Conheça melhor o Atari 2600 que a Tectoy relançou no Brasil
Um dos consoles mais populares de todos os tempos, e muito querido por nós brasileiros, voltou a ser vendido em nosso país através da Tectoy. A empresa, que continua vendendo o Master System, em sua edição Evolution (review aqui), e está preparando o retorno do Mega Drive, agora soma ao seu portfólio o Atari 2600, em uma versão com jogos na memória e, como os outros consoles do gênero, plug and play.
Para fazer com que conheça melhor a iniciativa, e também para tirar dúvidas sobre a versão do Atari que está sendo comercializada, preparamos este especial para ajudá-lo a ver melhor os detalhes do videogame que marcou gerações no passado e quer voltar a fazer parte da vida das pessoas nos dias de hoje.
Atari Flashback? Mas o que é isso?
No ano de 2004, a ATGames, com licença da Atari, lançou o primeiro Atari Flashback. O console, primeiramente baseado no Atari 7200, e depois usando as clássicas formas do Atari 2600, foi o primeiro videogame com o símbolo da Atari após o lançamento do Jaguar, dez anos antes. O videogame vinha com jogos dos dois sistemas mencionados e foi sendo atualizado com o passar dos anos.
O Atari Flashback 7, o videogame que a Tectoy está produzindo na Zona Franca de Manaus e vendendo no Brasil, é a edição mais recente do clássico da Atari, também licenciado pela empresa, que conta com 101 jogos na memória e oferece dois controles, além dos botões clássicos de reset e configurações, tais quais existiam no console original.
A diferença, é que o console é bem menor do que o seu antecessor, os botões substituíram as alavancas tradicionais, e a entrada dos controles agora é na parte da frente. E, mesmo sem o HDMI, o sistema é pronto para rodar nas TVs atuais, com o cabo AV tradicional acompanhando o pacote. Vale lembrar que os Ataris originais rodavam no sistema RF (o eterno canal 3), e exigem modificação de mão de obra especializada para convertê-lo para o padrão RCA que funciona melhor nas TVs de hoje.
A Tectoy está fazendo este Atari de forma semelhante ao Mega Drive?
Sim e não. Dizemos sim, se a pergunta for a respeito da intenção da empresa de resgatar os bons tempos do videogame, ampliando sua linha de produtos e levando os bons tempos da empresa no Brasil de volta a mente do jogador, especialmente o que viveu os anos 80 e 90, até com o logo da empresa utilizado nesta época destacando estes lançamentos.
Mas a resposta é não, se analisarmos os produtos de maneira técnica. Com o Mega Drive, a Tectoy buscou refazer o primeiro console de maneira idêntica a original, salvo os jogos que rodarão em um cartão SD. Os componentes, design e funcionamento buscam ser o mais próximos possíveis do 16-bit da Sega, trazendo ao jogador a sensação exata de curtir os jogos como era na época de sucesso do videogame, com direito a colocar a fita no console e tudo.
Já o Atari 2600 fica entre este Mega Drive e o Master System também vendido atualmente pela empresa. Se trata de um videogame que conta com desenhos semelhantes (embora seja menor) ao original, mas ao mesmo tempo vem com jogos na memória pré-instalados, sendo um pouco mais direto ao ponto no quesito ligar e jogar. Também traz nostalgia, com certeza, mas não é possível ligar fitas nele, por exemplo.
E os Jogos?
Como anunciado pela Tectoy, o Atari 2600 vem com 101 jogos, e dentre estes a empresa destaca Jungle Hunt, Front Line, Polaris, o original Frogger e Space Invaders. Como já foi falado, não há a possibilidade de se incluir mais jogos no videogame, seja por cartucho ou por cartões SD, e a lista de games é a seguinte:
- 3D Tac-Toe,
- Adventure,
- Adventure II,
- Air Raiders ™,
- Air Sea Battle,
- Aquaventure,
- Armor ambush™,
- Asteroids®,
- Astroblast™,
- Atari Climber,
- Backgammon,
- Basketball,
- Black Jack,
- Bowling,
- Breakout®,
- Cannonball™ (Human Cannonball™),
- Canyon Bomber®,
- Centipede®,
- Baseball (Super Challenge™ Baseball),
- Chall. Football (Super Challenge™ Football),
- Champ. Soccer (Championship Soccer),
- Chase it!,
- Circus Atari®,
- Combat®,
- Combat® II,
- Crystal Castles®,
- Dark Cavern™,
- Demns To Dimnds (Demons to Diamonds™),
- Desert Falcon,
- Dodge’Em,
- Double Dunk™,
- Earthworld™ (Swordquest: Earthworld™),
- Escape it!,
- Fatal Run,
- Fireworld™ (Swordquest: Fireworld™),
- Flag Capture,
- Football,
- Frog Pond,
- Frogs & Flies,
- Fun With Numbers,
- Golf,
- Gravitar®,
- Hangman,
- Haunted House®,
- Haunted House II (Return to Haunted House),
- Home Run,
- Indy 500™,
- Intl. Soccer™ (International Soccer™),
- Maze Craze (Maze Craze: A Game of Cops ’n Robbers),
- Millipede®,
- Miniature Golf,
- Miss It!,
- Missile Command®,
- Moto Rodeo (MotoRodeo),
- Night Driver™,
- Off The Wall,
- Outlaw,
- Pong Sports (Pong®),
- Radar Lock,
- RS Baseball (Realsports® Baseball),
- RS Basketball (Realsports® Basketball),
- RS Soccer (Realsports® Soccer),
- RS Volleyball (Realsports® Volleyball),
- Saboteur®,
- Save Mary,
- Sea Battle™,
- Secret Quest,
- Shield Shifter,
- Sky Diver,
- Slot Machine,
- Slot Racers,
- Solaris,
- Space Attack™,
- Space War,
- Sprintmaster,
- Star Ship,
- Star Strike™,
- Steeplechase,
- Stellar Track™,
- Street Racer,
- Strip Off,
- Sub Commander (Submarine Commander®),
- Super Baseball,
- Super Breakout®,
- Super Football,
- Surround,
- Sword Fight™,
- Tempest®,
- Video Checkers,
- Video Chess,
- Video Pinball,
- Warlords®,
- Waterworld™ (Swordquest: Waterworld™),
- Wizard,
- Yar´s Return (Yars’ Return),
- Yar´s Revenge (Yars’ Revenge®)
O Atari 2600 da Tectoy está a venda no site da empresa, pelo valor de R$499 (ou R$475,04 à vista), e acompanha o videogame com seus 101 jogos, dois controles com fio, um cabo de áudio e vídeo e o manual de instruções. Ele é bivolt (110/220v), consome 1,7W, é PAL-M e tem saída AV Mono.