A Anbernic quer lançar um portátil tão pequeno, que na verdade é um chaveiro
A Anbernic é velha conhecida dos adeptos de jogos retrô, pois oferece várias opções, como o RG35XX, que traz vários emuladores de consoles antigos até o PS1, e o Win 600, que tem Windows como sistema operacional e roda vários jogos de PC. Mas a marca quer lançar um novo dispositivo, e este com algo em especial: o seu pequeno tamanho que o deixa quase como um chaveiro.
O portátil tem o nome, pelo menos até agora, de RG Nano, conforme foi apresentado pelo site Retrododo. Um vídeo mostra um pouco do projeto, com uma unidade em azul claro, em que é possível ver dois botões de ombro e quatro botões faciais, assim como o Pocket Go era, uns cinco anos atrás.
O aparelho, ainda segundo o canal, tem uma bateria de 1050mAh e vem com Linux de sistema operacional. Suas capacidades vão até o Game Boy Advance, o que garante que consoles anteriores funcionem sem problemas, conforme já pudemos conferir em outros aparelhos da marca.
Ele possui um único alto-falante e se recarrega através de uma porta USB-C, que também serve como porta de áudio. O dispositivo não tem saída para fone de ouvido de 3,5 mm, exigindo um fone USB-C ou um adaptador para usar fones “comuns”. Isso também significa que o portátil não permite recarga e uso de fones ao mesmo tempo.
O aparelho, quando for lançado, terá como “concorrente” o Powkiddy Q36 Mini, que é um clone do Game Gear Mini, mas que traz um potente hardware interno, a ponto de rodar até alguns games de PS1. Ele custa cerca de R$ 260, o que faz imaginar que a solução da Anbernic possa ser mais barata, devido aos seus cortes em tecnologia e capacidade reduzida.