Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

3 de outubro de 2016

Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

Filthy Lucre, feito pela produtora independente Fabrik chega com uma interessante proposta: unir o estilo old-school de jogos stealth com novas mecânicas e um altíssimo desafio para botar a prova as habilidades do jogador em tentar entrar em locais altamente patrulhados e sair de lá carregando tudo o que puder roubar!

Você, muitos inimigos, e tudo o que puder roubar

Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

Filthy Lucre não possui esse nome a toa. O game coloca você na pele de um ladrão profissional com um trabalho que poderia ser considerado dos sonhos: Você foi contratado por um perigoso e sádico velho no fundo do poço, um ex-milionário que perdeu tudo o que tinha para Harry Carter, um outro milionário que conseguiu tirar tudo do velho acabado: Suas mansões, carros, e todo o seu dinheiro.

Sua missão: Invada as propriedades de Carter, roube tudo o que puder, e prejudique-o mais e mais até o momento de dar o golpe final. O game não se aprofunda muito em seu enredo, nós não sabemos o nome do velho que nos contratou, conhecemos apenas seu rosto, seu ódio por Carter e suas ordens: Atinja-o onde dói, não importa como.

O game então nos deixa agir da forma que bem entendermos, de acordo com os equipamentos que possuímos. Primeiramente, o jogador pode escolher um personagem para controlar, então, duas armas de fogo e dois equipamentos. E aí, é hora de partir para as missões.

Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

As missões são divididas em cinco áreas, cada uma com três fases. As cinco áreas são: O ferro-velho, a estação de tratamento de água, a mansão, os escritórios de um prédio comercial e o banco. Apenas uma fase é liberada por vez em cada uma dessas áreas, e o banco só liberado após terminar 1 fase de cada uma das quatro áreas anteriores.

Cada área é diferente da outra, tanto em seus visuais quanto em seus recursos. Algumas possuem mais guardas, outras possuem menos. Bem como cada área possui diversos itens e pontos de interesse que o jogador pode utilizar para sua vantagem, ou para dificultar ainda mais a vida do jogados. O game possui objetos destacados por contornos coloridos que podem ser interagidos: Amarelos são itens que podem ser roubados, verdes são objetivos secundários, dourados são objetivos primários, e os azuis são armas e objetos que o jogador pode interagir, como painéis, computadores, e vários objetos que produzem sons e distraem inimigos.

E com isso, a forma de entrar e sair de uma fase está inteiramente nas mãos do jogador. O jogador pode optar por usar stealth e matar inimigos despercebidos, usando seus equipamentos para criar armadilhas ou usando o próprio cenário a seu favor, ligando rádios, televisões ou mexendo com outros objetos para atrair inimigos e matá-los silenciosamente. Ou pode partir pro tiroteio direto e encarar os inimigos na cara, coragem e tiros.

Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

Porém, cada ação do jogador tem consequências, e a IA do game é muito competente em responder a elas. Se o jogador por acaso optar por passar despercebido sem matar nenhum inimigo, ainda assim a IA poderá perceber sua presença. Alguns inimigos carregam cartões de acesso para abrir portas, e o jogador pode roubar esses cartões de seus bolsos sem que eles percebam. Porém, eventualmente ele se dará conta da falta desse cartão, e alertará seus companheiros de seu desaparecimento, deixando-os alertas a um possível perigo.

Além disso, os inimigos percebem mudanças nos cenários: Eles escutam sons altos e ficam desconfiados de diferentes maneiras, se o jogador ativar elementos do próprio cenário para fazer barulho, o inimigo mais próximo irá checar a origem do som, e não vendo nada errado, voltará a seu posto. Mas se o jogador bater em uma parede ou correr fazendo barulho perto de inimigos, eles checarão a origem do som, e como não verão nada, ficarão desconfiados e avisarão os outros via rádio que algo não está certo, e procurará por coisas estranhas fora de seu posto.

Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

Além de perceberem que certos itens foram roubados. Os itens verdes, dos objetivos secundários normalmente são vigiados pelos inimigos. E caso o jogador consiga roubar esses itens sem precisar matar ninguém, inimigos e até câmeras de segurança percebem o item faltando, e entram em estado de alerta a procura de quem roubou o item.

O game possui um medidor de perigo para o jogador, o Heat Level. Ele marca o nível de alerta dos inimigos sobre você. Sempre que um inimigo ver você, achar algum companheiro morto, perceber itens roubados ou se as câmeras de vigilância pegarem qualquer uma das situações citadas, o medidor vai se enchendo. O medidor pode chegar até o nível três, aumentando cada vez mais o perigo para o jogador conforme o nível sobe. Se o medidor ultrapassar o nível três, uma contagem regressiva aparece, e quando ela termina, soldados das forças especiais aparecem no cenário para caçar você, e se eles aparecerem, só sobra uma opção, fugir, pois eles irão direto atrás de você, e não adianta se esconder, pois se morrer, tem que recomeçar a fase inteira do zero!

Gameplay e diferentes formas de roubo

Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

Filthy Lucre possui um ótimo gameplay. O game possui perspectiva isométrica, o que nos dá uma boa vista sobre o cenário e seus arredores, ajudando a identificar com mais facilidade itens e inimigos. Os inimigos e objetivos estão sempre destacados no cenário, então o jogador sempre saberá onde eles estão, mas isso não necessariamente significa que as coisas são fáceis. Os inimigos normalmente possuem rotas fixas de patrulha, mas eles não estão preso a elas. Os inimigos mudam suas rotas constantemente e param para conversar uns com os outros. O timing não é aliado do jogador a toda hora, por isso, paciência e agilidade andam de mãos dadas aqui.

Itens pequenos são roubados instantaneamente, sendo somados diretamente no placar final da missão. Itens maiores precisam ser carregados em bolsas até o ponto de saída da fase. Toda fase possui um ponto de saída, pelo qual o jogador deve fugir, e essas sacolas devem ser entregues nesse ponto para serem computadas no placar. Isso torna as coisas ao mesmo tempo mais desafiadoras e mais amigáveis. Desafiadoras, pois em algumas missões é preciso fazer várias viagens para carregar tudo, pois seu personagem só pode carregar duas sacolas por vez. E amigáveis, pois o jogador pode deixar as fases a hora que quiser, sem precisar concluir os objetivos.

O jogador pode, se estiver com muita dificuldade, roubar o que conseguir e fugir. O que foi roubado é registrado, e o jogador pode voltar uma outra hora para concluir a limpeza, bem como cancelar o alerta de inimigos. Aliás, os inimigos jamais esquecem da presença do jogador. Assim como em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, mesmo que você consiga se esconder, os inimigos não sairão de modo de alerta e não irão parar de te procurar. Portanto, se você for encarar as fases em stealth, tome cuidado com suas ações!

O controle do personagem é muito simples. Antes de cada missão, em sua base, o jogador deve escolher 2 armas e dois equipamentos. Ambos podem ser silenciosos ou não, com armas com supressores ou bestas que não fazem som, minas atordoadoras, itens para esconder corpos de inimigos mortos até granadas, bombas e metralhadoras. Cada arma e equipamento combinados montam uma estratégia diferente, deixando cada partida diferente da outra. Para mirar, usa-se o analógico direito do dualshock 4 ou o mouse. Granadas são jogadas para frente, com o jogador podendo definir a mira, porém não a distância, e minas são colocadas no local onde o jogador está. Além de outros itens com diversas funcionalidades muito úteis

Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

Para evitar os inimigos, o jogador pode andar agachado, sem fazer barulho, e pode matar inimigos instantaneamente com um golpe físico ao se aproximar por trás deles. Além de usar espaços entre estantes e outros objetos para não ser visto. Os inimigos são bem espertos, então mesmo que você queira partir para o tiroteio, seja cuidadoso para não acabar sendo detectado por eles antes de poder reagir.

Gráficos e sons

Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

Filthy Lucre possui gráficos simples, mas bem feitos e principalmente funcionais. O game destaca de forma clara os objetivos, itens e inimigos, e possui cenários muito bem construídos, com muitos detalhes e que sofrem alterações. Alguns cenários, como a mansão, são visitados mais de uma vez, e em cada nova visita, o layout se “transforma”, com novos obstáculos, novas salas abertas e salas visitadas em fases anteriores bloqueadas. Dessa forma, a mesma fase se transforma em uma completamente nova com essas mudanças, nunca dando ao game a sensação de repetição.

A iluminação do game é muito boa, ambientes claros e escuros afetam tanto o visual, como a resposta dos personagens. Salas escuras destacam luzes de computadores e painéis, e faz com que os inimigos usem lanternas dentro delas. Ambientes claros destacam bem seus elementos, principalmente o jogador, que fica muito vulnerável em espaços abertos e claros.

Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

A trilha sonora do game é muito boa, e significativa. Jogadores que mandam bem no stealth sequer ouvirão as músicas do game, pois em Filthy Lucre há uma regra muito clara: Se tem música tocando, você está em perigo. Com o jogador incógnito, ouvimos somente os sons ambientes do game, porém, basta que apenas um inimigo perceba o jogador, seja vendo-o diretamente ou tendo provas de sua presença, que uma música começa a tocar e te acompanha até o fim do jogo. E quanto maior o Heat Level, mais intensa é a música. Por isso, se você começar a ouvir música, tome muito cuidado.

Conclusão

Análise Arkade: roube tudo o que puder em stealth ou com violência em Filthy Lucre

Filthy Lucre é um excelente game para os amantes de stealth e estratégia. Sua jogabilidade e atmosfera, aliados com o tema de roubo combinam perfeitamente e criam uma excelente imersão, enquanto o jogador encara os inimigos silenciosamente ou em fogo aberto.

O game ainda possui um modo co-op, tanto online como split-screen, onde até dois jogadores trabalham juntos para fazer a limpa em cada fase. Além disso, cada fase possui, além dos objetivos primários e secundários, desafios para o jogador tentar cumprir, como terminar a fase sem ser visto, roubar certa quantidade de itens ou matar inimigos de maneira específica. Aumentando bem o fator replay do game, que é curto, contando com apenas 15 missões totais, mas na medida certa para divertir muito.

Filthy Lucre foi lançado no dia 16 de setembro para PS4 PC, contando com suporte para o Playstation VR.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais