A engine GameMaker agora é totalmente gratuita para uso não-comercial
Se você tem vontade de aprender game design e criar seus próprios jogos, não há momento melhor do que agora. Após todo o fiasco da Unity com sua tentativa de impor um novo sistema de cobrança abusivo, várias engines criadas por estúdios pequenos passaram a receber atenção e aumentar seu suporte à comunidade. E agora a GameMaker, uma das engines mais conhecidas da história, passou a se tornar gratuita para uso não-comercial!
A GameMaker já era gratuita para uso, porém limitava as formas que seus criadores podiam compartilhar seus games. Agora, desde que você não decida vender seus games, pode criá-los e disponibiliza-los livremente em todas as plataformas que não são consoles. Ou seja, você pode criar seus games e disponibilizá-los gratuitamente para o público nos PCs e plataformas mobile.
E, se você quiser vender seus games, o modelo de pagamentos mudou, deixando de lado seus sistema de assinatura mensal pelo pagamento de uma taxa única de 100 dólares (cerca de 490 reais, na cotação do dólar no momento da escrita deste post) e você poderá vender seus games, mas com a restrição de não poder vendê-los em consoles.
No entanto, para ter o direito de venda de suas criações também nos consoles, o sistema de pagamentos não mudou. Para isso, você precisará da assinatura Entreprise, que custa R$ 139,99 por mês.
A razão para a YoYo Games Ltd., criadora da GameMaker, tomar essa decisão de mudar sua estrutura de pagamento para uma forma que é mais benéfica para os desenvolvedores (apesar de manter a assinatura mensal para permitir lançar games m consoles), é segundo eles uma forma de agradecer ao apoio da comunidade, além de ser uma alfinetada direta na Unity, com a página da engine na Steam e o blog oficial da GameMaker fazendo o seguinte comentário:
“Nós temos visto outras plataformas tomando estranhas decisões com seus preços e termos de uso, então nós pensamos, e se nós fizéssemos o oposto, algo que poderia ser realmente bom para dos desenvolvedores? Nosso sucesso é medido pelo número de pessoas criando games!”
Sendo assim, agora você queria aprender a criar games, a GameMaker agora se tronou ainda mais atrativa, pois além de possuir muitos tutoriais e treinamentos gratuitos, agora você também pode compartilhar seus games com maior facilidade, desde que não-comercialmente!
(Via: Rock Paper Shotgun)