As Olimpíadas do Rio 2016 terão competições de e-Sports!
Parece pegadinha, mas não é: pela primeira vez na história, teremos uma competição de e-Sports rolando junto com as Olímpiadas!
Chamado de eGames, o evento está sendo tirado do papel graças à uma ação do governo britânico, apresentada durante o London Games Festival. A ideia é que o eGames aconteça de quatro em quatro anos, sempre junto com as Olimpíadas e com torneios no país onde estão sendo disputados os Jogos Olímpicos.
O Comitê Olímpico Internacional não está envolvido, logo, os torneios do eGames não terão premiação em dinheiro, e os participantes poderão levar para casa medalhas de ouro, prata e bronze (que não são as medalhas oficiais das Olimpíadas).
Além dos eGames, o governo britânico também sugeriu a criação do International eGames Committe, comitê sem fins lucrativos que tem o objetivo de “modelar positivamente o futuro do competitivo de games”.
Para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, teremos disputas de e-Sports rolando em dois dias de evento, e quatro times já estão confirmados para a disputa: eTeam Britain, eTeam Canadá, eTeam EUA e eTeam Brazil.
Ainda não sabemos quais serão os jogos que os times irão jogar durante as disputas, mas é lógico pensar que devemos ter games de sucesso em torneios — como League of Legends, DotA 2, Counter-Strike e HearthStone — envolvidos na parada.
Ou seja, por mais que eSports ainda não sejam oficialmente esportes olímpicos, os eGames sem dúvida são um passo importante para isso, e devem gerar visibilidade e mídia espontânea para cyber-atletas de todas as equipes envolvidas.
Mais informações devem pintar no site oficial nas próximas semanas. Mas, desde já está aí um bom motivo para ficarmos de olho nas Olimpíadas Rio 2016!