A MotoGP vai iniciar sua temporada 2024 neste final de semana, no Catar
Desde os primeiros vislumbres em Valência até as férias de final de ano, a pré-temporada foi bem acompanhada pelos fãs das duas rodas. Mas agora é hora das luzes se acenderem no Catar antes do primeiro Sprint e da primeira corrida na temporada da MotoGP em 2024.
De Volta ao Ringue
Após a pré-temporada, não há dúvida de que o atual campeão Francesco Bagnaia, da Ducati, com o seu número #1, é o alvo a ser batido. Seu companheiro de equipe, Enea Bastianini, também impressionou do outro lado da garagem, agora de volta à plena capacidade após uma temporada de 2023 marcada por lesões. Poderemos testemunhar a verdadeira continuação da rivalidade que começou a esquentar nas últimas etapas de 2022?
A rivalidade da temporada passada, envolvendo Jorge Martin (Prima Pramac Racing), parece pronta para continuar. Martin teve uma pré-temporada entre voltas marcantes e sinais de que precisava de um pouco mais de tempo para se adaptar à nova moto, mas sabemos que quando as luzes se apagarem, ele estará pronto para a briga. 2024 promete mais confrontos entre #PECCOvsMARTIN, e mal podemos esperar. Do outro lado da garagem, há um mistério diferente após Franco Morbidelli ficar de fora da pré-temporada, então seu progresso será interessante entre os pilotos da Ducati.
Completando o top três em 2023 estava Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team), e, embora sua pré-temporada parecesse mais desafiadora no papel, também não parecia que ele ia facilitar as coisas em diversas corridas no ano passado. Será que ele tem mais para mostrar e superar seu novo companheiro de equipe, Fabio Di Giannantonio, que manteve um ritmo consistente?
Seu ex-colega de equipe, Alex Marquez, agora tem um novo companheiro na Gresini Racing MotoGP. Para AM73, o objetivo do ano deve ser uma vitória em um Grand Prix, pois ele já conquistou vitórias em Sprints e alguns pódios. Quanto ao novo companheiro de equipe, o oito vezes campeão mundial Marc Marquez, é difícil dizer qual é o verdadeiro objetivo. Velocidade? Provar um legado? O nono campeonato mundial? Puro prazer? Provavelmente existem muitas respostas para essa pergunta, e talvez nunca saibamos a resposta.
No entanto, teremos o privilégio de acompanhar o multicampeão por mais um ano. O Catar nunca foi o lugar favorito de Marc Marquez, então, na estreia, enquanto ele ainda está encontrando os limites, pode não ser um prognóstico definitivo, mas é uma das movimentações mais emocionantes da história do esporte, e teremos o prazer de assistir.
Desafiando a Ducati?
Na Red Bull KTM Factory Racing, há motivos para empolgação após uma boa pré-temporada e um 2023 bastante consistente, especialmente por parte de Brad Binder, que terminou logo atrás dos três primeiros. Ele também conquistou vitórias em Sprints e alguns pódios, lutando intensamente na frente. Será que ele pode repetir o desempenho? E será que o companheiro de equipe Jack Miller pode equilibrar uma temporada de 2023 mais desafiadora e trazer a forma de Jerez para a frente?
Na Red Bull GASGAS Tech3, Augusto Fernandez busca avanços enquanto os holofotes continuam sobre o estreante Pedro Acosta. O hype só aumentou durante a pré-temporada e, como sempre, falar menos sobre suas perspectivas exigiria que ele fosse significativamente mais lento. Isso parece improvável. Mas o que podemos realmente esperar?
Uma série de resultados, desde impressionantes até estáveis, é provavelmente a verdade, e cada um deles, por si só, não dirá muito sobre o que veremos dele em Jerez, Silverstone ou Motegi. (Ele tem até o Sachsenring para bater o recorde de Marc Marquez e ser o mais jovem vencedor da classe principal.)
Na Aprilia, a pré-temporada foi interessante. A experiência de Aleix Espargaro com a nova máquina foi imediatamente marcante nas primeiras posições das planilhas de tempo, enquanto seu companheiro de equipe Maverick Viñales e Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) levaram mais tempo para montar o quebra-cabeça. Raul Fernandez (Trackhouse Racing) teve ainda menos tempo, já que ficou de fora grande parte do Teste de Sepang após uma queda.
No início da temporada, no entanto, há muitos motivos para aguardar ansiosamente o que a fábrica de Noale pode fazer. Com uma colaboração de fábrica mais intensa com a nova equipe Trackhouse e outro desafiante sério, a Aprilia pode adicionar mais consistência em 2024 para manter esse impulso?
A luta para a volta ao topo
Na Monster Energy Yamaha MotoGP, a busca continua para reduzir a lacuna e desbloquear a velocidade em uma volta. Mas o novo sistema de concessões já permitiu à marca de Iwata usar mais tempo de pista com os pilotos em pré-temporada, e vimos algumas atualizações aparecerem também. Esses pilotos de corrida, o Campeão de 2021 Fabio Quartararo e o recém-chegado Alex Rins, estarão ansiosos para voltar ao trabalho e ver onde se encaixam na ordem hierárquica ao longo de uma corrida completa, principalmente com essa nova velocidade máxima.
A Honda também usou as novas concessões para colocar pilotos de corrida no Shakedown, e, assim como a Yamaha, não terá a especificação do motor congelada. Eles também têm novos rostos para receber, com Luca Marini (Repsol Honda Team) trazendo sua abordagem metódica para uma equipe de fábrica pela primeira vez, se unindo ao Campeão de 2020 Joan Mir.
Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda LCR) e sua experiência continuam no time, mas ele dá as boas-vindas a Johann Zarco na CASTROL Honda LCR – e nos testes, o francês foi tanto muito rápido quanto muito positivo. Sabemos que é uma moto completamente nova e sabemos que eles avançaram, mas será que conseguem reduzir ainda mais a distância à medida que a temporada começa pra valer?
Quando o primeiro Campeonato Mundial de automobilismo foi criado em 1949, havia um calendário de seis corridas pela Europa. Agora, estamos prontos para mais de 20 eventos em todo o mundo, com 777 pontos em jogo ao longo de 21 Tissot Sprints e 21 corridas de Grand Prix.