A E3 2023 está oficialmente cancelada

31 de março de 2023
A E3 2023 está oficialmente cancelada

Infelizmente (mas não inesperadamente), aconteceu. A E3 2023 está oficialmente cancelada. Após vários estúdios anunciarem que não iriam mais participar, e dos subsequentes rumores sobre seu possível cancelamento, a ESA e a ReedPop confirmaram a infeliz notícia.

O anúncio foi feito nas redes sociais da E3, um dia após o rumor de seu cancelamento ter surgido, após a Sega e a Tencent terem desistido de participar. Isso aparentemente incentivou outros estúdios, que estavam em dúvida sobre a própria realização do evento, a também desistirem da E3.

Após o anuncio do cancelamento, o presidente e CEO da ESA, Stanley Pierre-Louis, comentou em entrevista ao site GamesIndustry.biz as razões para ter tomado essa decisão. E como era de se esperar, a E3 2023 foi cancelada por motivos bem óbvios.

Primeiramente, a COVID-19 foi um fator de grande importância, não por ter impedido aglomerações de pessoas, o que obrigou edições passadas da E3 a serem canceladas, mas sim porque por conta da pandemia, os estúdios e distribuidoras precisaram rever seus modelos de negócio e como se conectar com o público geral e principalmente com consumidores. Não apenas por isso, mas por causa da COVID-19 o tempo de produção de games mudou, refletindo no timing de anúncios e lançamentos.

E também, é claro, os estúdios passaram a explorar mais seus próprios eventos individuais para anúncios, começando pela Nintendo com os Directs, e seguindo com a Playstation, Xbox, EA, Ubisoft e várias outras fazendo suas próprias apresentações e conferências online. E isso passou a gerar desinteresse pela E3 e seu formato.

As últimas edições da E3, que também foram canceladas, foram altamente criticadas por membros da indústria de video games por seu foco no marketing ao invés da indústria em si. Já para 2023 a ReedPop tinha como meta trazer a experiência original da E3 de volta, dividindo o evento para três dias para a imprensa e dois dias para o público.

Mas agora, o plano foi por água abaixo. Stanley Pierre-Louis não comentou se a E3 tentará seu retorno em 2024, mas comentou que agora a ESA buscará a melhor forma de criar um evento que satisfaça as necessidades da indústria.

O futuro e a própria sobrevivência da E3 tem ficado mais e mais complicados a cada ano, e honestamente não há como prever sequer se aquele que por anos foi o maior evento de todo o mundo game continuará existindo por muito tempo.

(Via: Gamespot)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais