico momento no ano de 1975, mas que ela perdeu sua memória e acreditava ser a estudante que fingia ser. (Que fique claro, Paz era maior de idade já em Peace Walker, mas por ser baixinha e ter cara de menina ela se passava facilmente por uma adolescente).
Ao longo do game, resgatamos antigos soldados da Mother Base de 1975, e com eles, recebemos fotografias da época de Peace Walker, que entregamos a Paz e aos poucos ela recupera a memória. Com isso, recebemos fitas com gravações de Paz falando sobre o cotidiano na antiga Mother Base, mas logo algo começa a ficar bem estranho, ela se confunde em suas gravações e memórias, e não sabe se o que está falando é ou não verdade.
Além disso, logo no começo um detalhe importante é visto: Após nove anos, a cicatriz na barriga de Paz ainda não se curou, como isso é possível? Quando encontramos a última fotografia, escondida na frente de nosso nariz o tempo todo na plataforma médica e entregamos a Paz, algo estranho acontece. Sua cicatriz está aberta, e em meio a suas tripas saindo de seu corpo, Paz remove novamente a mesma boma de 1975 que explode em sua frente… e revela que a sala que estávamos não existia, e que Paz nunca esteve lá!
A aparição de Paz era fruto da imaginação de Snake. Pois foi por culpa do próprio médico que o acidente aconteceu, pois ele não removeu a segunda bomba no corpo de Paz, que estava escondida dentro de seu órgão sexual. Um breve flashback mostra que Big Boss pediu para o médico verificar isso e que na verdade a explosão foi resultado de um lança-foguetes disparado de um helicóptero inimigo. Mas isso era mentira, o médico, Venom Snake criou essa lembrança como forma de tentar se perdoar por seu erro, que causou seu coma de 9 anos.
Aquilo era a maior dor do médico, ele não foi capaz de salvar Paz, e isso resultou em sua morte quando a segunda bomba explodiu, destruindo o helicóptero Morpho, arrancando seu braço esquerdo, alojando um estilhaço em seu crânio… e matando Chico. Sim, Chico morreu naquele momento, e por isso ele não apareceu em The Phantom Pain, recebendo apenas uma brevíssima menção numa fita cassete. Não Quiet não é Chico — segundo algumas teorias pela Internet, Chico está morto, assim como Paz não passava de uma ilusão da cabeça de Venom Snake.
E uma curiosidade: A imagem que faz Venom Snake se lembrar da “verdade” é uma imagem em forma de borboleta, a qual soma ao símbolo de paz quando ele “desperta”. E no jogo todo, a borboleta é o símbolo de Quiet. Será que Quiet é a Paz mais adulta e em busca de vingança? Não, não. Estamos brincando… porém que aí tem coisa, ah tem!
O QUE ACONTECEU COM A QUIET?
Pessoalmente, tenho a Quiet como a melhor personagem de The Phantom Pain. Bem como Kojima disse, ela é muito mais do que uma mulher de biquíni no campo de batalha, e as críticas feitas a personagem realmente se tornam injustas quando finalmente a conhecemos melhor. Suas motivações e ações são realmente comoventes. Big Boss/Ishamael a derrotou incendiando seu corpo. Ela foi salva pela terapia de parasitas, que substituíram sua pele, e seus órgãos digestivos. Por isso, roupas a sufocavam, pois sua respiração é cutânea, ela respira pela pele.
Skull Face a infectou com os parasitas das cordas vocais da língua inglesa, para que ela matasse Venom Snake (Skull Face não sabia que aquele não era o verdadeiro Big Boss) se falhasse em derrotá-lo em combate. Porém, com o convívio com Venom Snake, e testemunhando sua bondade com ela, ela ficou dividida entre completar sua vingança ou ficar ao lado de Snake, sendo essa sua decisão, ela decidiu que nunca mais iria falar, pois assim ela poderia ficar junto de Snake sem que ele morresse. Porém, após o terrível caso de mutação dos parasitas, ela fugiu tendo medo de ser a portadora da desgraça, mesmo calada. Snake a resgata novamente, salva sua vida, e em troca ela o salva novamente, deixando-o logo em seguida, para que os parasitas dentro dela não matassem ninguém.
Infelizmente após isso a personagem sai do game, e não podemos mais usá-la como buddy em missões. Uma enorme perda, visto que Quiet é a melhor companheira do game, e uma personagem incrível (Nota do Editor: vocês repararam que o próprio game “te prepara” para isso, colocando missões que são melhores com outros parceiros?). O que acontece com ela após isso, não se sabe infelizmente, mas muitos jogadores (eu incluso) esperam para que futuramente seja possível jogar com ela novamente sem precisar reiniciar o game do começo (o que significa ter que apagar o save e reiniciar todo o game do zero). Existe uma “gambiarra” para conseguir tal feito, porém o jogador terá que abrir mão dos 100% do game.
AGORA DÁ PRA JOGAR COM QUIET DE NOVO!
Sim, amigos. Na atualização 1.06 de Metal Gear Solid V, é possível recrutar novamente a Quiet, mesmo após “perdê-la” para o deserto em seu final. Para isso, basta atualizar o jogo para este patch, que também traz outras atualizações e jogar novamente a missão 11, não a matando ao final e levando-a novamente para a Mother Base. Não sabemos o que isso influencia na história, mas a esta altura do campeonato, você está mais preocupado em terminar os 100% do game do que em conferir mais detalhes de enredo, né?
AFINAL, COMO TERMINA A HISTÓRIA DE ELI?
Essa é a maior “dor fantasma” do game, pois é um conteúdo que foi cortado pela Konami antes do lançamento do game… e foi um corte realmente infeliz, pois a missão que encerra a história de Eli, a missão 51, faz muita falta para o enredo. The Phantom Pain sofreu muitos cortes por parte da Konami que realmente prejudicaram a criação de Hideo Kojima. Ainda assim, o game é muito bom, o que é ainda mais triste, pois se ele é incrível do jeito que foi lançado, ele seria ainda melhor se esses cortes não tivessem ocorrido.
No episódio 51, “Kingdom of the flies”, que foi incluído nos extras da edição de colecionador do game, é mostrado que após escapar da Mother Base com o Metal Gear Sahelantropus, Eli, que é ninguém mais, ninguém menos que o próprio Liquid Snake criança, se estabeleceu numa ilha na África Central e espalhou o parasita da língua inglesa matando todos os adultos, menos ele e as crianças soldado que o acompanham, pois suas cordas vocais ainda não estão totalmente formadas dada suas idades. Nesse episódio, Snake vai até a ilha para dar fim aos planos de Eli, e se depara com soldados da Cipher que foram até lá para matar Eli e recuperar o Sahelantropus, após uma intensa batalha entre os soldados e o Sahelantropus, terminando com Snake destruindo a máquina com a ajuda dos soldados da Diamond Dogs.
Ao final, Snake acidentalmente atira em Eli, porém um colete o salva. Mas no fim, Snake não tem escolha a não ser abandonar Eli na ilha e bombardeá-la com Napalm para exterminar os parasitas, que também estão dentro de Eli. No final, Tretij Rebenok, ou melhor dizendo, o jovem Psycho Mantis remove os parasitas de dentro de Eli, e foge com ele para longe da ilha, com ambos contemplando a Estátua da Liberdade em Nova York, encerrando assim o arco de Eli, mas não seu desejo de vingança contra Big Boss, que acabaria em 2005, com as mortes de Psycho Mantis e Liquid Snake.
HUEY EMMERICH, LOUCO OU INOCENTE?
Huey Emmerich, o cientista que apareceu em Peace Walker, e pai de Hal Emmerich (Otacon) teve uma participação intensa nesse game. Por culpa dele, a falsa inspeção da ONU entrou na Mother Base de 1975, se revelando serem soldados da XOF controlados por Skull Face que destruíram tudo. Nove anos mais tarde, todos queriam encontrá-lo por culpá-lo pela destruição da MSF.
Huey é um personagem de mente e objetivos muito complexos, mas uma coisa se sobressai a tudo: Huey era um homem realmente covarde. Por sua culpa, muitas tragédias aconteceram, e sua covardia é tamanha que ele não reconhece seus próprios erros. Interpretar suas ações fica a cargo do jogador, mas pelo menos para mim ficou claro que a todo momento, no que envolvia a MSF e os Diamond Dogs, ele acreditava realmente que o que estava fazendo era para o bem deles. Mas esse era o seu erro, ele acreditava com tanta “força” que sequer aceitava seus próprios erros. Por culpa de Huey a MSF foi destruída, os parasitas sofreram mutação, o que resultou num massacre para salvar a Mother Base, Eli escapou da base com o Sahelantropus e muitos outros problemas.
Ao ser confrontado por tudo isso, o que ele fez? Culpou todos os outros, “tirando o seu da reta”, não admitindo seus próprios erros, um real ato de covardia. Mas seu maior crime está na criação do Sahelantropus. No projeto, a cientista Strangelove foi contratada pela Cipher (sem que ela soubesse que estava trabalhando para Zero) e colocada no projeto junto de Huey. Eles acabaram se relacionando, o que resultou no nascimento de Otacon. Skull Face não queria usar inteligencia artificial (o campo de Starngelove) no novo Metal Gear, e nem ela queria seu trabalho fosse usado para os objetivos de Zero. Com isso, ela e Skull Face se confrontavam, e tudo culminou quando Huey forçou seu próprio filho no cockpit do Sahelantropus para testar o comportamento da arma com um piloto humano, não se importando com a segurança de seu filho.
Strangelove, revoltada, afastou o pequeno Hal do próprio pai, e o relacionamento de ambos estava interferindo na produção do novo Metal Gear, até o dia em que Huey trancou Strangelove dentro do Mammal Pod, o pod da inteligência artificial de Peace Walker, e a deixou lá para morrer, até que seus restos mortais fossem descobertos por Kaz e Ocelot, bem como as gravações finais de Strangelove dentro do pod, antes de morrer. Com tudo isso, ele foi deixado a deriva num bote salva-vidas, graças a Big Boss — já que Miller e os soldados queriam a sua morte, e expulso da Mother Base.
O futuro de Huey todos que jogaram MGS2 já sabem. Ele se casou e teve uma nova filha, Emma Emmerich. Nesse período, ele vivia junto de seus dois filhos e de sua esposa, que traiu Huey com Otacon. Quando Huey descobriu que sua esposa o estava traindo com seu próprio filho, o já enlouquecido cientista decidiu de suicidar nas piscina de sua casa (Huey era paraplégico, e por isso não conseguia nadar), porém ele resolveu levar Emma junto com ele. Felizmente, ela sobreviveu, mas isso resultou no distanciamento entre Emma e Otacon. Quanto a Huey, seu papel em MGSV mostrou como ele realmente era louco, justificando enfim como ele foi capaz de se matar querendo levar consigo sua própria filha.
PORQUE O HOMEM EM CHAMAS NÃO MATOU VENOM SNAKE?
Isso quebrou a cabeça de muita gente. Desde o primeiro trailer de The Phantom Pain, todos os fãs da série notaram a semelhança entre o Homem em Chamas com um certo personagem que já apareceu anteriormente na série, e isso se confirmou, ele é o próprio Coronel Yevgeny Borisovitch Volgin, o vilão de MGS3: Snake Eater.
Em vários momentos do game, Volgin tinha Venom Snake em suas mãos, prestes a ser morto, mas ele parava nesses momentos. Porque isso acontecia? Como explicado pelo game, o jovem Psycho Mantis era quem controlava o Homem em Chamas. E num dos momentos mais tensos do game, onde encontramos os corpos infectados com os parasitas e com fones de ouvido alojados em suas gargantas, o Homem em Chamas parou quando estava prestes a matar Snake. Isso aconteceu pois quando Mantis se distraía, como nesse momento, onde ele assistiu a morte do jovem Shabani, ele perdia o controle do Homem em Chamas, que ficava imóvel.
Isso acontecia pois Volgin estava mais morto do que vivo. Após MGS3 ele passou 20 anos em coma até ser despertado no início de MGSV por sua insaciável sede por vingança. Porém, ele não tinha mais controle sobre seu próprio corpo. No fim de seu arco, devemos resgatar seu corpo de uma base inimiga. Nesse momento Volgin retoma brevemente controle de seu próprio corpo e volta por poucos segundos a ter sua deformada aparência humana, e novamente, prestes a matar Snake, ele hesita e enfim morre.
Porque isso aconteceu? Isso se trata de algo subjetivo. Porém uma das teorias mais aceitas é a de que no momento em que Volgin fica frente a frente com Venom Snake, em seu breve período de consciência, ele percebe que aquele não é o verdadeiro Big Boss, e nesse momento, sem poder mais se manter vivo, e não podendo completar sua vingança, seu corpo enfim perece, e Volgin enfim morre, após 20 anos de coma e puro desejo de vingança o mantendo vivo.
MAIS QUESTÕES NÃO RESPONDIDAS
Apesar de tudo, algumas poucas coisas ficaram sem resposta, porém, nada que faça um grande diferença, ou que necessitem de mais um game para serem explicadas. O final do game deixou tudo bem encaixado, cortando a necessidade de mais um game para explicar o que ainda está faltando.
A principal dessas questões está relacionada a Solid Snake. No fim do game, vemos que quando Ocelot conta a verdade para Kaz sobre os 2 Big Bosses, ele se revolta por completo, passando a odiar o verdadeiro Big Boss e dizendo que dali por diante ele trabalharia para destruí-lo, ajudando Venom Snake a fazer isso. Porém, como Venom era totalmente legal a Big Boss, ele não o trairia, sendo assim, em algum momento Kaz o deixaria e voltaria para a América, o que realmente aconteceu.
Provavelmente, quando a Outer Heaven, construída por Big Boss ficou pronta, Venom e os Diamond Dogs se mudaram para ela, e o mais provável é que a Mother Base tenha sido desativada e abandonada. Com isso, Kaz não se uniria nem a Outer Heaven, muito menos a FOXHOUND, por estar sendo comandada por Big Boss. A questão que fica é, quando Kaz treinou o jovem Solid Snake? Em seu tempo pré-FOXHOUND quando lutava na Guerra do Golfo, ou somente após 1995, quando, após a morte de Venom Snake, Big Boss precisou abandonar a FOXHOUND e se passar por morto.
E outro ponto é justamente relacionado a isso. Afinal, Solid Snake conheceu Big Boss pessoalmente dentro da FOXHOUND? Se a resposta for sim, ele veria a diferença entre ambos, um sem chifre, e um com chifre. Se Snake não o tiver conhecido pessoalmente, seu encontro com ele em Zanzibar Land seria diferente, ele notaria a ausência do chifre e o braço esquerdo normal, mas ainda assim seria algo irrelevante para o momento. Se bem que com toda a tecnologia disponível, poderia acontecer desses onze anos que separam os dois games, o chifre ter sido retirado e uma prótese mais humana fazer a parte do braço. Tecnologia cibernética existe em MGS.
Já outros pontos são: Onde estavam Gray Fox, Naomi Hunter e Sniper Wolf? Todos esses personagens foram aliados de Big Boss, e muitos esperavam que pudessem aparecer aqui, principalmente Gray Fox. Então afinal, porque não apareceram? A resposta pra isso é bastante simples, nós não estamos jogando com Big Boss. Venom Snake não sabe quem era Gray Fox. Além disso, após acordar do coma, Big Boss voltou para a América, e foi nesse período que ele resgatou Gray Fox e Naomi em Moçambique e os trouxe para a América, onde Naomi ficou, e Gray Fox e Big Boss voltaram para a guerra. Venom Snake jamais poderia ter feito isso, pois estava encarregado de realizar o “trabalho sujo” de Big Boss no comando da Outer Heaven.
Quanto a Sniper Wolf, é difícil saber. O coma de nove anos de Big Boss e Venom Snake só tornava possível que a história da série progredisse somente após 1984, sendo assim, ela poderia ter sido resgatada tanto por Big Boss quanto por Venom Snake, porém, o mais provável sendo que o verdadeiro Big Boss a tenha resgatado, porém, sem nenhuma confirmação.
PERGUNTAS DO EDITOR
E a FOXDIE? Será que os parasitas tem alguma relação com o vírus? Acredito que sim, mas não de maneira direta. Em uma das fitas, Zero deixa bem claro que tem uma “arma” mais eficaz em processo, capaz de atingir alvos específicos, e é claro que ele já idealizava a FOXDIE que é tão presente na era Solid Snake. Porém, todos estes eventos com parasitas podem ter sido o estalar de dedos para trazer a ideia da vacina. Sem mencionar que a presença de Code Talker e seus estudos ajudam a entender melhor personagens como The End, Quiet, e nos deixa até suspeitar de que personagens como Sniper Wolf e Vulcan Raven possam ter parasitas dentro de seus corpos, para justificar seus “poderes” naturais.
Ocelot é o assassino de Kaz? Lembra que em Metal Gear Solid foi revelado que o Master Miller era Liquid disfarçado, enquanto o real Kazuhira foi encontrado morto dias antes dos eventos de Shadow Moses? Pois na conversa final de MGSV, podemos ver Ocelot e Kaz discutindo que apoiariam lados opostos quando “os irmãos lutassem”, nem que um precisasse matar o outro para isso. Nunca foi revelado o assassino de Kaz, porém esta conversa pode ser uma das pistas mais importantes em meio a tudo isso.
Venom Snake foi “entregue a morte” pelo próprio Big Boss? Nas conversas finais, também vemos que “só existirá um Big Boss no futuro”, e a fita com o plano OPERATION INTRUDE N… que faz referência ao primeiro Metal Gear, cuja história ocorre onze anos mais tarde, mostra que os eventos já estavam previamente arquitetados, e embora o plano revelado era de que Solid Snake falhasse e fosse convencido a apoiar Outer Heaven, podemos acreditar que Solid Snake foi enviado para a fortaleza unicamente para matar o “falso” Big Boss.
O que Kaz andava aprontando na Rodésia? É mencionado que Kazuhira Miller andava “aprontando” pelos lados da Rodésia, local aonde Gray Fox lutou, Naomi foi adotada pelo mesmo e Solidus também operava, além de um Raiden criança matando geral. Enfim: o que é que este local tem de tão especial na história do game que sempre ficou obscuro? E ainda falando do “Master” Miller: que diabos ele queria com aqueles hambúrgueres?
Code Talker é um dos membros originais do Wisemen’s Committee? Na conversa final de MGS 2, Snake e Otacon descobrem que os nomes dos membros dos Patriots contidos no disco que capturaram estavam todos mortos há mais de 100 anos. E quantos anos Code Talker disse que tinha? Mais de 100, devido aos parasitas, correto? Pouco soubemos sobre ele fora dos eventos do jogo, mas sua “sabedoria”, além de ser um “patriota”, pois se considera americanizado pelo hambúrguer e revelou que índios navajos lutaram na Segunda Guerra Mundial e se orgulhavam disso pode nos fazer pensar nisto.
A SÉRIE FOI CONCLUÍDA, MAS NÃO O GAME
Como já mencionado, o desenvolvimento de The Phantom Pain foi prejudicado, pois a Konami cortou muitas coisas que fizeram muita falta. Jogadores que obtiveram acesso aos códigos de programação do game descobriram que Kojima planejava que o game tivesse 95 episódios! O game final foi lançado com 50 episódios, são 45 episódios cortados! O conteúdo deles é desconhecido, mas o que se sabe é que o game estava sendo planejado para ser lançado somente em 2016 para ficar realmente completo.
Com isso, um problema que o game acabou tendo foi sua conclusão. Ele conclui a série, mas não conclui o ano de 1984. O plano de Skull Face era exterminar o idioma inglês do mundo, vingando-se de Zero, pois ele desejava controle de todo o mundo, e usaria o idioma inglês para isso, já que a pesquisa com esses parasitas foi iniciada por Zero. Após isso, ele espalharia bombas nucleares desmontadas por todo o mundo, assim cada nação e até mesmo pequenos grupos teriam acesso a armas nucleares, e o mundo todo seria obrigado a reconhecer o poder até dos menores grupos, vivendo numa era de medo sem fim, onde Skull Face controlaria tudo e todos, pois ele teria o controle sobre cada bomba nuclear do mundo, além de ter Sahelantropus em seu controle, colocando o mundo em suas mãos.
No final, Skull Face foi morto e seu plano impedido, mas o que veio depois? O game terminou com a sensação de estar inacabado. Pois enquanto vemos a verdade sobre Venom Snake e Big Boss, não vemos como a trama do ano de 1984 acaba. Sendo que o fim seria justamente o Episódio 51, que foi cortado. Pois com ele, todos os parasitas são enfim destruídos, e o plano de Skull Face é definitivamente terminado. Uma enorme pena, mas que felizmente não atrapalhou o resultado final, pois Metal Gear Solid V: The Phantom Pain ainda sim é um dos melhores games lançados nesse ano.
Finalizando, todas essas conclusões só são possíveis de serem tomadas por quem conhece a série toda. The Phantom Pain foi criado pensando em atrair novos jogadores, mas é bem claro que somente quem conhece a série inteira consegue entender 1005 de seu enredo, seus plot twists e as razões para algumas coisas que acontecem.
E aí, o que achou? Algumas de suas dúvidas, se você as tinha, pôde ser sanada? Uma coisa é certa apesar de tudo, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é um excelente game. Apesar das críticas recebidas em relação a seu final e a sua estrutura, devemos ser justos na hora de avaliar seu enredo. Eu não quero fazer você gostar do final do game, muito longe disso. Se você gostou ou não do game no geral, ou de seu final, isso é algo seu. E somente seu. Lembrem-se, gosto não se discute, mas devemos interpretar o que nos está sendo apresentado. E é claro, acima de tudo, devemos nos divertir jogando!
Participou do post o editor Junior Candido, segundo maior fã de Metal Gear Solid na Arkade. O primeiro você sabe muito bem quem é.