Análise Arkade: YamaYama é um party game esquisitão com cara de desenho animado

1 de agosto de 2017

Análise Arkade: YamaYama é um party game esquisitão com cara de desenho animado

Se você está em busca de um party game divertido e com visual cartunesco um tanto quanto bizarro, conheça YamaYama!

Diversão rápida e casual

YamaYama é aquele tipo de jogo bem plug and play: não é preciso perder tempo com tutoriais, nem aprender regras ou comandos complexos.

Na prática, cada partida é um mini-game, onde até quatro jogadores se reúnem em uma “arena” onde algum desafio maluco deve ser encarado, no estilo Mario Party ou Crash Bash. Os mini-games são variados: não ser carregado por uma correnteza, colorir o piso com a cor do seu personagem, tomar o controle de um ponto de interesse, e muito mais.

Análise Arkade: YamaYama é um party game esquisitão com cara de desenho animado

Cada mini-game possui sua própria pegada, mas todos são bem intuitivos e acessíveis. Não há segredo: quem levar a melhor, ganha. Simples assim.

A maluca FatSuit

O diferencial aqui está na FatSuit: cada personagem usa uma roupa que é uma espécie de balão, que pode ser inflado para repelir os outros jogadores, ou mesmo empurrá-los para buracos e armadilhas!

Análise Arkade: YamaYama é um party game esquisitão com cara de desenho animado

Ou seja, não basta você fazer a sua parte: atrapalhar seus amigos também é parte fundamental do processo, e é o que torna a experiência caótica e divertida.

Confira um pouco de gameplay abaixo, que mostra 3 modalidades diferentes:

Reparou como as partidas são rápidas e dinâmicas? Em um vídeo de menos de 7 minutos, foram 3 partidas completas. Isso é bom para não tornar cada partida maçante, e torna o jogo amigável para aquela jogadinha rápida com os amigos.

Audiovisual

YamaYama é um jogo tão bonito quanto bizarro. Colorido e psicodélico, o visual dele lembra o de algumas animações do Adult Swin ou mesmo da Nickelodeon. É cartunesco, mas definitivamente não é “bonitinho”, com muitas bocas gigantes popando pelas arenas, personagens com perninhas finas e outras misturas loucas.

Análise Arkade: YamaYama é um party game esquisitão com cara de desenho animado

O departamento sonoro é bem animado, e combina com esta vibe maluca do jogo: as músicas são divertidas e há muitos efeitos engraçadinhos que reforçam a impressão de que estamos jogando um desenho animado. Não há legendas em português, mas tudo aqui é tão básico que, sinceramente, nem faz falta.

Conclusão

YamaYama é esquisitão, mas fácil de jogar e acessível para todas as idades. Isso faz dele um jogo especialmente recomendável para jogar com amigos não-gamers, ou para quebrar o gelo naquela reunião da galera que está meio caída.

Não há uma grande vida útil aqui — afinal, o que temos aqui é basicamente um amontoado de mini-games — e se você só joga sozinho, não terá absolutamente nada para fazer. Mas, eu curto muito esses games para jogar de galera — tais como Overcooked, Jump Stars e Death Squared — e, se você tiver mais 3 amigos para jogar contigo, sem dúvida dará umas boas risadas!

YamaYama foi lançado em julho, com versões para PC e Playstation 4.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais