Análise Arkade: Junte sua guilda para muita ação (e porrada) no beta de Mu Legend
Você lembra de Mu Online? Aquele MMORPG Coreano repleto de ação, combates com hack ‘n slash e armaduras gigantes? A sequência do game tem seu lançamento 12 anos depois da primeira versão do game original e chama-se Mu Legend.
Confira a seguir nossa análise da versão Beta da sequência do MMORPG com mais porradaria já feito!
Mas antes, veja este vídeo de introdução do game:
A muito tempo atrás
Mu Legend começa como um clássico game de RPG: Você é um guerreiro lendário, um dos grandes protetores do reino que está em perigo onde a muito tempo atrás um mago poderosíssimo aprisionou um ser maligno dentro de si, perdendo a batalha interna contra as forças do mal. Agora resta a você tentar impedi-lo e salvar o reino, sua própria party e o mundo.
A narrativa inicial é um pouco clichê, onde após você escolher a classe e criar seu personagem, inicia no nível 100 com todas as skills da classe e especialidade definidas, praticamente indestrutível.
O ponto interessante de começar superpoderoso é que você conhece os limites da classe escolhida, sabendo qual o potencial das habilidades desbloqueadas 100%. Lógico que, em seguida você acaba perdendo tudo e voltando à estaca zero, tendo que começar do nível 1 para derrotar o grande vilão do game.
Classes poderosas (… e onde eu escolho o sexo?)
As classes disponíveis no game (na versão beta) são 4: O pomposo Dark Lord (um nome um tanto quanto exagerado para o Warrior/Knight padrão, aquele com ataque/defesa balanceados), o bestial Blader (que faz o papel de Assassino, associado a ataques de área e danos críticos), o misterioso War Mage (equivalente a um Sorcerer/Wizard), a veloz Whisperer (equivale a um Hunter/Archer, responsável por ataques de longa distância e velocidade), além da interessante mas ainda não lançada Empasizer, classe inovadora que controla objetos com a mente, atingindo os inimigos á distância, um híbrido entre a Whisperer e o Blader, garantindo um dano alto a longas distâncias.
O curioso é que o game segue uma linha mais antiquada — e limitada, na minha opinião — de definir o sexo do personagem de acordo com a classe escolhida, principalmente no ano em que estamos (2016, caso você esteja lendo isso no futuro) e todas as questões vem sendo levantadas sobre igualdade de gênero e liberdades em diversas plataformas de entretenimento. Além disso, tanto para o lado masculino (- Eu não posso controlar um arqueiro homem?) quanto para o feminino (- Eu não posso jogar como uma guerreira?) essas questões são limitadoras, mas não influenciam no gameplay direto.
Customizando seu char
Mu Legend é um game simples, com poucas opções de customização de personagem. Ao selecionar sua classe e raça, é permitido escolher o rosto (entre cerca de 15 pré-definidos), cabelos, tatuagens e cores para os dois, além de um estilo de roupa a ser utilizado. E…é isso. Essa é toda a customização que você irá selecionar inicialmente. Claramente o game foi econômico na liberdade dos designs, mas em tempos onde o que chama a atenção é a customização completa do personagem (ao ponto de você praticamente conseguir reproduzir sua imagem, vide Black Desert Online), esse aspecto peca um pouco, mesmo contando com designs muito interessantes e específicos para cada classe.
Crescendo e aprendendo
Subir de nível em Mu Legend é uma tarefa divertida e não muito custosa, pois os pontos de experiência necessários para evoluir são bem justos e até mais rápidos do que a maioria dos MMOs comuns (server pirata não conta, viu?).
Os status são divididos da forma padrão (Força, destreza, inteligência, etc.), mas são muito bem complementados com ‘Soul Points‘, atributos que evoluem separadamente dos status comuns, e podem ser distribuídos em 4 categorias: Ataque, Defesa, Suporte e Outros.
Já as skills liberadas são muito variadas, porém acabam demorando um pouco mais para serem evoluídas/desbloqueadas, custando um pouco a deixar o gameplay mais divertido. Por exemplo: Demora alguns níveis para desbloquear ataques em área de certas classes, tornando o combate um pouco mais longo e limitado a ataques mais pontuais, fazendo você evitar grandes grupos inicialmente.
Viaje sozinho (ou não)
Mu Legend possui uma campanha interessante que sustenta bastante o gameplay solitário, fomentando a história de uma forma muito interessante. Entretanto, para evoluir de uma forma mais eficaz (e aproveitar a proposta do game, afinal é um mmo), é muito válido unir-se a outros jogadores e seguir a história na companhia de outros guerreiros.
Clássica briga por loot.
Audiovisual
Mu Legend é um game muito bonito.
As dungeons, equipamentos e personagens apresentados no game trazem uma criatividade muito grande por parte dos designers, além de uma certa nostalgia do clássico MU e suas armaduras gigantescas. Os efeitos de luz e sombra são muito bem-feitos, e o game traz toda essa qualidade gráfica, junto a vários inimigos surgindo na tela sem requerer um potencial gráfico muito pesado, rodando em máquinas não tão atuais. Fica também o destaque para as CGs introdutórias do game e da história, que apesar de serem curtinhas, não perdem em nada para grandes estúdios como a Blizzard.
Controles
Os controles do game são focados em dois centros: Mouse para andar e para ataque primário e secundário e as teclas de Q a I para utilização de habilidades e itens pré-definidos. Os controles respondem bem e são de fácil acesso, permitindo respostas rápidas para batalhas de maior dificuldade. Entretanto, acabam sendo um pouco tediosos, pois acabam por fim caindo no lugar-comum de jogabilidades de mmorpg.
Novidades
As principais novidades em relação ao game original estão nos diferentes modos de jogo existentes dentro do próprio mundo de MU: Temos o Rift, uma fenda na realidade onde os jogadores poderão se encontrar para enfrentar inimigos em dungeons divididas por diferentes níveis (essa novidade é MUITO mais divertida que a campanha principal), recebendo recompensas incríveis (é muito bom para evoluir e conseguir equipamentos bem mais fortes).
Outras contribuições divertidas para o game são a Endless Tower, um dungeon ilimitado separado por diversos andares onde cada um é mais difícil que o anterior. Também temos o Altar of Spirits, onde existe uma arena pvp com conquista de territórios a lá Moba, e a Arena original, palco para toda a porradaria já conhecida do MU clássico. Um problema é que esses mapas são liberados (ao menos no beta) para níveis muito superiores, impedindo os jogadores mais novatos de experimentarem os diferentes modos de jogo.
Conclusão
MU Online é a sequência de um grande mmo e que realmente mantém sua essência. A jogabilidade hack n’ slash, a porradaria dos confrontos PvP, o grande número de inimigos na tela, as armaduras gigantes, as lutas cheias de ação e de golpes com grande impacto visual, o PvP intenso, tudo ainda está lá, modernizado e muito mais bonito.
É uma boa novidade no mundo do MMORPG, bem-vinda em uma época de remakes e de sequências, trazendo muitos aspectos novos e que dão uma repaginada no gameplay já conhecido de um dos clássicos games do gênero, tornando-se um ótimo destaque como free-to-play futuro.
O game foi aberto para beta dia 25 de outubro para PCs, ainda não possuindo data de lançamento oficial.