A Codemasters pode ter considerado desenvolver um drive de CD-ROM para o NES
A Codemasters de hoje é bem conhecida por seus jogos de corrida de sucesso, como os da Fórmula 1, e também por ser atualmente uma desenvolvedora parte da EA. Mas a empresa, no passado, se aventurava não só em games, como em acessórios, dos mais variados.
O dispositivo mais lembrado, quando falamos de Codemasters, é o Game Genie, um dos primeiros “cartuchos de trapaça” produzidos para consoles domésticos. A Nintendo contestou o dispositivo e até travou uma de suas muitas batalhas (sem sucesso) para impedir sua venda, mas aparentemente não era o único dispositivo que a Codemasters tinha em mente para o NES de 8 bits da Nintendo.
Conforme mostrado por Kara Jane Adams na revista GamePro edição 8, a Codemasters estava trabalhando em uma unidade de CD-ROM para o console. Com isso acontecendo antes do próprio projeto da Nintendo, o famoso “Playstation da Nintendo” que você conhece muito bem, que não deu certo e abriu espaço para que a Sony começasse sua própria história na indústria.
CDs para Nintendo? Isso mesmo! Uma empresa do Reino Unido, Codemaster [sic], desenvolveu um reprodutor de CD de áudio para uso com o sistema Nintendo. A Samsung está fabricando o hardware para esta unidade incomum e a Camerica planeja distribuir o produto nos Estados Unidos a partir deste verão.
Se você comprar o reprodutor de CD e a interface juntos, o custo será de $159.95. Um CD contendo dois jogos está incluído na unidade. Os jogadores também poderão adquirir a Interface Nintendo separadamente por $44.95. Isso deve permitir que qualquer pessoa com um reprodutor de CD de áudio o conecte ao seu Nintendo.
As vantagens desse sistema incluem o custo do jogo: um CD contendo dois ou três jogos terá o mesmo preço de um jogo de cartucho tradicional, e um jogo de três a cinco megabits custará menos do que um jogo de cartucho comparável.
A Camerica planeja ter seis CDs disponíveis em julho, quando a unidade for lançada – três CDs com dois jogos cada e três CDs, cada um com um jogo de três a cinco megabits. Ainda não há informações sobre quais serão os jogos e lembre-se de que eles provavelmente não serão compatíveis com outros reprodutores de CD-ROM.
Como a Nintendo ainda não anunciou nenhum plano para um reprodutor de CD de áudio ou um CD-ROM para seu sistema, todos estaremos acompanhando o desenvolvimento deste produto com grande interesse.
Como bem sabemos, é claro que a Codemasters nunca lançou uma unidade de CD para o NES, mas ela lançou um projeto similar para o ZX Spectrum e o Commodore 64, dois computadores pessoais muito populares no Reino Unido nesta época, que incluía um cabo de conexão especial para ligar um reprodutor de CD de áudio à porta de joystick da plataforma hospedeira.
A Time Extension, que trouxe esta pauta, conversou com David Darling, co-fundador da Codemasters, sobre a tal unidade do NES, e ele diz que é provável que a Camerica — parceira que trabalhou com a empresa no Game Genie — tenha se precipitado ao fazer o anúncio:
Não me lembro muito bem disso, além de uma vaga lembrança de que talvez a Camerica tenha anunciado, mas nós não tínhamos desenvolvido nada. Falei com alguns caras conhecedores da Codemasters e nenhum de nós desenvolveu isso, mas talvez tenha sido discutido como uma ideia na época. Acreditamos que um protótipo ou produto nunca tenha sido desenvolvido, mas que a Camerica tenha anunciado cedo demais.
A ideia de um acessório de CD-ROM para o NES vem de tendências de outras companhias. Além da própria Nintendo, que tentou o seu dispositivo junto com a Sony, sem sucesso, tivemos também a unidade de CD da NEC para o seu PC Engine, além do exemplo mais conhecido, o Sega CD, que levava mais recursos, como música e vídeo, para o Mega Drive.
O NES não teve unidade de CD, mas teve a famosa unidade de disquete, ao menos em sua versão japonesa: o Disk System, que fez parte do Famicom, com seus jogos em discos melhorando um pouco o desempenho, em comparação com os lançados em cartucho.
Fundada por Richard e David Darling em 1986, a Codemasters é um dos estúdios de jogos britânicos mais antigos e antes de ser conhecida como referência em jogos de corrida, foi responsável pelo desenvolvimento e publicação de muitos títulos de sucesso ao longo das décadas, incluindo o já citado Game Genie (que não é um jogo mas tinha seção só pra ele em dicas de revistas) e o Micro Machines.
Os irmãos Darling venderam sua participação na Codemasters em 2007, pouco tempo antes do estúdio assumir (até hoje) os jogos da Fórmula 1, e a empresa foi adquirida pela EA em 2021 por $1,2 bilhão. David agora comanda a desenvolvedora de jogos “hipercasuais” Kwalee.