Campus Party 2016: A Realidade Virtual coloca as asas de fora e confirma o título de tendência tech do ano
A área de simulação da Campus Party 2016 só comprova uma coisa: que a próxima febre na tecnologia serão os óculos de realidade virtual e aumentada.
Desde os primórdios da humanidade, mais conhecido como os anos 80, o homem quis ampliar a sua sensação de realidade em mídias como games ou cinema e por causa disso, investiu em óculos 3D e outros equipamentos do tipo.
Mas com inúmeros fracassos, sendo o mais famoso o Virtual Boy, aquele console vermelho e preto que segundo a própria Nintendo, dava dores de cabeça em seus usuários, o tema ficou um pouco engavetado, até o pessoal da Rift chegar com seu Oculus e trazer nova vida ao segmento.
O que ocasionou uma nova febre destes equipamentos, que além do Oculus também conta com a Samsung, e até a Apple, segundo rumores, quer entrar no mercado, que já custa pouco com aquelas caixinhas de papelão que aceitam o celular que com vídeo apropriado simulam o efeito.
Na Campus Party, toda edição conta com uma área de simuladores na área gratuita, com simuladores de voo, de corrida e desta vez, até de Formula Truck, mas a palavra de ordem deste ano é: coloque um óculos e divirta-se.
No Spotify, por exemplo, o equipamento insere o usuário em um ambiente específico, sendo levado pela música, podendo ouvir Beatles enquanto explora todas as dimensões da Abbey Road. Já o Submarino coloca até um ventilador para aumentar a imersão.
A resposta do público foi a mais positiva possível, pois aonde tem um óculos, com certeza tem fila pra experimentar a novidade. Segue algumas imagens da área de simulação da Campus:
Os óculos de realidade virtual já são febre, estão sendo desejados por muita gente e chega de maneira definitiva ao mercado a partir deste ano. Não espere preços camaradas em um primeiro momento, mas pode ter a certeza de que esta pode ser a próxima febre da tecnologia, como aconteceu com os smartphones, por exemplo.
A Campus Party vai até domingo, 31, no Anhembi em São Paulo. E conta com uma área gratuita, aonde todos, mesmo os que não são campuseiros, podem conferir de perto estas novidades.
* Imagens capturadas com o Sony Xperia Z5, cedido pela Sony Brasil.