Tribuna Arkade: você não vai acreditar na disputa judicial que rolou entre a Sky e os produtores de No Man’s Sky
O mundos dos games ocasionalmente nos brinda com algumas notícias bizarras: o que dizer de uma provedora de TV que REGISTRA uma palavra comum — Sky — como sua marca registrada e tenta impedir os outros de utilizarem esta palavra em seus projetos?
No Man’s Sky está em desenvolvimento há mais de 3 anos e já passou por alguns adiamentos — o produtor do game até foi ameaçado de morte por alguns fãs mais sem noção — em seu desenvolvimento. O que ninguém sabia (até agora) era que havia uma briga judicial “secreta” rolando nos bastidores do game.
O que acontece é que a Sky — provedora de TV a cabo que você provavelmente já ouviu falar — registrou a palavra Sky (céu) como sua marca registrada. Logo, a Hello Games estaria se apropriando da “marca” Sky no título de seu game… e obviamente, a Sky não gostou disso.
A briga judicial rolou em segredo pelos últimos anos, mas parece que enfim chegou a um fim neste fim de semana, pois o Twitter oficial do produtor Sean Murray (e do game em si) comemorou o fato de poder utilizar a palavra Sky em seu game sem problemas:
Yay! We finally settled with Sky (they own the word “Sky”). We can call our game No Man’s Sky. 3 years of secret stupid legal nonsense over
— Sean Murray (@NoMansSky) June 17, 2016
E sabe o que é mais curioso? Esta não é a primeira vez que a Sky se envolve em brigas do gênero: há alguns anos, ela conseguiu impedir que a Microsoft lançasse uma plataforma na nuvem chamada Skydrive… e é por isso que hoje usamos o Onedrive, e não o Skydrive, para armazenamento online.
Por mais cômica e bizarra que seja a situação, isso não é tão incomum assim. Muita gente deve se lembrar que, durante a Copa de 2014, a FIFA “registrou temporariamente” diversas palavras do nosso cotidiano, tais como “Pagode” e “Copa 2014“, bem como os nomes das capitais que sediaram jogos.
No caso da Sky, acho que há um zelo demasiado, afinal “sky” é uma palavra bastante utilizada em filmes, músicas (e games) que não têm relaão com a empresa… imagina que inferno (em termos de marketing) seria se agora, às vésperas de seu lançamento, No Man’s Sky precisasse mudar de nome por conta de uma ação judicial que a gente nem sabia que estava rolando?
Bom, o fato é que a Hello Games ganhou a causa, e a marca No Man’s Sky está segura. Se o jogo é bom ou não, a gente descobre no dia 9 de agosto, quando o game for lançado para PC e Playstation 4.
P.S. Se serve de consolo, pelo menos isso deve atrasar um pouco os planos da Skynet, a rebelião das máquinas e o fim da raça humana. 🙂
(Via: Eurogamer)