Análise Arkade: Mr. Shifty é Hotline Miami com teletransporte, e é incrível!
Se você curte Hotline Miami e sentia falta de uma experiência parecida, então você precisa conhecer Mr. Shifty! O novo game da Tiny Builds e da Team Shifty trás muita ação, pancadaria e teletransportes contra dezenas de inimigos diferentes. Então venha conosco conferir a análise completa do game, que foi lançado para PCs e para o Nintendo Switch!
Um ladrão com poderes de teletransporte
Mr. Shifty possui uma história simples, mas interessante. Você controla o protagonista de mesmo nome do game, um homem quieto, com roupas simples, mas muito poder. Ele tem o poder de se teletransportar por pequenas distâncias, permitindo-o inclusive se transportar através de paredes, fugir, enganar inimigos e etc. Além de ser muito forte com os punhos. Forte o suficiente para derrubar paredes na base do soco!
Sua missão é invadir um grande arranha-céu controlado por Stone, um empresário inescrupuloso que usa seu poder para realizar atos criminosos: criar armas, controlar governos e países e por aí vai. Mr. Shifty se infiltra no prédio de Stone completamente sozinho, tendo apenas o suporte de Nyx por rádio. Ela acompanha seu progresso a distância, explicando as razões pela invasão e inclusive auxiliando com dicas ao longo do caminho.
Sua missão é simples: Entre no prédio para roubar um poderoso item, o Mega Plutônio. Mas logo as coisas ficam piores, e a alternativa para cumprir sua missão se torna acabar com o império de Stone. Na base da infiltração, teletransporte e principalmente na base da porrada!
Noturno dos X-Men dentro de Hotline Miami
Mr. Shifty tem o mesmo gameplay de Hotline Miami, câmera aérea, movimentação e mira simples e um sistema de ataques ainda mais simples. O game possui duas diferenças principais para Hotline Miami, a primeira é que não podemos usar armas de fogo, somente algumas armas brancas como pedaços de madeira, barras de ferro, objetos em geral e etc. E a segunda é que podemos nos teletransportar, o que deixa tudo muito mais legal.
O teletransporte é o recurso fundamental do game. Os inimigos do game são implacáveis, uma vez tendo visto você, o caçarão sem parar. Com o uso do teletransporte é possível desviar de ataques inimigos, fugir e enganar inimigos desaparecendo da frente deles e atacando-os pelas costas e também se aproximar rapidamente de inimigos para atacá-los.
O teletransporte deve ser usado com sabedoria, é possível usá-lo até cinco vezes consecutivas em alta velocidade. Quando se esgotam os cinco usos, leva alguns segundos parra recarregar a habilidade. Mas usando o teletransporte com sabedoria esse é um problema que nunca acontecerá. Cada ícone de uso de teletransporte se recarrega quase imediatamente após seu uso. Dessa forma sabendo usar de maneira eficaz o teletransporte é possível criar estratégias e ataques em alta velocidade para acabar com os inimigos.
Dificuldade
A progressão e dificuldade do game é bem similar a Hotline Miami. Cada missão começa e termina em um elevador, sempre seguindo para o andar superior para continuar a porradaria. Cada missão é dividida em várias salas diferentes, e para prosseguir para a próxima o jogador deve vencer todos os inimigos presentes e em alguns momentos resolver pequenos puzzles.
A cada missão nova a dificuldade sobe, com novos inimigos e armadilhas. O game começa de forma acessível, até que o jogador se acostume com a jogabilidade, com uma dificuldade que sobe gradativamente, com momentos mais tranquilos intercalados com momentos de muita dificuldade, como inimigos mais fortes que conseguem te matar com mais facilidade ou armadilhas que envolvem lasers mortais e bombas. O game é desafiador, porém justo, mas em alguns momentos perto do seu final ele se torna extremamente frustrante.
Algumas das armadilhas presentes no final do game demandam além de habilidade para se posicionar nos lugares certos, demandam que o jogador decore as sequencias de ataques inimigos. Isso significa que o jogador precisará morrer algumas vezes para poder identificar os padrões de ataque, e o que dificulta tudo é que esses trechos do final são muito rápidos e difíceis, mais do que qualquer outro desafio ao longo do game. E além disso, esses trechos são muito longos.
Quando você morre no game, você volta para a entrada da sala onde morreu. Não há game over, mas muitas salas são bem grandes, e essa sequência final que me refiro possui muitas ondas de inimigos e armadilhas. Você sai de uma e já cai na próxima, e se morrer, terá que refazer todo o percurso novamente. Esse trecho em específico é extremamente frustrante, e demandam muito tempo para ser decorados, se baseando mais na memória do que em habilidade.
Felizmente são poucos esses trechos. No geral o game proporciona um desafio alto e muito divertido. É muito bom desviar de um tiro de um inimigo, se transportar para trás dele e acabar com ele na porrada, ou então empalar vários inimigos juntos usando uma arma de arremesso, como uma lança. Aliás, quanto mais porrada você der melhor. Quanto mais você luta, uma barrinha amarela vai se enchendo, e quando ela fica completa, ativa o modo slow motion em momentos críticos, com essa barra completa, o slow motion se ativa automaticamente quando algum tiro se aproxima de você, esse é um recurso automático que literalmente salva a sua vida e te dá alguns poucos segundos para matar vários inimigos sem problemas. Portanto, não deixe de realizar vários combos seguidos para habilitar esse recurso!
Audiovisual
Mr. Shifty possui um visual muito estiloso. Os personagens possuem visuais em cel-shaded, enquanto os cenários, apesar de possuírem pouca variedade, indo de escritórios, a salões elegantes e bases militares, são totalmente destrutíveis, e isso torna tudo ainda mais legal! Paredes podem ser derrubadas, objetos podem ser quebrados e janelas podem ser estilhaçadas.
Os cenários após as batalhas se transformam por completo, uma das coisas mais legais visualmente do game é destruir paredes de diversas formas diferentes, com bombas, ou até mesmo fazendo um inimigo atravessá-la após espancá-lo, é muito satisfatório ver toda a destruição acontecendo no game.
A trilha sonora de Mr. Shifty é fantástica, não devendo nada à também excelente trilha de Hotline Miami, porém com uma identidade própria, diferente das músicas eletrônicas com vibe oitentista, mas ainda assim mantendo uma excelente qualidade de áudio. Os sons ainda possuem um papel indireto em combate, pois os inimigos podem escutar a destruição causada pelo jogador e imediatamente vão para a origem do som não para investigar, e sim para atacar. Então fique atento, o combate no game atrai mais combate, fique sempre ligado para não ser surpreendido.
Conclusão
Se você gosta de Hotline Miami, você precisa conferir Mr. Shifty. É exatamente como o game que o inspira, mas com teletransporte, deixando tudo ainda mais eletrizante e divertido! E principalmente se você possui o novo console da Nintendo, o Switch, esse é um excelente indie que você pode testar na plataforma, e que vai proporcionar muito desafio e diversão para você!
Mr. Shifty termina com aquela sensação de que ainda não é o fim, e seria excelente se uma sequência para o game fosse lançada futuramente, com novos poderes e ainda mais possibilidades de enfrentar inimigos e causar muita destruição! Então se você tiver a chance, experimente o game, pois ele é realmente excelente!
O game ainda conta com menus e legendas em português brasileiro. A tradução acabou não sendo muito eficiente em algumas coisas, sendo traduzindo alguns termos de forma literal, como a frase “Stage Cleared” ao se terminar uma fase sendo traduzido para “Fase Apagar”, além de alguns outros erros em certas falas. Apesar disso, é possível aproveitar o game bem em nosso idioma.
Mr. Shifty foi lançado no dia 13 de abril com versões para PC e Nintendo Switch.