Magic: The Gathering – o trading card game mais famoso do mundo

29 de novembro de 2010

Magic: The Gathering – o trading card game mais famoso do mundo

Trading card games – jogos de cartas colecionáveis em português – são jogos em que você, munido de um baralho especial, duela com um ou mais amigos em diversos tipos de batalhas. Alguns jogos famosos neste estilo são Pokémon, Yu-Gi-Oh e até mesmo World of Warcraft (que fez mais sucesso nos Estados Unidos). Mas nenhum deles existiria se não fosse Magic: The Gathering, o primeiro e mais famoso TCG criado.

A história de MTG

Magic: The Gathering foi criado em 1991 pelo então professor de matemática Richard Garfield, que contava com a ajuda de seus alunos para inventar e refinar as características do jogo. Na época, Garfield encontrou com Peter Adkison, então presidente da Wizards of the Coast, e expôs a ideia do trading card game para ele. Adkison topou na hora e, dois anos depois, em 5 de Agosto de 1993, Magic: The Gathering foi lançado.

Magic: The Gathering – o trading card game mais famoso do mundo

O sucesso do jogo foi estrondoso, ganhando até mesmo uma re-edição e sua primeira expansão, Arabian Nights, ainda em 1993. Desde então, são 12 conjuntos básicos de cartas e 53 expansões, cada uma delas com uma história, personagens, criaturas e mitologia próprias. Além disso tudo, ainda existem séries diferenciadas, como Unglued, uma expansão com cartas que infringem as regras do jogo, e Unhinged, uma expansão que parodia as cartas de outras expansões e que estipula regras bizarras, como ter que vencer uma queda de braço para utilizar determinado efeito.

Em 1996, a Wizards of the Coast criou o Magic Pro Tour, um circuito de torneios que premia os melhores jogadores de Magic com consideráveis quantias em dinheiro. Em 2009, por exemplo, o principal prêmio do Pro Tour foi de 40 mil dólares. Desde então, a empresa já distribuiu mais de 30 milhões de dólares em prêmios para vencedores. Dois brasileiros já ganharam Pro Tours até hoje: Carlos Romão, campeão em Sydney, Austrália, em 2002, e Paulo Vítor Damo da Rosa, campeão em San Juan, Porto Rico, em 2010.

Características

As cartas de Magic: The Gathering são divididas em cinco cores (Branco, Azul, Preto, Vermelho e Verde) e quatro raridades identificadas pelo símbolo da coleção ou expansão: comum – símbolo negro, incomum – símbolo prateado, rara – símbolo dourado e rara mítica – símbolo alaranjado. Esta última raridade foi a última a ser criada, surgindo na expansão de 2008 Shards of Alara (Fragmentos de Alara).

Magic: The Gathering – o trading card game mais famoso do mundo

Um deck básico de Magic consta de 60 cartas. Geralmente, 20 a 24 destas cartas são terrenos, que geram mana e servem para invocar criaturas, feitiços, encantamentos, mágicas instantâneas e artefatos. O restante você pode dividir como bem entender entre os outros tipos de cartas. Cada carta possui um custo de invocação. Por exemplo, uma carta com 1** como custo de invocação necessita de 3 terrenos para ser jogada, sendo que dois deles precisam ser planícies (terrenos da cor branca).

  • Branco é a cor da paz, tranquilidade e saúde. Suas principais características são criaturas pequenas, mas fortes coletivamente; encantamentos de proteção e mágicas para ganhar vida. Seu problema é ser muito focado na defesa e, dependendo do baralho, ter problemas para atacar;
  • Um baralho Azul é conhecido por controlar o jogo, forçando o descarte de cartas e anulação de mágicas. A maioria de suas criaturas são fracas, mas contam com habilidades como Voar que facilitam na hora da batalha;
  • Preto é a cor da destruição e da morte. Seus feitiços são conhecidos por destruírem criaturas, descartarem cartas e fazerem todos os jogadores perderem pontos de vida. Como sempre busca vencer a todo custo, o preto tem acesso limitado a várias habilidades, mas isso sempre tem um custo;
  • Quem usa o Vermelho busca sempre dar a maior quantidade de dano possível no menor tempo possível. A principal característica de suas criaturas é o ímpeto, que as permite atacar logo quando entram em campo. Tanta velocidade, no entanto, acaba fazendo com que decks vermelhos percam força no decorrer das batalhas;
  • Por fim, o Verde é a cor da natureza e dos animais. É a cor com o maior número de criaturas e com os bichos mais fortes do jogo (mas não necessariamente os melhores). Apesar de tanto poder de ataque, é a cor com menor variação de estratégia e peca pela aparente falta de criaturas voadoras;
  • Existem ainda cartas multicoloridas que misturam características de dois ou mais cores e artefatos que são cartas incolores e que podem se encaixar em qualquer baralho pois seu custo de invocação pode ser pago com qualquer cor.

Curiosidades e fatos sobre Magic: The GatheringMagic: The Gathering – o trading card game mais famoso do mundo

  • A carta mais cara de todas é a Black Lotus, cujo preço varia de 700 até 2.000 dólares. Em 2005, um colecionador chegou a pagar 20.0000 dólares por uma Black Lotus em perfeito estado.
  • O nome da criatura Phelddagrif é um anagrama de Garfield Ph.D (Richard Garfield, criador de Magic, era Ph.D em Matemática)
  • Entre 1995 e 2002, a Wizards of the Coast não produziu ou refez cartas que tivessem as palavras Demon (demônio) ou Devil (diabo) devido a alegações de ocultismo por grupos religiosos
  • Existe um conjunto de cartas chamado Power Nine que são tidas como nove das cartas mais raras do jogo todo. São elas: Black Lotus, Mox Pearl, Mox Sapphire, Mox Jet, Mox Ruby, Mox Emerald, Ancestral Recall, Time Walk e Timetwister.
  • A carta mais rara de todas se chama 1996 World Champion, feita em homenagem ao primeiro campeão mundial de MTG, Tom Chanpheng. Só existe uma cópia dela no mundo todo e ela está num case de acrílico na casa de Chanpheng.
  • A carta com maior custo feita até hoje é a criatura artefato Draco, que custa 16 manas incolores para ser invocada.
  • A coleção básica com o maior número de cartas até hoje é a Quinta Edição, com 449 cartas. A expansão com o maior número de cartas é a Espiral Temporal, com 422 cards.
  • Em 1998 foi lançado o jogo Havic: The Bothering, uma paródia de MTG de qualidade duvidosa e que deixou de ser comercializada em pouco tempo.
  • MTG já inspirou nove jogos de videogame até hoje.

Esta matéria possui mais páginas: 1 2

Comente nas redes sociais